Você sabe o que é Tummy Time e por que é tão importante?

 

O que é tummy time?

Tummy time (momento barriguinha em tradução livre) é um termo em inglês para a hora em que o bebê, sob supervisão, é colocado de bruços enquanto está acordado. Não existe uma termo tão específico para essa atividade em português, mas um equivalente seria hora de brincar de bruços.

Atenção, Tummy time não significa deixar o bebê dormir de bruços! A recomendação é que os bebês durmam sempre de barriga para cima! Tummy time só deve ser feito quando o bebê está acordado e alerta, e sob supervisão de um adulto o tempo todo!

Tummy Time

Por que é importante?

Durante o tummy time, o bebê começa naturalmente a levantar a cabeça para ver o mundo ao seu redor. Esse movimento fortalece os músculos do pescoço e das costas, o que vai ajudá-lo a conquistar vários marcos importantes do desenvolvimento, como sentar, engatinhar e andar. A atividade é um impulso e tanto para o desenvolvimento das habilidades motoras.

Além disso, o tummy time previne a síndrome da cabeça chata, alivia o desconforto causado por gases ou prisão de ventre e desenvolve outros músculos do corpo, como os das pernas, abdome, braços etc. Uma aula completa de musculação, basicamente.

 

Quando começar a fazer o Tummy Time?

 

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, bebês que não apresentam problemas de saúde podem começar a tummy time logo que chegam em casa do hospital.

Quanto tempo de Tummy Time meu bebê deve fazer por dia?

 

Para recém-nascidos, o ideal é começar com duas ou três sessões por dia de 3 a 5 minutos, de preferência depois de trocar a fralda ou após a soneca. Mas se você sentir que está sendo desconfortável para o bebê, o melhor é parar e deixá-lo descansar e tentar novamente mais tarde.

À medida em que o bebê vai crescendo, e ficando mais forte ele vai gostando mais de ficar de bruços e a duração das sessões de tummy time podem aumentar.

Quando ele tiver 3 ou 4 meses, tente deixá-lo de bruços de 20 a 30 minutos uma vez por dia. A prática de ficar brincando de bruços deve continuar até o bebê conseguir rolar sozinho, o que muitos bebês fazem por volta dos 6/7 meses.

 

Cuidados!

 

  • Tummy time deve ser feito em uma superfície firme, reta. Também é importante colocar o bebê em um lugar baixo para não correr o risco dele cair. O chão é o local ideal. Forre com uma manta e coloque seu bebê de bruços em cima.
  • Nunca deixe seu bebê sozinho durante o tummy time!
  • Espere pelo menos 40 minutos depois da mamada ou da refeição para deixá-lo de bruços.
  • Se seu bebê ficar com sono, vire ele de barriga para cima e deixe dormir. Ele nunca deve dormir de bruços

 

Meu bebê não gosta de ficar brincando de bruços, e agora?

tummy time

É comum o bebê não gostar de ficar nessa posição no início. Deite com ele no chão, faça contato visual, converse com ele. Deixe brinquedos por perto para ele se distrair. Depois vá afastando aos poucos para ele se movimentar para pegar o brinquedo.

Outra maneira de fazer ele ficar mais acostumado com a posição e coloca-lo deitado sobre sua barriga ou seu peito e conversar com ele, olhar nos olhos.

Vá aumentando o tempo aos poucos, até ele acostumar.

 

++ LEIA TAMBÉM ++

10 maneiras de estimular seu bebê de até 3 meses

10 maneiras de estimular seu bebê de 3 a 6 meses

10 maneiras de estimular seu bebê de 6 meses a 1 ano

 

tummy time

Postagem anterior
Looks de grávida na vida real: Dicas práticas
Próxima postagem
5 coisas que ninguém me contou sobre a gravidez

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Você sabe o que é Tummy Time e por que é tão importante?