Coluna Gravidez depois dos 35 anos
Quando pensamos nas dificuldades e riscos de engravidar e ter filhos depois dos 40 anos, as atenções recaem exclusivamente sobre a idade da mulher. Poucas são as pessoas que se preocupam com a idade do pai. Porém, estudos recentes mostram que a idade dos homens também importa quando o assunto é reprodução.
Estudos mostram que a idade do pai no momento da concepção pode afetar sua fertilidade em três diferentes maneiras:
- Quanto mais velho o pai, mais difícil é conceber um bebê.
- Abortos espontâneos são mais frequentes quando o pai é mais velho
- A idade avançada do pai pode causar problemas de saúde na criança também. (E mais, estudos mais recentes mostram que problemas genéticos e doenças como câncer infantil, esquizofrenia e autismo estão mais associados à idade do pai do que da mãe.)
Homens também têm um relógio biológico?
Apesar de não ser consenso no campo científico, muitos pesquisadores defendem que os homens possuem o tal do relógio biológico também. Porém a linha do tempo deles é diferente da nossa. Enquanto a fertilidade feminina começa a diminuir gradualmente por volta dos 35 anos e fortemente a partir dos 40, nos homens, a mudança parece ocorrer aos 40/50 anos. Mas essa faixa etária também varia de pesquisa para pesquisa.
Enquanto as mulheres nascem com um número finito de óvulos, os homens continuam a produzir espermatozoides ao longo de toda a vida – o que torna possível que eles tenham filho depois dos 60 anos, ao contrário da grande maioria das mulheres. Porém a testosterona diminui com a idade e pode levar a diminuição da libido e disfunção erétil. Com a idade, a quantidade e a qualidade genética do esperma também diminui.
Planejando a paternidade
Os pesquisadores dizem que as novas descobertas científicas não são suficientes para desencorajar pais em idade avançada que estão tentando ter filhos. Apesar dos riscos aumentarem com a idade, eles ainda são baixos. Mas o estudos trazem uma mudança social importante ao tratar do assunto e fazer com que mais homens cuidem da saúde e planejem a paternidade.
Se os homens desejam ter filho mais tarde, por exemplo, eles também podem se congelar sêmen para o futuro, como tantas mulheres congelam seus óvulos A Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva recomenda que os doadores de esperma, idealmente, tenham menos de 40 anos para diminuir os riscos causados pela idade.
Falar sobre o assunto é muito importante para que mais médicos falem sobre a fertilidade masculina. E também para que a responsabilidade sobre o momento certo de ter filhos não recaia somente sobre as mulheres.
Leia as outras colunas:
Maternidade tardia: Saiba quais são seus riscos e benefícios
Gravidez depois dos 35 anos: Post número 1
Sem Comentários