Mães de primeira viagem durante o puerpério são mulheres cansadas e muito, muito confusas. Mas tem sempre alguém para apontar um erro cometido ou dar uma bronca fora de hora. Cadê a paciência de vocês?
Se você é mãe, sabe muito bem como é estar rodeada de palpiteiros e ser inundada por sugestões não solicitadas. Todo mundo já tentou te ensinar alguma coisa, ou dar uma dica que não podia deixar de repartir ou a solução perfeita para o seu problema pontual. Principalmente quando se tratam de mães de primeira viagem.
Mas se você é mãe, também sabe que é quase irresistível dar esses palpites. Afinal, se vemos uma mãe de primeira viagem passando pelo que passamos, ou cometendo algum “erro” que já cometemos, por que não falar? Só que, gente, às vezes é demais.
Eu entro nos grupos para mães no Facebook e muitas vezes basta um questionamento um pouco desinformado de uma mãe de primeira viagem para o post virar um massacre. Incontáveis vezes eu vi mulheres perguntando coisas simples e recebendo de volta comentários agressivos e muito pouco empáticos.
Já vi mães de bebês perguntarem sobre sucos e receberem uma enxurrada de “não pode de jeito nenhum, você está maluca e mal orientada”, sem nenhuma explicação. Já vi mães de primeira viagem levarem o filho febril no pronto socorro só para ouvirem que são “neuróticas e só vão deixar a criança mais doente”. Já vi serem chamadas de estúpidas, inconsequentes e ignorantes por levarem um bebê à praia.
Em todas essas ocasiões, as mães só puderam responder: “eu não sabia”.
E ninguém teve paciência para explicar porque certas não são atitudes positivas para o bebê. Poucas pessoas se preocuparam em dizer que todo mundo erra. Mães erram, mães de primeira viagem erram mais ainda. Mas tá tudo certo, é normal. Durante a vida materna, a gente vai errar milhares de vezes – e aprender com os erros outras milhares.
Mães de primeira viagem, principalmente puérperas, são como bebês e precisam de cuidado e orientação. São mulheres “jogadas” em um mundo novo, em que precisam dar conta de um outro ser vivo durante a maior privação de sono da vida.
Mães de primeira viagem não têm tempo de saber sobre tudo. Elas não têm a frieza de filtrar comentários e de adequar certas orientações aos seus estilos de vida. Mães de primeira viagem já têm a sensação de que estão fazendo alguma coisa errada o tempo todo. E sim, elas vão fazer perguntas “idiotas”, elas vão questionar o óbvio (pra você).
Por favor, tenha paciência.
Sem Comentários