Aqui no Mundo Ovo, estamos sempre pensando em como podemos ser mais razoáveis em relação ao consumo. Já falamos sobre isso aqui. Diariamente nossos filhos são bombardeados com comerciais na TV, propagandas luminosas e embalagens atraentes. Ao invés de negar essa realidade, como pais, precisamos ensiná-los a lidar com isso, criando uma relação saudável e consciente com o consumo desde a infância.
Parece óbvio, mas não custa lembrar: as crianças não precisam ter um armário abarrotado de roupas (ainda mais quando usam uniforme na escola todos os dias); também não precisam de 20 bonecas ou coleções intermináveis de carrinhos.
Para ajudar a gente a se livrar de alguns maus hábitos e ajudar também você, leitora consciente, fizemos uma lista de 10 dicas muito simples de como ensinar as crianças a pensar menos em consumir e pensar mais em preservar objetos, dando asas à imaginação, e a praticar a caridade.
1) Ganhou um presente, saiu uma coisa do armário. Simples assim.
2) Não ofereça brinquedos como prêmio, pois eles se acostumam fácil a essa rotina e sempre vão querer mais.
3) Fazer a criança participar da arrumação do próprio quarto faz com que ela tenha consciência do que possui e de quais brinquedos ainda usa.
4) Os pequenos devem cuidar bem dos seus brinquedos para eles durarem muitas aventuras.
5) As crianças devem entender que o que quebra nem sempre vai pro lixo: brinquedos vão para a oficina; giz de cera quebrado vai para o forno e ganha novo formato; cabelo de boneca fica liso e sedoso novamente e a roupa do boneco que rasgou pode ser costurada e remendada.
6) As roupas de crianças devem ter “história”: no armário devem conviver em harmonia a camisa nova e o casaco herdado do primo mais velho. E o sapato apertado do seu filhote pode “se mudar” para a casa do filho mais novo de uma amiga.
7) Nossos filhos devem entender desde cedo que existem muitas outras crianças que não possuem nada. Estimule a caridade nos seus filhos promovendo “limpas” nos armários e caixas de brinquedos e depois façam visitas aos orfanatos para que as crianças possam doar os brinquedos e também brincar com as crianças.
8) Nem toda visita ao shopping precisa resultar em compra. De vez em quando, você pode ir ao shopping só para fazer um lanche, ir ao cinema ou brincar um pouco no parquinho.
9) Faça brinquedos reaproveitando materiais que já estão em casa. Dica: vá juntando sucata em uma caixa e quando tiver o suficiente promova uma tarde DIY com seus filhos. Recomendado para dias entediantes e chuvosos. Temos dicas aqui.
10) Troca-troca de brinquedos. Faça um grupo com os amigos da pracinha, do prédio, da creche ou da escola do seu filho e promova um troca-troca. Pode ser troca permanente ou pode ser um clube do brinquedo entre um pequeno grupo. Estipule as regras com os outros pais e sigam em frente. Não só vai ter sempre brinquedo novo na casa de todo mundo, como é também um exercício de vida em comunidade.
Você tem mais dicas? Compartilha com a gente.
Crédito de imagem: Willie Nordmann
1 Comment
concordo,não tenho filhos mas aprendi algumas dessas coisas e sei que esta certo e é para o ben do nosso filho!!!!!!!!!!