Quantas horas as crianças ficam na escola ao redor do mundo?

No Brasil, os alunos de ensino fundamental têm em média 4,5 horas de aula por dia. Já na Educação Infantil, a carga horária diária fica por volta de 5,8 horas, segundo dados do site Todos pela Educação. Quem mora nas grandes cidades sabe que, com o trânsito cada vez pior, quase não sobra tempo entre deixar e buscar o filho na escola. Algumas escolas particulares brasileiras oferecem atividades extras que acrescentam algumas horas preciosas, mas custam caro e nem sempre são uma opção no espremido orçamento familiar brasileiro. 

A rotina escolar é bem diferente em outros países, no Reino Unido, por exemplo, o turno da escola primária costuma ir de 9h até 15h15. Nos Estados Unidos, o horário escolar geralmente vai de 8h/8h30 até 15h/15h30, com a opção de atividades extras em seguida, como esporte, teatro, música etc.

As escolas primárias francesas têm um horário diário extenso, de 8h45 até 16h30, com direito a pausa para almoço entre 90 minutos e duas horas. Até recentemente, quarta-feira, porém, era uma dia de folga para os alunos. Esse descanso no meio da semana foi retirado, gerando muita polêmica. Nem todas as escolas ainda fizeram a mudança, mas até setembro de 2014, todas já deverão ter aulas às quartas. 

Na Coreia do Sul, os alunos ficam de 8h às 16h, mas é comum os jovens ficarem estudando até mais tarde na escola ou mesmo em casa. Já na China, as crianças ficam mais tempo na escola do que os pais no trabalho, cerca de nove horas diárias, e acabam sobrecarregadas.

A quantidade de horas diárias que o aluno brasileiro passa na escola é assunto na hora do jantar e também está em pauta no governo. Através do programa Mais Educação, o Ministério da Educação (MEC) pretende que a educação integral alcance até 60 mil escolas até 2014. Atualmente, mais de 49,3 mil unidades têm atividades do programa jornada expandida (dados do site Todos pela educação).

E você, gostaria que as escolas brasileiras estendessem sua carga horária diária? Como você se vira com esse período reduzido? Conta pra gente nos comentários. 

 

*Crédito da imagem:  dklimke

Postagem anterior
Guirlandas de Natal
Próxima postagem
Para ler no Natal - Dicas para dezembro

9 Comentários

  1. Patricia de Lyra
    28 de novembro de 2013 at 12:53 — Responder

    Aqui na Holanda as criancas a partir de 4 anos tem aula de 8:30 as 3:00, tirando a quarta feira, que e de 8:30 as 12:30.
    E comum trabalhar meio periodo enquanto as criancas estao em idade escolar. Para os que nao podem ( ou nao querem) se dar a esse luxo, existe o BSO (After school). Alguns funcionam no proprio terreno da escola, se nao, eles pegam as criancas na escola. Normalmente e mais pra brincar, mas alguns tem atividades esportivas e ajuda no dever de casa.

  2. jadson
    19 de Março de 2014 at 14:00 — Responder

    Escola em tempo integral tras cansaço mental aos alunos, o dia todo estudando em um mesmo ambiente torna o ensino chato. Os alunos tem que ter tempo para estudar em casa, lazer , familia. esportes,artes,musica tem que ser opcionais.

    • Camila
      19 de Março de 2014 at 18:18 — Responder

      Jadson, já eu penso que toda escola deveria ser integral ou ter a opção de ser integral. Além de um ambiente seguro, as crianças estão com seus amigos não só estudando, mas fazendo atividades tão diversas como culinária, esportes, atividade dirigida, artes ou mesmo brincando. É fato que a maioria dos pais e mães precisam trabalhar, então as crianças passam parte do tempo diariamente na companhia de outros parentes, sozinhos em casa, com empregadas ou babás e nesse caso eu prefiro sim a escola pois é muito mais enriquecedor do que passar o dia vendo TV e comendo besteira. É claro que essa não é a realidade de todas as famílias, existe sim famílias onde um dos pais está em casa sem trabalhar. Mas ele está realmente em casa para dar atenção ainda que não exclusiva ao filho? Não sei…gostaria de ouvir o que você pensa da minha reflexão… abs.

    • Ricardo
      15 de outubro de 2014 at 6:35 — Responder

      Como sempre o brasileiro acredita que descansar é a chave para aprender o japão é o país mais desenvolvido do mundo e as crianças passam 10 horas na escola… só existe um lugar onde se aprende e é na escola essa estupidez brasileira de não estudar e não trabalhar sempre vai nos deixar atras do desenvolvimento.

  3. Mari Cardoso
    18 de agosto de 2014 at 15:05 — Responder

    Primeiro, antes de se pensar em implantar a educação integral no Brasil, deve-se pensar em infra-estrutura, coisa que a maioria das escolas não tem!! É preciso espaços adequados para receber esses alunos, pensar na alimentação deles, nas atividades diversificadas, na qualificação dos profissionais que irão atender todas estas demandas e etc. Agora, querem enfiar goela a baixo a educação integral sem oferecer o mínimo necessário… Do que adianta então ampliar o horário se não houver melhora na qualidade desse ensino? Sou professora e pelo menos onde trabalho não há a menor condição de recebermos alunos de maneira integral. Não há espaço e nem pessoal para isso…

  4. gustavo
    18 de Abril de 2015 at 0:11 — Responder

    faço uma pergunta e deixo no ar, onde estarão os verdadeiros amigos, os da escola, ou os do condomínio?

  5. Rafael Kafka
    26 de Maio de 2015 at 0:45 — Responder

    Inexiste educação integral autêntica no Brasil como há na Coréia do Sul em que a jornada mencionada é apenas a primeira parte da formação diária que se estende até as 21 horas nas aulas de suplementação.

    A Coréia do Sul, graças a esse rigor, saiu de uma situação equivalente ao Haiti para o topo dos rankings educacionais ao redor do mundo, pleno emprego e crescimento econômico alto e sustentável.

    Enquanto o Brasil não tiver Educação Integral como regra constitucionalmente protegida, com 80 horas semanais como a Coréia do Sul, não iremos a lugar algum competindo com nações que já se encontram em uma posição muito mais favorável.

    É preciso ter regras estritas, do transporte de crianças e adolescentes pelo Estado ao compromisso de que sua educação seja a mais ampla possível e de que os pais, ao recebê-los às 22 horas, saibam que eles estão sendo formados para construir um país melhor.

  6. malu
    20 de outubro de 2015 at 23:29 — Responder

    só no Brasil que o horario de entrar e 7 da manhã as criancasxsaem de casa sem comerem nada agora com horário de verão piorou as crianças saem de casa ainda está escuro. existe pesquisas que comprovam que nesse horário o cérebro não está pronto p render

  7. malu
    20 de outubro de 2015 at 23:33 — Responder

    quando vão olhar pela qualidade de ensino e adotar um horário que as criança a saem de casa alimentadas com cérebro pronto pp render . S o aqui no Brasil se entra as 7 da manhã e agora com horário de verão piora ainda está escuro além de dormirem pouco se alimentarem mal ainda correm risco de estupro saem de casa escuro alguém tem que olhar por nossos pequeninos

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Quantas horas as crianças ficam na escola ao redor do mundo?