Califórnia com as crianças

Depois de muitos anos viajando para Orlando, resolvi me aventurar com a família por outras bandas e fazer Califórnia com as crianças. Quem mais curtiu essa ideia de roteiro foi  o marido! Aqui em casa somos doidos por parques temáticos, mas a vontade de conhecer outros lugares bateu forte, e, em conversa com amigos, eles nos convenceram. Eu estava um pouco receosa porque não curto muito viajar de carro e achava que seria muito cansativo para as crianças. Mas Julia e Luisa não são mais tão crianças assim (estão com 11 anos), então resolvi arriscar.

Criar este roteiro exigiu bastante pesquisa, buscar muita informação e  dicas de amigos. A não ser que você seja muito aventureiro (eu não sou), você precisa sair do Brasil com os hotéis reservados, já que eu acho que com criança não vale a pena correr o risco de dormir na estrada. Não somos frescos, mas gostamos de viajar com algum conforto, ainda mais depois de dirigir alguns bons quilômetros pela Highway 1. A estrada é ótima, as paisagens são deslumbrantes, as praias são maravilhosas, e visitamos cidadezinhas muito charmosas, ainda assim o trecho é bem cansativo e a noite precisa ser boa para compensar.

 

san francico

 São Francisco

Nosso voo partiu do Brasil rumo a São Francisco. Começamos por lá porque a descida para Los Angeles seria feita do lado correto da estrada. No trecho oposto, LA-SF, precisaríamos parar o carro nos point views (trechos com vista para fotografar e apreciar) e atravessar a estrada a pé, o que não é muito seguro com crianças, sobretudo porque a rodovia é de mão dupla. Passamos cinco dias em São Francisco, bem na época do ano-novo e estava tudo lotado! Mesmo assim é impressionante como eles tratam bem o turista e como tudo é organizado. Para se locomover por lá, o grande barato é usar o bonde. Subir e descer as colinas da cidade de bonde é uma aventura e as crianças queriam sempre ficar de pé para fazer high five com a galera que vinha no bonde no sentido oposto ao nosso. Usamos também ônibus para ir aos lugares mais afastados, como o Ferry Building, o Golden Gate Park e os museus. Adoramos ainda conhecer Fisherman’s Wharf, onde fizemos um passeio de barco que sai do Pier 39 para ver a ponte Golden Gate de perto e a Ilha de Alcatraz. São quase duas horas ouvindo o marinheiro narrando essa parte da história da cidade e que renderam fotos lindas. Nesse dia almoçamos no Rainforest Cafe, que é sempre uma boa pedida (mas as opções são inúmeras e você pode ver aqui), e comemos sobremesa na Ghirardelli Square. A família de chocólatras não podia perder essa visita de jeito algum!

O Golden Gate Park merece um dia inteiro só para ele. As crianças se divertem patinando, andando de skate, bicicleta ou simplesmente correndo. Adultos fazem sua caminhada ou corrida no meio daquele verde gostoso. Não vimos ninguém fazendo piquenique, mas penso ser uma ótima ideia caso programe passar o dia. Nós passamos poucas horas, pois nosso objetivo principal era ir ao California Academy of Sciences. Esse museu é tipo o Museu de História Natural de Nova York, porém bem mais novo e mais interessante. Muito bem sinalizado e com atividades para crianças de todas as idades, ficamos quase o dia todo, inclusive almoçamos por ali uma comidinha bem gostosa. O planetário, a área dos pinguins e da floresta amazônica foram as atrações que mais gostamos, mas o espaço como um todo fez o nosso dia bem feliz. Uma dica: compre o City Pass San Francisco que dá direito a andar de bonde e de ônibus sem limite por 7 dias. Além do transporte tem entrada para três museus, 1 aquário (São Francisco ou Monterrey) e ainda um passeio de barco. Usamos tudo o que oferecia e compensou bastante financeiramente. Compramos o talão no centro de atendimento ao turista na Union Square. Leia mais sobre isso aqui.

 

Monterrey

Monterrey

Viajamos de carro de São Francisco a Monterrey, e o trajeto levou aproximadamente duas horas. Nosso objetivo na cidade era visitar o Aquário, que é considerado um dos mais belos do mundo, e de fato é bastante impressionante. Depois ainda passeamos pela Cannery Row com suas lojinhas e restaurantes charmosos beirando o mar do pacífico. Pernoitamos na cidade e no dia seguinte seguimos para Carmel.

 

Carmel

Carmel-Morro Bay-Solvang

A viagem Monterrey-Carmel pode ser feita pela estrada principal e leva em torno de 20 minutos, ou então pela 17 mile drive, uma estrada com pedágio de US$ 9,50, e você tem a opção de parar em 21 pontos de observação e se deslumbrar com a paisagem. Levamos aproximadamente duas horas para percorrê-la e valeu cada parada. Chegando em Carmel, passeamos pela praia e depois fomos para o centrinho da cidade, que tem um comércio ótimo com galerias de arte e lojas de grife. Almoçamos em um restaurante francês, La Byciclete, excelente! Melhor mousse de chocolate que já comi na vida! A cidade é um charme, mas não é muito interessante para visitar com as crianças. Elas ficaram um pouco entediadas, então logo partimos para Morro Bay. Colocamos essa cidade no roteiro apenas para dormir, pois saindo de Carmel viajaríamos pela Big Sur, que é o trecho mais bonito dessa viagem. São muitas paradas e muitos cliques e apreciar a paisagem do Pacífico é um dos grandes objetivos desta viagem.

Saímos cedo de Morro Bay e a próxima parada foi Solvang, um pedaçinho da Dinamarca dentro da Califórnia. Paramos o carro para passear a pé e conhecer o comércio local. Muitas lojinhas lindinhas e antes de sair tomamos um delicioso sorvete no Ingeborg’s Danish Chocolates.

 

Santa B

Santa Barbara

De Solvang fomos direto passar o dia em Santa Barbara. O Píer de lá foi um dos que mais gostamos. Muito lazer, muitas famílias na praia, com uma ciclovia bem movimentada e de uma maneira geral um lugar super agradável. Almoçamos no próprio píer e seguimos viagem até Los Angeles. Ficamos muito pouco em Santa Barbara. Estava sol e eu gostaria de ficar um dia inteirinho ou pelo menos um pernoite para aproveitar mais da cidade. Fique com esta dica e não cometa o mesmo erro.

 Ficamos cinco dias em LA e fizemos todos os passeios turísticos: Hollywood, Calçada da Fama, Beverly Hills, Malibu, além de compras excelentes na Third Street Promenade e no The Grove. Mas os passeios que mais gostamos de fazer com as crianças foram o Píer, que tem um mini parque de diversões com aquela famosa roda gigante, o parque da Universal Hollywood e o jogo de basquete dos Lakers. Recomendo comprar com antecedência pela internet os ingressos para o jogo. Eu compro pelo Ticketmaster e ainda tem a opção de comprar uma vaga no estacionamento que fica logo em frente ao local do jogo, o Staples Center. Uma observação: Los Angeles é muito tumultuado e tem um trânsito pesado. Optamos por ficar em um hotel em Marina Del Rey, que é mais tranquilo e fica ao lado de Santa Monica, o Jamaica Bay Inn, excelente, quartos espaçosos, confortáveis, atendimento nota 10, tem bar e restaurante caso a família opte por não sair à noite.

 

las vegas

Las Vegas

Conseguimos incluir nesse roteiro quatro dias em Las Vegas. Não conseguimos fazer muita coisa, mas gostamos bastante da cidade. As crianças adoraram o tour pelos hotéis que até parecem parques de diversões, inclusive com montanha-russa. Recomendo bastante também as compras na cidade. Emocionante também o show “O” do Cirque Du Soleil. Nós gostamos muito de teatro e esse show é imperdível! O espetáculo é quase que todo dentro de uma piscina, mas quando tem algum número fora d`água, esse mesmo palco se transforma, vira um palco seco como de qualquer teatro. Muito impressionante esse movimento e os bailarinos, acrobatas, atletas, enfim, todos os artistas são aplaudidos de pé ao final do espetáculo.

 

San Diego Zoo

San Diego-Anaheim

Estamos chegando ao final da viagem e a melhor coisa que fizemos foi deixar San Diego e Anaheim para o final. O trajeto Las Vegas-San Diego foi o mais longo de toda a viagem, levamos quase cinco horas. Mais uma vez reservamos um ótimo hotel, o Andaz, sempre visando o nosso descanso e das crianças. Ficamos absolutamente encantados com a cidade. Super limpa, muito organizada e vazia. Passeamos por toda parte e até mesmo no centro da cidade, não vimos multidões. Um passeio que gostamos bastante foi o museu USS Midway, um porta aviões da época da guerra do Vietnã. Não tem necessidade de comprar ingresso antecipadamente, pois o lugar é muito tranquilo. Além desse indicamos o Sea World e o famoso San Diego Zoo (vale dedicar um dia só para ele). Também não vejo necessidade de comprar ingressos com antecedência nesses lugares. Tem vários guichês na porta para compra e as filas são rápidas. Depois de quase 20 dias no american way of life, bateu uma saudade do nosso feijão com arroz. Achamos um restaurante brasileiro bem bacana, chama-se Rei do Gado. Fica na região do Gaslamp próximo ao shopping Westfield. É um misto de churrascaria com comida brasileira, com muita fartura e ótimo atendimento. Saímos felizes!

Para fechar com chave de ouro, deixamos Anaheim para o final pois a expectativa de conhecer a Disneyland era enorme. Ficamos quatro dias na cidade e foi mais uma grande surpresa! Anaheim se parece muito com Orlando, mas reparamos que tudo gira em torno da Disneyland. São dois parques e um mini shopping e ao contrário de Orlando, esses três lugares ficam no mesmo espaço.Disneyland, Disney California Adventure e Downtown Disney District ficam um em frente ao outro na entrada principal do complexo. Os parques não são tão grandes e rapidamente você consegue se orientar. As atrações são ótimas, algumas iguais aos dos parques de Orlando e outras que só existem lá. Uma crítica: sentimos falta de bons restaurantes dentro dos parques. Aliás, ficamos até decepcionados com a falta de opções.

Essa foi a parte da viagem que as meninas mais gostaram (e nós também), pois são as duas cidades com mais parques temáticos. Uma dica: compramos o Citypass Southern California. Inclui Universal, Sea World e os dois parques da Disney. Valeu a pena financeiramente, principalmente porque ele inclui três dias nos parques Disney. Adquirimos esse passe no dia que fomos à Universal Hollywood e ele é válido por 14 dias após o primeiro dia de uso.

Fizemos essa viagem em 23 dias e achamos esse tempo perfeito. Para marinheiros de primeira viagem à Califórnia, conseguimos cumprir com tranquilidade tudo o que planejamos e ao final perguntamos para as meninas o que acharam e elas foram categóricas: QUERO VOLTAR! Ainda não pensamos nisso, até porque essa viagem é cara e até fugiu um pouco do nosso planejamento financeiro. Vale lembrar que o imposto na California é 10%. Mas é certo que vamos repeti-la e da próxima vez queremos ir no verão, para aproveitarmos as praias, os parques naturais que ficaram de fora desse roteiro e todo o lazer que as cidades oferecem. Seguiremos sonhando.

 

 

 Imagem destacada: Jeff Gunn

Outras imagens: São FranciscoMonterrey, Carmel, Santa Barbara, Las Vegas, San Diego

Postagem anterior
Como fazer uma cama em forma de casinha
Próxima postagem
Tem criança na cozinha, oba!

23 Comentários

  1. Daniele
    13 de Março de 2014 at 11:50 — Responder

    Mari, excelente seus relatos. Já deu para viajar nas informações! PARABÉNS!

  2. 13 de Março de 2014 at 14:13 — Responder

    Adorei o teu post Mariana, aqui em casa também somos loucos por parque de diversões e Orlando,claro! Por isso a Califórnia já entrou nos nossos planos para o ano que vem.
    Ver outras famílias fazendo a viagem que queremos e ainda por cima com dicas, é muito bom!
    A braços!

  3. 13 de Março de 2014 at 15:15 — Responder

    oi Mariana, amei……vou fazer tudinho rsrrsrs

  4. Francis
    17 de Março de 2014 at 10:29 — Responder

    Mari amiga! muito legal seu relato! me animou super e ja estamos programando pro ano que vem! bjao

  5. Ana Paula Bas
    17 de Março de 2014 at 12:18 — Responder

    Nossa Mari que viagem dos sonhos !!! Adorei seu relato e da vontade de viajar amanha pra la !!! Tenho muita vontade de ir mas preciso realizar um outro sonho antes que eh viajar com meus sobrinhos para Orlando e ver o parque enfeitado para o Natal. Quem sabe depois desse realizado??? rsrsrsrs

  6. Talitha Marion Mantovani
    16 de Abril de 2014 at 21:58 — Responder

    Adorei seus comentários! Perfeitos! Tbem viajo todos os anos para Orlando com meus filhos de 5 e 7 anos. As vezes vamos mais de uma vez no ano! Mas nosso próximo roteiro será sem dúvida a Califórnia.
    Obrigada pelas dicas.
    Bjo

  7. Eloisa
    25 de Abril de 2014 at 9:55 — Responder

    Adorei suas dicas estamos decidindo em ir entrr junho ou setembro,mas estou com medo das férias escolares americanas e tudo estar cheio. O que acha¿?
    .

  8. Flávia
    4 de Maio de 2014 at 22:08 — Responder

    Oi! Adorei suas dicas! Você acha que dá certo fazer esse roteiro com uma criança de 1 ano e 6 meses?
    Obrigada!

    • Camila
      22 de Maio de 2014 at 0:16 — Responder

      Flavia, se a crianca gostar de viajar de carro tudo bem. A minha filha – mesmo nessa idade- aguentaria bem e se divertiria. Ela é tranquila num carro. Mas esse é o grande dilema dessa viagem. Pois o roteiro é basicamente feito em 4 rodas. Boa viagem!

  9. Fabrizia
    1 de junho de 2014 at 14:13 — Responder

    Ai, que delícia! A viagem dos meus sonhos, obrigada pelas dicas. Uma duvida, tenho apenas 20 dias de férias e ainda queria dar uma paradinha de uns 3 dias em miami na volta. Se você tivesse que tirar uma cidade, seria san francisco ou las vegas? (Viajarei com crianças de 8 e 12 anos)

  10. Marcela
    4 de junho de 2014 at 22:40 — Responder

    Adorei o post. Estou planejando ir agora em julho.
    Gostaria de dicas de hotel em anaheim. Não consigo decidir qual hotel escolher. Me ajuda !!! Amo hotéis limpos, cheirosos, organizados etc. Bjs

  11. Henriete
    22 de agosto de 2015 at 18:27 — Responder

    Olá!
    Pode falar um pouco do clima/temperatura no período que vc esteve lá? Foi janeiro?
    Parabéns pela postagem!

    • Camila
      24 de agosto de 2015 at 15:30 — Responder

      Em Janeiro as temperaturas na California ficam mais amenas, variando entre 5 e 15 graus, dependendo de onde você estiver.

  12. Celia
    2 de Fevereiro de 2016 at 18:23 — Responder

    Parabéns pelo post, completo e direto . importante para quem vai com criancas.
    Gostaria de saber o que achou de localização para se hospedar em São Francisco. E VC mencionou o Ano Novo. Como foi passar lá? Alguma dica?
    Obrigada

    • Camila
      3 de Fevereiro de 2016 at 17:17 — Responder

      Resposta da Mariana – Obrigada Celia! Eu gostei muito de me hospedar na Union Square, até porque nao aluguei carro em SF e essa é uma região bem central, se anda a pé com tranquilidade e também com fácil acesso aos transportes públicos para os dias que voce vá visitar outras regiões da cidade. Quanto ao ano novo, me recomendaram passar na area de Fisherman´s Wharf pois tem fogos em alguns piers. O bonde e os onibus funcionam nesse dia e nao tivemos problema com o transporte. Porém a cidade quase que inteira se desloca para essa região. Muita gente, muito frio e poucas opções para comer. Não foi uma boa dica! Tanto que voltamos antes da meia noite e acabamos por assistir os fogos dentro do onibus diante de um engarrafamento gigantesco! Não curti e não recomendo principalmente se você for com criança.

  13. Rafael Aidar
    24 de agosto de 2016 at 9:01 — Responder

    Olá Mariana. Mui to obrigado pelas dicas. Gostaria de sua ajuda.
    Estamos pensando em fazer algo parecido em 2017, provavelmente em outubro porque quero ver um jogo de hockey e futebol americano.
    Pensamos em San Francisco, Los Angeles e Anaheim, talvez San Diego tb. Uns 12 dias. Você acha possível? Já conhecemos Orlando e os parques de lá. Mas queremos ir na California, até pq minha filha menor (estará com 3 anos) não conhece. Se fosse para parar em apenas uma cidade na viagem na costa qual seria? Já estou começando a montar o roteiro.
    Abraços,
    Rafael

  14. roberta bassalo
    23 de novembro de 2016 at 9:24 — Responder

    Bom dia Mari, quantos dias você ficou em san diego e anhenhi?

    • Mariana MPM
      Mariana Mattos
      28 de novembro de 2016 at 10:39 — Responder

      Olá Roberta, fiquei 5 dias em San Diego e 4 dias em Anahein.

  15. Jorge Alexandre
    10 de Janeiro de 2017 at 23:43 — Responder

    Mariana, ótimos relatos e dicas!

    Vcs chegaram do Brasil por San Francisco e voltaram por qual cidade?

    Abs

    Alexandre

  16. Mariana MPM
    Mariana Mattos
    29 de Janeiro de 2017 at 15:59 — Responder

    Alexandre, chegamos por San Francisco e voltamos por Los Angeles. Qualquer outra info pode perguntar!

  17. Juliana Xisto
    23 de Abril de 2017 at 22:51 — Responder

    Ola Mariana,
    Nossa, adorei seu roteiro!! Vou com minha filha de 6 anos e meu filho de 1 ano e 6 meses. Também não sou tão aventureira assim, então hotéis tem sido uma questão difícil…..
    você poderia me indicar os hotéis em que se hospedou?
    Muito, muito obrigada
    Juliana

  18. gabriella
    5 de setembro de 2017 at 19:19 — Responder

    Ola Mariana,
    Vou em janeiros com meus 2 filhos de 7 e 10 anos, vamos ficar 15 dias e não vamos a Las Vegas.
    A Universal fica próximos aos parques da Disney?
    Tem algum outro parque para a idade delas? Ouvi falar de um mais radical. Eles adoram…
    Muito obrigada,
    Gabriella

  19. Mariana MPM
    Mariana Mattos
    10 de setembro de 2017 at 13:34 — Responder

    Gabriella, tudo bem?
    Universal fica em Los Angeles e Disney em Anahein, a aproximadamente 1 hora de LA. Reserve um hotel por lá por umas 2/3 noites e vai curtir a Disney com calma. Eu AMEI a Disney da California! Outro parque seria o Six Flags, só de montanhas russas mas as de lá sao muito radicais e eu nao recomendo para as suas filhas. Bjs

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Califórnia com as crianças