Livros bem à mostra na decoração do quarto incentivam a criança para a leitura
Quer incentivar seu filho a ler? Um dos truques é arrumar os livros no quarto de uma forma que fiquem atraentes para a criança. Regra número um: deixe-os à mostra em um lugar de fácil acesso para os pequenos. Arquitetos e designers de interiores “aderem à causa”, criando soluções práticas e, claro, com o maior charme para que a coleção fique por perto e até em destaque na decoração.
A marcenaria que transforma o revisteiro em cabeceira da cama está virando um clássico no quarto da meninada. Subindo pela parede como um lambri, a madeira sustenta os livros no topo, como fizeram as arquitetas Ilana Binsztok e Paula Monnerat para o quarto de uma menina. A cama, de quebra, ainda ganha um jeito de sofá, levando um clima despojado ao espaço.
Outra maneira é fixar prateleiras bem fininhas na parede, com um acrílico na frente para segurar os livros. Eles ficam bem organizados e com a capa totalmente aparente.
“Há capas lindas, então além de chamar a atenção da criança e fazer com que ela reconheça o livro com facilidade, ainda fica bonito no ambiente. Dá para escolher os preferidos para deixar em exposição, e ir trocando de vez em quando com outros que estão guardados em cestos, por exemplo”, diz a arquiteta Leila Bittencourt.
O recurso das capas aparentes vale para quartos até de recém-nascidos. Em um ambiente montessoriano assinado pela arquiteta Cristiane Passos, duas prateleiras (na altura que o bebê já alcança quando começar a engatinhar) abrigam livrinhos coloridos, feitos de tecido com bichos fofos na frente:
“O cuidado nesse caso é fazer os nichos com as extremidades arredondadas para a segurança do neném”, explica.
Sem Comentários