Conduzindo crianças: cadeirinhas para carro

Acidente automobilístico é a principal causa de morte em crianças entre quatro e oito anos de idade. O uso adequado da cadeirinha e de dispositivos de retenção reduzem o risco de lesão em casos de colisão ou desaceleração repentina por limitarem o deslocamento da criança.

O uso da cadeirinha reduz em 71% o risco de morte em acidentes para crianças menores de um ano, 54% para as crianças na faixa de um a quatro anos e 59% para crianças entre quatro e sete anos de idade. Os menores de três anos que ficam sentados na posição central do banco de trás tem 43% menos chance de lesão do que os sentados nas laterais.

É recomendado que todos os bebês andem sempre na cadeira do carro voltado para trás desde a saída da maternidade. Em março de 2011, a Academia Americana de Pediatria, passou a indicar que a cadeirinha fique voltada para trás até a criança completar dois anos de idade ou até o peso e altura recomendados pelo fabricante.

Por que utilizar a cadeirinha voltada para trás até os dois anos?

As crianças até os dois anos ficam 75% mais seguras, reduzindo em até cinco vezes a chance de morrerem ou de sofrerem acidente grave, com a cadeira virada para trás do que para frente. Por terem a cabeça desproporcionalmente maior do que o pescoço, o risco de lesões na coluna e na cabeça são maiores. Com a cadeira virada para trás a criança tem suporte maior para cabeça, pescoço e coluna.

Se ao completar um ano de idade a criança tiver ultrapassado a recomendação de peso da cadeira, o melhor é trocá-la por uma cadeira em que possa ficar virada para trás e que comporte um peso maior até se completar dois anos.

Atualmente a maioria das cadeiras que ficam viradas para trás suportam um peso maior permitindo que seja utilizada até os dois anos. Verifique se você está utilizando corretamente a cadeira escolhida para o seu filho. E lembre-se: nunca coloque a cadeira virada para trás na frente de um airbag ativado.

A criança deve usar o assento de segurança (booster) até que possa posicionar o cinto de segurança corretamente, que ocorre quando ela atinge a altura de 1,45m entre 8 e 12 anos de idade. Toda criança menor de 13 anos deve viajar no banco traseiro do carro.

Não existe cadeira melhor ou mais segura. A cadeira ideal será aquela que se adapta melhor ao tamanho da criança e que esteja instalada corretamente no veículo.

 

 

 

Crédito de imagem texto cadeirinhas do carro: Modelos Chicco

 

Postagem anterior
Famílias digitais
Próxima postagem
Gêmeas - Passeio de bicicleta por Paris

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Conduzindo crianças: cadeirinhas para carro