Visitando museus e galerias de arte com as crianças

Para os que curtem arte e cultura, museus e galerias de arte são programas deliciosos. Em nossa própria cidade, talvez a gente não frequente tantas instituições como queremos ou deveríamos. Mas quando viajamos, sobretudo para o exterior, a coisa muda de figura e incluímos nos roteiros os principais museus de cada lugar que visitamos.

Vale dizer que com a evolução da tecnologia e da cenografia, visitar um museu é muito mais do que apreciar um monte de pinturas em uma parede branca. Paredes coloridas, iluminação especial, sinalização caprichada com textos elucidativos, backlights, vídeos, QR codes em etiquetas de parede, computadores e telões. É uma mistureba visual que compõem o clima, o ambiente e faz com que a gente queira ficar mais tempo dentro daquele lugar fascinante.

E as crianças? Somos incentivadoras de que bebes e crianças de todas as idades devem frequentar galerias de arte e museus desde pequenos. Tal qual visitar livrarias, andar no calçadão da praia e jogar futebol no clube, apreciar arte é tarefa para pais engajados. E como fazer pra que a criançada se envolva nessas visitas? Confira aqui as nossas dicas:

Antes da visita

  • Entre no site, mostre o que vocês pretendem ver. Pesquise se a exposição a ser visitada tem visita guiada com aparelhos de tradução simultânea ou audio guide. Veja se o educativo do museu possui algum material sobre a exposição como atividades artísticas para serem realizadas durante a visita.
  • Faca uma pesquisa superficial pelo Google para aprenderem mais sobre o artista ou movimento artístico da mostra em questão. Ou visite o site da instituição para que vocês possam descobrir outras coisas sobre ela.

Visitando

  • Se o museu ou galeria de arte não promove nenhuma atividade para os pequenos não se acanhe e leve papel e giz de cera ou lápis de cor. A inspiração certamente vai bater e as crianças vão adorar copiar certos quadros ou criar originais baseados na experiência que estão vivendo.
  • Doses homeopáticas:  Se vocês estarão em Paris, nada de fazer a criança passar o dia inteiro no Louvre. Leve-o para apreciar uma ala do museu, ou uma exposição temporária que a família queira compartilhar. Claro que se vocês forem visitar um museu super kid friendly como o Museu de Historia Natural de Nova York, a regra muda: fique com eles ate que eles demonstrem os primeiros sinais de cansaço.
  • Tente evitar exposições muito lotadas. Se a gente fica estressado, imagina o que vai acontecer com as crianças em longas filas ou com muita gente confinada em um espaço restrito? Descubra o horário que a exposição tem menos gente.
  • Não fique tentando dar aula para as crianças mesmo que você saiba tudo sobre o assunto. Siga em frente simplesmente alimentando o interesse deles pelos detalhes que se apresentam.

 

 

Imagem: Allie_Caulfiel

Postagem anterior
Que falta a minha mãe me faz
Washi Tape
Próxima postagem
Washi Tape - a queridinha da mãe que põe a mão na massa

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Visitando museus e galerias de arte com as crianças