Destino? Tiradentes, uai

Ó Minas Gerais, ó Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais…

Escolhemos Tiradentes como destino para um feriado prolongado. Fizemos um planejamento incluindo alguns lugares e passeios que não tínhamos feito em outras idas, mas, como sempre, incluímos alguns passeios que não se pode deixar de fazer todas as vezes que vamos ate lá e principalmente viajar para Tiradentes com crianças tem outro charme.

A viagem do Rio de Janeiro a Tiradentes dura mais ou menos 4 horas e para minimizar a inquietude de uma criança de quase 6 anos, levei uma matulinha com biscoito, frutas e suco, e vários CD’s e DVD’s para ajudar a passar o tempo.

E assim, depois de algumas paradas, chegamos na bucólica Tiradentes. Era uma tarde de quinta feira, em pleno feriado de Corpus Christi. A cidade estava lotada. Nessa época do ano, os dias são lindos e ensolarados, mas o frio chega cedo. É muito gostoso caminhar pelas ruas estreitas e cheias de história, com charretes circulando, senhorinhas na janela, sinos tocando.

Ficamos hospedados na Pousada Boutique Oratório. Já havíamos ficado lá no ano passado e é certeza de satisfação. de bom gosto, mas sem frescuras! O casal Malu e Lourenço, que moram na pousada, recebem seus hóspedes de braços abertos e com uma bela mesa com cafezinho, chá, bolo fresco e biscoitinhos deliciosos! O café da manhã maravilhoso é servido na sala da casa dos proprietário,s que estão ali oferecendo, além de dicas sobre a cidade e arredores, ovos mexidos especiais, queijo coalho e banana caramelizada na chapa de um lindo fogão de lenha. Dali se vê toda a Serra de São José e o centro histórico de Tiradentes. Um aconchego só! Além de tudo isso, a pousada conta também com piscina e sauna.

Vamos passear? Seguimos para o centro histórico antes do entardecer, e depois de ver a procissão passar sobre a ruas enfeitadas de serragem colorida que as crianças ajudam a preparar, tivemos a sorte de conseguir uma mesa para jantar no Restaurante Tragaluz. Lá, além do aconchego mineiro, nos deliciamos com uma comida saborosa e sofisticada. Não podemos dizer que é um lugar pensado para crianças, mas os atendentes são super atenciosos e trazem papel e giz de cera para os pequenos se ocuparem.

No dia seguinte, depois do café da manhã, fomos direto para a estação para não perder o trem das 11h. O passeio de Maria Fumaça até São João Del Rey é uma viagem no tempo. A estação bem conservada, os vagões charmosos, a senhora vendendo doces que parece ter saído de um livro, o apito avisando que o trem vai partir… Tudo nos faz imaginar como era a vida por ali há 200 anos. Pelo caminho, avistam-se as fazendas e a vida que corre devagar no interior. O cheirinho dos fogões de lenha nos faz desejar um torresminho saído na hora ou mesmo um suculento doce de leite fresquinho. Ai que delícia! As crianças ficam encantadas com um cenário tão diferente das grandes cidades.

Em São João Del Rey, fizemos um tour pelas principais ruas e igrejas da cidade, e em cada ponto importante pudemos ouvir uma boa aula de história e casos muito curiosos. Foi na frente da casa da Família Neves que nosso guia contou que, em tempos antigos, as senhorinhas faziam doce de amendoim e deixavam na janela para esfriar, mas os moleques da rua passavam e, escondidos, roubavam pedacinhos do doce. E as senhorinhas gritavam da cozinha: “Pede moleque! Não precisa roubar, pede!” E assim e para sempre, surgiu o nome do doce pé-de-moleque.

De volta a Tiradentes, fomos almoçar em Bichinho, um distrito rural bucólico e bem ao lado de Tiradentes. Escolhemos o Restaurante Colher de Pau. Esperamos bastante, pois no feriado tudo é mais complicado e estávamos em mais de 10 pessoas. Enquanto os adultos apreciavam a paisagem do vale e da Serra de São José, as crianças se esbaldavam brincando no gramado e subindo em árvores. Valeu a pena esperar, comida muito gostosa e farta.

À noite fomos passear pelo centro histórico mais uma vez e ver o movimento da cidade. Andamos de charrete e comemos pipoca e algodão doce na praça! Em seguida, uma sopinha gostosa para esquentar e nos ajudar a descansar até a manhã seguinte.

Acordamos e fomos conhecer a Gruta Casa de Pedra. Um passeio que nunca havíamos feito e que surpreende principalmente as crianças que já estudam geografia. É obrigatório o uso de capacete com lanterna, o que já nos faz entrar num clima de exploradores super bacana. A gruta tem grandes salões e é possível observar as várias formações calcárias e até mesmo ver estalactites e estalagmites bem de perto. Se der sorte, ainda se consegue ver aranhas e morcegos. Mas esse passeio só é feito com o guia local.

Dali fomos almoçar no famoso e simples Restaurante da Ângela, em Bichinho. Ai, como a gente peca em Minas Gerais… De novo, esperamos um bom tempo, mas que delícia de comida caseira. Tudo que você imaginar de gostoso: feijão tropeiro, frango ao molho pardo, mandioca frita, pernil, lombinho de porco, couve mineira, torresmo e angu. E de sobremesa, doce de leite, doce de cidra, goiabada com queijo. Tudo feito e servido em dois grandes fogões de lenha, na própria cozinha da Ângela. E é ela quem pilota e coordena tudo.

Depois de tanta comilança fomos passear na Oficina de Agosto, um projeto onde fazem móveis e objetos de decoração usando madeiras de demolição, latão e a mão de obra toda da região. Enquanto a gente vê e tem vontade de comprar tudo, as crianças brincam no gramado enorme onde estão espalhadas várias obras do projeto.

Por fim, e já na nossa última tarde em Tiradentes, fomos ao badalado teatro de marionetes. Sempre aos sábados na Pousada 3 Portas, bem no centro histórico. Outro ótimo programa, as crianças sentam no chão em frente ao palco e se divertem com os personagens feitos artesanalmente em madeira e couro. Ao final, os “artistas” chamam as crianças no backstage para conhecer o trabalho e tocar nos bonecos. É um momento lindo, pois entendem o processo e descobrem alguns dos segredos dessa arte.

No dia seguinte, foi hora de voltar pra casa com a bagagem cheia de histórias, novidades e casos pra contar. Em Tiradentes, a vida passa devagar, mas não há monotonia. Criança se diverte o tempo todo! E, com certeza, deixa sempre aquele gostinho de quero mais. Ah, mas a gente volta, volta sim.

 

Postagem anterior
De bebê para criança em 7 mudanças
Próxima postagem
Recheando uma sacola de lembrancinhas

1 Comment

  1. 18 de setembro de 2014 at 6:21 — Responder

    Que saudades.
    Excelente lugar para visitar com os pequenos.
    Ai que vontade que deu… rs

    Uma semana abençoada

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Destino? Tiradentes, uai