Dicas de organização por um especialista no assunto

 

É comum achar que a maioria das crianças é bastante bagunceira. Brincar, pular e correr faz parte de uma infância saudável. Quando alcançam certa idade e conquistam o poder de manusear seus próprios brinquedos, livros e materiais escolares, fica difícil ganhar essa disputa e manter tudo organizado. O que também pude perceber em tanto tempo de trabalho organizando casas, é que, geralmente, o quarto das crianças é o mais carente de espaço. Um fator que dificulta ainda mais a organização. Nada é impossível em se tratando da organização do lar. Por isso, separei algumas dicas para facilitar e deixar o ambiente onde as crianças permanecem a maior parte do tempo aconchegante e divertido.

 

Descarte o que não é necessário!

  • Separe cadernos escolares com escrita ilegível, papéis rasgados e rabiscados, brinquedos velhos, quebrados e que não são utilizados há um tempo e jogue-os fora, ou doe o que ainda pode ser utilizado. Desse modo, você cria mais espaço para as brincadeiras e para a organização.
  • O melhor momento para o descarte, principalmente de brinquedos, são nas datas em que as crianças ganham presentes. Aproveitando a chegada de um brinquedo novo é mais fácil eliminar um antigo.
  • Separe brinquedos, bichos de pelúcia e miniaturas em caixas transparentes de vários tamanhos e coloque-as no chão ou em lugares acessíveis para crianças. A transparência possibilita a visualização do interior da caixa e isso evitará o transtorno de ter de tirar todos os itens do lugar para encontrar o objeto desejado.
  • Caso não possua estes tipos de caixa, coloque etiquetas indicando a categoria do que há no interior do recipiente.
 
Reserve, no próprio cômodo, espaços isolados para cada atividade
 
  • Ter um lugar específico para o material escolar e livros, outro para os brinquedos e outro ainda para os aparelhos eletrônicos: vídeo games, televisão, DVD facilitará a busca de objetos de acordo com as atividades e incentivará a criança a não misturar o estudo com brincadeira.
  • No caso de jogos de tabuleiro, se a caixa estiver em mau estado, coloque o jogo em uma caixa de plástico. Para evitar perdas, coloque as peças pequenas em saquinhos menores e guarde-os dentro da caixa que você reservou para o jogo. Crie uma etiqueta ou escreva o nome do jogo na caixa onde ele se encontra agora.
  • As prateleiras podem ser utilizadas para colocar objetos decorativos, bichos de pelúcia e brinquedos sofisticados – ou que só podem ser manuseados com o auxílio de um adulto. Tirar do alcance das crianças objetos e brinquedos deste tipo evita transtornos e que os mesmos sejam danificados.
  • Armazene folhas soltas e trabalhos escolares antigos e novos por série (escolares) através das pastas catálogo. Essas pastas possuem folhas transparentes, que facilitam a visualização e a busca dos materiais. Organize as pastas catálogo e cadernos dentro de revisteiros e identifique-os através de etiquetas ou canetas permanentes.

 

Crédito de imagem:  amy.gizienski

Postagem anterior
Encarando os problemas sem medo de ser feliz
Próxima postagem
Vestindo sua filha de princesa

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Dicas de organização por um especialista no assunto