15 dicas simples para manter a casa limpa e organizada

Tarefas simples e que você fazia com o pé nas costas se tornam trabalhos hercúleos depois que um bebê habita a casa. Aqui vão dicas simples para manter a casa limpa e organizada e tornar os seus dias menos cansativos, mais produtivos e ainda conseguir se manter sã.

Antes de começar, tenha em mente que mesmo com ajuda sua casa vai estar um pouco bagunçada, seja pelos inúmeros brinquedos, uma fraldinha de boca em cada cantinho da casa, carrinho etc… Aceite e não sofra!

15 dicas simples para manter a casa limpa e organizada

casa limpa e organizada

1) Ataque a casa por setores: Vestuários, Cozinha, Higiene etc…

2) Crie uma rotina que funcione para a sua família. Se durante a parte da manhã o seu filho está em casa ou você sai correndo para o trabalho, separe dias da semana para cada função.

3) Não queira fazer tudo de uma só vez. Pessoas que fazem muitas tarefas ao mesmo tempo são menos eficientes do que aquelas que focam em uma tarefa de cada vez.

4) Aqui em casa as manhãs são dedicadas às camas para fazer e às roupas acumuladas, para lavá-las e aproveitar o sol do dia para secá-las.

5) Ao chegar do trabalho ou buscar o pequeno na escola, é hora de fazer (ou descongelar o jantar).

6) Faça em maior quantidade pratos que você pode congelar, assim, em um daqueles dias você não precisa pedir pizza ou se matar para produzir um jantar.

7) Tenha uma lista de compras padrão e mantenha um “inventário” do que você tem em casa. Clicando aqui você pode usar a minha lista e adaptar do seu jeito.

8) A faxina. Se você toma conta da sua casa sozinha, não é nada prático você querer limpar toda a casa em um dia, especialmente se são os seus únicos dias de folga no caso de trabalhar também fora. Separe um dia para cada cômodo e divida as tarefas com sua cara metade (se tiver uma), bastam apenas 30 minutos. Assim vocês não ficam um dia inteiro nessa função. Exemplo: Segunda cozinha / Terça quartos / Quarta sala / Quinta banheiros / Sexta roupas

9) Estabelecer um local específico para determinados objetos é algo simples de se fazer e bastante eficiente. As chaves no pratinho no móvel da sala, os brinquedos na caixa azul etc. Isso também permite que todo mundo na sua casa colabore.

10) A hora do banho é um bom momento para dar uma limpada no banheiro e no box.

11) Tenha cestos de roupa suja nos banheiros, ajuda a manter a ordem.

12) É preciso fazer a limpa na farmacinha de casa a cada 6 meses. Já aconteceu do Adam ter febre de madrugada e o remédio estar vencido (2h da manhã marido corre na farmácia aberta mais próxima).

13) Roupas de inverno ficam guardadas em mala no verão e as de verão, guardadas durante o inverno. Menos roupa pendurada = a menos roupa amassada e que vai precisar ser repassada para usar.

14) Um calendário daqueles de papel preso na geladeira é ideal para marcar os eventos de toda a família. Assim você não esquece o dentista, nem de comprar o presente para a amiguinha da escola.

15) Pesquise sobre o uso de vinagre e bicarbonato de sódio como produtos de limpeza naturais. Sua casa agradece e a saúde de toda a sua família também.

Dica: Música alta ajuda a tornar a tarefa mais divertida!

Crédito da imagem em destaque via Shutterstock

altura do seu filho quando ele crescer
Postagem anterior
Qual a altura do seu filho quando ele crescer?
lembrancinhas de maternidade
Próxima postagem
Ideias fofas de lembrancinhas de maternidade

4 Comentários

  1. 29 de Abril de 2017 at 16:52 — Responder

    Excelente post! Manter a casa organizada e fundamental para um ambiente saudavel!

  2. 6 de junho de 2017 at 2:28 — Responder

    Nossa dicas maravilhosas!!!
    Eu gostei demais!!!

  3. 16 de Abril de 2019 at 10:17 — Responder

    Dicas valiosas. A limpeza é fundamental para a saúde física e mental.

  4. 6 de Maio de 2019 at 8:21 — Responder

    Parabens pelo site. Não tinha pensado nessa coisas. Dicas interessantes. Vou compartilhar com amigas.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

15 dicas simples para manter a casa limpa e organizada