Dicas sobre saúde bucal para bebês e crianças

Bebês, crianças pequenas e odontopediatras é sempre uma combinação delicada. As crianças ficam receosas e as mães estressadas por antecipação. Mas a verdade é que a saúde bucal do seu bebê começa antes mesmo dele ter dentes. O seu pediatra é o primeiro a explicar como limpar a gengiva do recém-nascido com gaze e também te apresenta a dedeira de silicone.

Mas o ideal mesmo é escolher o futuro dentista do seu bebê e fazer uma visita antes dele nascer para que a futura mamãe de primeira viagem aprenda como cuidar da gengiva e depois dos dentinhos que vão nascer. Mas a maioria de nós não faz isso até beeeem depois. Então pelo menos faça uma primeira visita logo após o surgimento dos primeiros dentinhos. E, por enquanto, deixo aqui uma monte de dicas e pequenos aprendizados para que você possa instituir na sua casa.

Dedeira x Escova
Logo que eles nascem, a gente usa gaze embebida em água para limpar os resíduos do leite. Quando o neném completa três meses a gente aprende a usar dedeira. A Dra. Thelma alertou, entretanto, que assim que nasce o primeiro dente, ele já deverá ser escovado com escova de dentes apropriada e pasta de dentes. Essa pasta não pode conter flúor e preferencialmente deverá conter Xilitol.

Porque não pode usar pasta de dentes com flúor?
Até os quatro anos, mais ou menos, a criança não cospe a pasta de dentes, ela engole. Você pode até tentar ensinar, mas falta maturidade neurológica. A ingestão de pasta de dentes sem flúor não é prejudicial a saúde do seu filho. Mas a ingestão de flúor causa fluorose. Por isso pasta de dentes com flúor, somente após os 10 anos de idade.

O que é fluorose?
Fluorose são manchas, geralmente esbranquiçadas, em dentes definitivos, que aparecem por conta do excesso de ingestão de flúor. Não existe cura com remédios, e para disfarça-las e/ou removê-las deve-se fazer um tratamento estético.

Porque devemos investir em pasta de dentes com Xilitol?
A propriedade microbiológica do Xilitol reduz a incidência de cárie dentária.

Qual a quantidade ideal de pasta de dentes?
Uma bolinha pequena, do tamanho de uma ervilha. Não precisa mais do que isso.

Como ir acostumando o pequeno com o ritual da escovação?
Invista em duas escovas. Uma oficial que é a que você vai usar na boca dele, e uma que será a dele. Um brinquedo para que ele vá aprendendo sozinho, copiando quando alguém da família estiver escovando os dentes, ou treinando nos bonecos ou nele mesmo. Uma dica boa para os pequenos independentes é colocar pasta de dentes

Quando trocar a escova de dentes?
A oficial deve ser trocada a cada dois meses ou quando as cerdas se abrirem. A de “brinquedo” você não precisa se preocupar tanto.

Devemos esterilizar diariamente a escova de dentes?
Não, mas pode-se deixa-la mergulhada em água quente, uma vez por semana.

E fio dental?
Deve-se começar a usar quando os dentes estiverem juntos, pois aí, só a escovação não será suficiente para remover toda a comida entre os dentes. Usar 1x ao dia.

Qual a melhor posição para escovar os dentes da criança?
Uma boa dica é colocá-la sentada no cadeirão e você fica por trás e encosta a cabecinha dela no seu braço. Outra dica é fazer a mesma coisa com o pequeno em pé. Seja no chuveiro ou mesmo de frente pra pia. O importante é que você fique por trás, pois você consegue ter uma melhor visão da boca toda e também consegue controlar melhor a cabeça que não para quieta.

Meu filho odeia escovar os dentes. Grita e chora. E aí?
Segundo a Dra. Thelma, escovar os dentes causa uma certa ansiedade em algumas crianças e muitas delas não querem saber de abrir a boca. Mas, infelizmente, você não deve abrir māo da escovação para não aguentar chororô. O cuidado com os dentes precisa ser diário. Tente conversar e fazê-lo entender da importância da escovação. Se ainda assim ele ficar inconsolável contenha-o e escove mesmo assim.

Olha, mas eu não sou especialista no assunto não. Por aqui a Victoria adora escovar os dentes, mas não abre a boca pra dentista nem pedindo por favor. Eu aprendi tudo isso com a Dra. Thelma Parada, que participou do evento promovido pelo Laboratório Daudt/Malvatrikids Baby e falou pras mamães presentes  sobre saúde bucal dos bebês e crianças.

 

 

imagem: www.freedigitalphotos.net

Postagem anterior
Visitando Paraty
Próxima postagem
Como proteger o seu filho?

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Dicas sobre saúde bucal para bebês e crianças