A nossa primeira consulta ao dentista

E oficialmente fomos a nossa primeira consulta ao dentista. Da mordida aberta a gente já sabia, saldo de noites de chupeta até os 3 anos de idade (não me julguem, nem joguem pedras). Fomos em uma odontopediatra, o que posso dizer que fez toda a diferença, eles realmente sabem como entreter a criança e qual a melhor abordagem a fazer já na sala de espera. Adam chegou bem desconfiado mas foi logo seduzido pela saleta de brinquedos e, ao entrar na sala de exame, adorou a “cadeira espacial” que sobe, desce, deita e levanta.

primeira-consulta-dentista

Durante o exame ela fez uma limpeza com escova rotatória; ele achou engraçado e sentiu cócegas, até aí tudo bem. Ela viu que tinha zero cáries mas tinha um pouquinho de tártaro, que ela delicada e demoradamente removeu – aqui lhes dou a boa notícia, crianças com tártaro dificilmente desenvolvem cáries (mas não pode relaxar). Ela explicou que o tártaro e as cáries eram um conjunto de bichinhos que queriam comer a comidinha e os dentinhos dele e que poderiam fazer dodói. Eu que não sou boba peguei o gancho e já lembrei de um episódio do Angry Birds onde o Rei Pig tem dor de dente e acaba ficando sem dente nenhum.

Achei legal o fato da dentista não querer que ele tivesse uma primeira experiência ruim e o deixar livre para sentar, levantar e fechar a boca quantas vezes ele quisesse. Para finalizar, sacou uma escova do Monstros S/A e ensinou a ele (e a mim) a escovar os dentes de forma correta e eficiente. Agora quando o Adam pensa em dizer que não quer escovar os dentes eu só falo dos bichinhos e ele já corre para o banheiro. Voltaremos em seis meses e uma nova história terei para contar.

consulta-dentista

 

Enquanto isso deixo aqui dicas que aprendi com ela:

  • Escovar os dentes após as refeições, sempre.
  • Quantidade de pasta para menores de 2 anos é de um grão de arroz, para maiores um grão de ervilha fresca.
  • A maçã é um alimento excelente para ajudar a higienizar os dentes.
  • Deixe seu filho escovar os dentes, é bom ele já ter a responsabilidade de cuidar dele mesmo e se adequar a rotina. Depois que ele o fizer, você completa a escovação de maneira correta.
  • Após pequenos lanches ofereça água para o seu filho beber, a água vai ajudar a limpar os dentes.
  • A pasta de dentes correta faz toda a diferença. Menores de dois anos de idade precisam de menos flúor do que os maiores de dois anos.

 

Postagem anterior
Agenda Rio | Evento O Mercado
Próxima postagem
Dia dos Pais premiado

2 Comentários

  1. Alessandra Garcia
    5 de agosto de 2014 at 10:47 — Responder

    Curiosidade.. tenho uma pequena de 1 ano e 10 meses que também chupa dedo e isso já prejudicou sua arcada (a superior é bem pra frente) o que você fez para conseguir que ele deixasse o vício… Tenho falado bastante com ela, mas quando bate o sono não tem jeito… ela fica nervosa se tentamos tirar e só dorme chutando o dedo (que inclusive ja tem machucadinho.. ) Aceito dicas!!!

    • Patricia
      6 de agosto de 2014 at 12:33 — Responder

      Oi Alessandra,
      Meu filho nunca chupou dedo, mas meu sobrinho chupou até os 4 anos. Tinha calos, feridas e claro, mordida aberta e afundamento do palato. Foi para fono e usa aparelho 🙁
      Veja com o pediatra o que ele recomenda fazer, existem vários acessórios para ajudar.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

A nossa primeira consulta ao dentista