Disciplina, o desafio de todo pai

Qual o maior desafio que você como mãe/pai encontrará nos próximos anos? Sem nenhuma dúvida, disciplina. Como você verá, seu filho vai desenvolver a habilidade de controlar os seus impulsos muito gradualmente: Nesta idade (2 anos) ele é ainda muito físico, usando crises temperamentais, empurrando e gritando para conseguir o que quer. Muitas destas reações são impulsivas; embora ele não planeje comportar-se dessa maneira, ele não consegue ainda se controlar. Se ele conscientemente entende ou não, saiba que o principal ponto do seu mau comportamento é encontrar não somente os seus limites, mas também o limite dos seus pais.

 Como estabelecer e reforçar estes limites é uma questão extremamente pessoal. Alguns pais são extremamente rigorosos, punindo seus filhos todas as vezes em que as regras são quebradas. Qualquer que seja a sua metodologia, para funcionar precisa estar adaptada ao temperamento dele. E você precisa se sentir confortável para usá-la consistentemente. 

 

  • Sempre encoraje e premie o bom comportamento, assim como é necessário punir o mau comportamento. Sempre que possível tome a conduta positiva;
  • Estabeleça regras que ajudem o seu filho a controlar os seus impulsos e a se comportar bem socialmente. Não seja demasiadamente restritivo para que ele não tenha medos de explorar novos caminhos.
  • Mantenha em mente o estágio de desenvolvimento do seu filho quando for estabelecer os limites. Não espere mais do que poderá alcançar. 
  • Punições também devem estar de acordo com o nível de desenvolvimento do seu filho. Se você decide colocá-lo de castigo no quarto, não o mantenha por lá mais do que 5 minutos. Nessa idade castigos prolongados desse tipo farão com que a criança esqueça qual o motivo que a fez parar lá no quarto. 
  • Se for utilizar argumentos (conversa), mantenha uma conversação simples e prática. Nunca use argumentos hipotéticos, nenhum pré-escolar consegue entender esse tipo de argumentação.
  • Não mude regras e punições toda hora. Isso só irá confundir o seu filho. A medida que ele crescer, naturalmente você irá esperar dele um comportamento mais maduro, mas ao mudar as regras nessa ocasião, será necessário explicar o motivo. Uma vez que você tome a decisão de mudar uma regra, se faz necessário explicar o motivo antes de começar a aplicá-la.
  • Esteja certo de que todos os adultos da casa concordam e entendem os limites e punições a serem utilizadas para a disciplina do seu filho. Se a mãe proíbe e o pai permite, a criança ficará confusa com a dupla mensagem. Fica assim aberta a temporada de manipulação; a criança aprende a manipular seus pais o que fará de suas vidas um pequeno inferno (acredite!). Previnam esse tipo de jogo com um discurso harmonioso e único.
  • Nunca se esqueça de que vocês pais são o modelo para seu filho. Quanto mais controlado for o seu comportamento, mais provável que seu filho siga o mesmo padrão. 

 

Crédito de imagem:  Spirit-Fire

Postagem anterior
Aproveitando a festa de Halloween na Disney
Próxima postagem
Comida com cara de bichinho

1 Comment

  1. 31 de outubro de 2013 at 10:36 — Responder

    Também passo por isso. Perco a paciência facilmente com minha filha, que ainda vai fazer 2 anos. E tenho percebido que ela está agindo impaciente da mesma forma. É muito difícil quebrar o ciclo. Mas vou conseguir!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Disciplina, o desafio de todo pai