Venho de uma família de pais leitores. Portanto, o incentivo que recebi para ler foi uma coisa muito natural. Tive acesso aos livros, frequentei livrarias, bibliotecas públicas. Éramos clientes assíduos dos vendedores do Círculo do Livro, que batiam na porta da nossa casa todos os meses. O resultado disso foi que sempre encarei a leitura como prazer. Um momento só meu, de estar sozinha com meus sonhos e pensamentos.
Neste grande mundo globalizado do século XXI, cheio de distrações e satisfações instantâneas, quero que minha filha conheça e se encante com o prazer que é relaxar e curtir um bom livro. Acho que a missão de torná-la uma leitora está necessariamente passando por uma visita aos inúmeros livros que li na minha infância.
Inspirada por esse post, recorri às minhas estantes, onde ainda tenho muitos dos meus livros de quando era criança (obrigada, mãe!). Fiquei namorando um pouco todos eles e escolhi aquele que eu quero que a Victoria leia comigo em alguns anos. Chama-se Sandra na Terra do Antes, de Fausto Wolff. Uma edição surrada, de 1979, do Círculo do Livro.
Na história, Sandra tem dez meses e ainda vive na Terra do Antes. Isso porque ela ainda não entende a língua que os adultos falam, então ela se comunica com gotas, lágrimas, minhocas, gatos, cobras, aves. Sandra também fala passarês fluente. A Terra do Antes é uma verdadeira viagem a um mundo mágico que ela curte no jardim da própria casa. Sandra vive aventuras e aprendizados e ainda discorre sobre seus dilemas e experiências para personagens tão conhecidos de nós como Edgar Allan Poe (tartaruga), Antoine de Saint-Exupéry (gaivota), Buster Keaton (porco-espinho), Lewis Carol (minhoca), irmãos Grimm (duas lesmas), Nijinsky (esquilo) e muito mais. Essa linda história termina no dia em que ela passa a viver na Terra do Depois.
Sandra na Terra do Antes é um livro muito sensível não só para crianças, mas também para pais e mães. Se você ainda não leu, procure na Estante Virtual e se delicie. Reli a história esta noite e me emocionei.
E na folha de rosto da minha edição, eu escrevi uma pequena dedicatória para minha filha, para que ela saiba que eu fiz grandes planos pra ela no dia de hoje, quando ela tinha somente 2 anos e 5 meses. Um plano elaborado, mas ao mesmo tempo muito simples, que é o de torná-la uma apaixonada por esse mundo tão rico, tão cheio de personagens de todos os mundos e tempos, que vivem vidas mágicas, tão iguais e tão diferentes das nossas próprias.
“Para Victoria, meu amor. Para que você saiba que, no dia de hoje, eu fiz grandes planos para nós duas. Enquanto você está dormindo aqui do meu lado eu sonho que um dia vamos ler juntas este livro, que continua sendo o meu predileto. Beijos da mamãe. (Em 22 de janeiro de 2013)”
E você? Já guardou o seu livro favorito para ler com seu filho? Me conta qual é?
2 Comentários
Estava em busca desse livro e caí aqui (há uma nova edição). Eu tenho essa edição antiga, do Círculo. É meu livro favorito de infância também e sempre me faz chorar um pouquinho quando o cobro Adolf Stalin Rockfeller Pinochet é levado embora do jardim! Gostaria que todos o lessem, e acho que devemos passá-lo às crianças de hoje. Abraço!
Marpessa, que bom alguém que ame esse livro como eu amo.
Na estante virtual tem vários exemplares.
http://www.estantevirtual.com.br/busca?q=sandra+na+terra+do+antes
Mas não existem novas edições deste livro, infelizmente.