Eu, meu filho, minha mãe e um divã

Demorei um bom tempo para engravidar. Estava casada e em uma relação feliz fazia quase 8 anos, tinha um bom emprego, quatro sobrinhos e três afilhados. Pronto para ter filhos a gente nunca está, mas o meu desejo era maior do que o medo e grande o suficiente para convencer o meu marido de que era a hora.

Quando aconteceu, sabe aqueles medos que eu NÃO tinha? Então, apareceram e me assombram até hoje. Não há livro, curso e nem fada da maternidade para te transformar. Quem sabe faz ao vivo e antes tarde do que nunca, fui parar no divã. Como Freud sempre diz, as mães são um prato cheio (de neuras) na vida de seus filhos quando esses vão lá se deitar.

Comigo não foi diferente.

Uma pressa urgia, eu precisava ser uma pessoa melhor para ser uma mãe melhor em apenas nove meses. Munida de uma lista daquilo que eu não queria ser ou fazer com o meu filho, busquei semanalmente esse amparo.

Minha relação com minha mãe nunca foi fácil. Minha rotina era guiada pelos seus medos, desejos e ordens. Deveria ser uma boa filha, uma boa aluna, obedecer e obedecer, enquanto o mundo passava ali na janela mais próxima.

Não me entendam mal, amava a minha mãe, mas eu desejo para o meu filho uma mãe diferente da que ela foi para mim. Desejo ser uma mãe com muitos tons a menos de proteção, diferentemente de como fui criada.

Divido com vocês a minha lista, aquela que eu levei para o divã, com tudo o que eu quero e não quero ser como mãe:

– Meu filho não é a minha vida, ele faz parte dela. Ele fará suas escolhas e eu as minhas. Nossos caminhos correm em paralelo.

– Quero que meu filho entenda que sou sua mãe, não espero dele medo e sim respeito.

– Quero ter uma relação de cumplicidade, confiança e amor absoluto com meu filho. Ser uma referência positiva do que ele pode ser quando crescer.

– Quero ser a mãe que o incentiva a buscar e a viver sonhos. E ajudá-lo a superar os obstáculos e dar colo quando ele precisar.

– Quero ser uma mãe que o apresenta ao novo, mesmo com muito medo.

– Cada criança tem um talento e vou esperar o meu filho revelar o dele.

 Barra_Posts

 

Crédito de imagem:  tleehane

Postagem anterior
Os seus, os meus e os nossos defeitos
Próxima postagem
Risoto de carne seca com abóbora

3 Comentários

  1. Luciana Tavares
    1 de julho de 2013 at 8:03 — Responder

    Patricia, muito humano voce expor sua listinha para nós mamaes. Essa semana tb pensei em ir (voltar) para o Divã. Rafael está com 9 meses e essa semana levaram minha bolsa no restaurante Prima Bruscheteria no Leblon. Furtaram, estava pendurada na cadeira e desapareceu. Fiquei chateada…. aí pensei logo, que mundo eh esse. Vou morar em Volta Redonda, trancar o Rafa em casa e nunca mais deixa-lo sair! Aih q entrou a ideia do divã kkkkkkkkkk me senti tao vulneravel que comecei a fantasiar (estilo o fantastico mundo de bob) que se acontecesse algo de ruim com meu filho eu nao aguentaria…. mesmo. Preciso colocar na minha cabeca que o mundo eh esse mesmo, que eh claro que nao podemos dar mole, e rezar…. Pq eu nao me importo de acordar 9 vezes como foi essa madrugada (acho q pela agitacao do jogo do Brasil ele ficou pilhado), mas me importo (muito) de pensar que nao consigo proteger meu filho 100% das maldades….. aih rezo…. e leio Mundo Ovo…. Ajuda à beça! 😉

    • Patricia
      2 de julho de 2013 at 10:55 — Responder

      Oi Luciana,

      eu me pergunto que mundo é esse que vamos criar o nosso filho. Vejo as manchetes nos jornais e tem dias que escolho ser mais alienada. A análise me ajuda muito a entender essas necessidades e também a diminuir a ansiedade e a necessidade de estar sempre no controle.
      Fico muito feliz de ajudar, acho que esse canal aqui, junto com a análise são meus grandes divãs 🙂

      beijos e boa sorte para todos nós.

  2. Tatiane Mitev
    24 de julho de 2013 at 12:32 — Responder

    “Meu filho não é a minha vida, ele faz parte dela. Ele fará suas escolhas e eu as minhas. Nossos caminhos correm em paralelo.”
    Caiu como uma luva pra mim!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Eu, meu filho, minha mãe e um divã