Na nossa seção Mãe no Mundo, além de dicas de viagens para as famílias, decidimos vasculhar mundo afora costumes e iniciativas interessantes no universo da maternidade para dividir com vocês. Mês passado falamos da licença paternidade norueguesa, lembra? Hoje é dia de conhecer as caixas de maternidade finlandesas.
Na Finlândia, todas as grávidas recebem do governo uma caixa com roupas e outros acessórios para o bebê. O kit maternidade vem com vários itens do enxoval, como roupas para o bebê, lençol, fraldas de pano, um pequeno colchão, livro infantil, tesourinha de unha, escova de cabelo, termômetro, chocalho etc. E tudo lindo!
O presente vem pelo correio em uma caixa de papelão que ainda pode ser usada como berço. As futuras mamães podem optar por receber a caixa ou 140 euros; 95% escolhem a primeira opção. As caixas de maternidades são dadas desde a década de 1930 e já é uma tradição no país, simbolizando um momento importante da vida das mulheres.
No início, só quem era pobre recebia a caixa, hoje ela é dada a todas as mulheres, não importando a condição social. O conteúdo mudou bastante ao longo dos tempos. Nos primeiros anos, por exemplo, ao invés das roupas prontas, eram fornecidos os tecidos para as mães confeccionarem as roupas de seus filhos. Curioso observar que as fraldas de pano, que foram substituídas pelas descartáveis em 1996, foram reintroduzidas em 2006, por motivos ecológicos. Nesse mesmo ano, as mamadeiras ficaram de fora da caixa para incentivar o aleitamento materno.
Os finlandeses acreditam que a caixa de maternidade é um símbolo da igualdade entre as crianças.
Você pode ver a lista completa dos itens da caixa de maternidade de 2012/13 clicando aqui.
6 Comentários
Muito obrigado, sou homem, mais admiro muito vosso trabalho.
Oi Pedro,
ficamos felizes. Pode parecer um site totalmente, mas nosso público também é composto por pais e educadores.
Oi, gostaria de acrescentar um fato importante, que este kit somente é entregue se nāo somente a māe (mas o casal) se inscrever no posto de saúde mais próximo e participar do curso que é oferecido juntamente com o programa de pré-natal, treinando os pais para os primeiros desafios da nova rotina, tirando dúvidas e oferecendo suporte pscicológico.
Adorei o complemento, Aime! Beijo grande e obrigada.
Muito legal. O Programa Cegonha aqui no Brasil é só um embrião, e já ajuda tantas famílias. Imagina quando tivermos acesso à um projeto como esse!
Adorei a matéria. Achei lindo esse kit, deve ajudar muiti às mamães!