A hora do banho era tão feliz antes do Quaternium-15

Quando fiquei grávida, em 2010, mergulhei fundo em busca do que seria melhor para o meu filho: qual o tipo de algodão, fralda, se compraria ou não pomada anti-assadura etc. Fiz questão de comprar apenas produtos BPA-free e sem quaternium 15 nos itens de higiene. Se você nunca ouviu falar, saiba que não é a única.

Mas afinal o que é ?

Quaternium-15 é um composto químico utilizado como conservante, que libera formaldeído e está presente em diversos cosméticos. O formaldeído é classificado como um elemento carcinógeno humano. O Instituto Nacional do Câncer da Organização Mundial de Saúde e do Programa Nacional de Toxicologia têm identificado uma possível ligação entre a exposição ao formaldeído e leucemia.

Esses elementos também são altamente alérgenos e podem desencadear  dermatites, erupções cutâneas dentre outros problemas de pele. Alguns estudos mostram ainda que são clinicamente mais significativos em crianças, tento em vista que a pele de bebês são mais delicadas e finas e permitem maior absorção desses químicos.

Esse alerta vale não só para os produtos infantis, mas para todo tipo de cosmético que utilizamos no nosso dia a dia: desodorantes, perfumes, maquiagem, xampú etc…

livre_quaternium

 

 

comquartenium

Vale ler o rótulo sempre. Algumas marcas usam essa substância para alguns produtos e não para outros – vemos isso nas imagens acima com os produtos das marcas Granado e Johnson’s.

Dica: Ao encontrar alguns desses nomes abaixo, melhor deixar o produto na prateleira.

  • Quaternium-15;
  • Dowicil 75;
  • Dowicil 100;
  • Dowco 184;
  • Dowicide Q, 1 – (3-cloroalil) -3,5,7-triaza cloreto de 1-azoniaadamantane,
  • N-(3 – cloroalil) cloreto hexaminium;
  • Hexametilenotetramina cloreto cloroalilo;
  • 3,5,7-triaza-1-azoniaadamantane, 1 – (3-cloroalil)-cloreto.

 

Boa parte das pesquisas de produtos eu fiz no site GoodGuide – que já tem aplicativo para o seu celular.

 

Crédito de imagem em destaque: audi_insperation

Postagem anterior
3 Receitas saborosas com arroz
Antes e depois da maternidade em fotos
Próxima postagem
Antes e depois da maternidade em fotos

30 Comentários

  1. 2 de setembro de 2013 at 13:52 — Responder

    Temos que ler a embalagem antes de sair comprando qq coisa para nossos filhos.
    Abraço,
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

  2. vanessa
    2 de setembro de 2013 at 14:53 — Responder

    ola os produtos da jhonson estao em ambas as ilustraçoes .. e ai tem ou nao

    • Patricia
      2 de setembro de 2013 at 15:13 — Responder

      Oi Vanessa, a linha de sabonete líquido da J&J é isenta, já a de shampoo ainda possui quaternium-15.

  3. Luísa
    2 de setembro de 2013 at 15:11 — Responder

    E o shampoo Johnson? Está nas duas fotos. Contém ou não contém? Abraços!

    • Patricia
      2 de setembro de 2013 at 15:14 — Responder

      Oi Luísa, o shampoo tem sim, o sabonete líquido é que não.

  4. Luísa
    2 de setembro de 2013 at 15:27 — Responder

    Super obrigada! Muito bom saber 🙂

  5. 2 de setembro de 2013 at 16:04 — Responder

    puxa mas se os shampus da johnsons e os da granado têm, fica pouca alternativa ne? você saberia dizer quais marcas de shampu não têm essa substância? abs!

    • Patricia
      2 de setembro de 2013 at 16:08 — Responder

      Oi Carolina, por aqui tenho comprado os da Natura e os da Welleda quando encontro. Não goste muito dos do O Boticário.

  6. Anne Fonseca
    2 de setembro de 2013 at 16:05 — Responder

    Porra, e eu comecei a comprar o bebê natureza pq não é testado em animais… aí vem essa.

    • Patricia
      2 de setembro de 2013 at 16:06 — Responder

      Pois é Anne, a gente precisa ler aquela letras minúsculas.

  7. Camila
    2 de setembro de 2013 at 17:30 — Responder

    Paty é Cetaphil, la Roche Posay etc, vc sabe? (lá vou eu correndo pegar a lupa pra ler tudo). A Victoria, com a mega alergia que ela tem, tem indicação médica de usar Cetaphil e La Roche Posay. Mas haja $$$$$ pra ter em casa, mandar pra creche, pra casa da avó, pai e tia. Quando acaba o estoque que eu compro fora, eu uso e gosto bastante da linha Huggies da Turma da Monica. Já abandonei Johnsons e Granado porque ressecou demais a pele dela, que já de lagartinha. Mas Huggies funciona bem, com a ajuda de hidratação diária com Cetaphil Restoraderm. Beijo

    • Juliana
      16 de outubro de 2013 at 14:36 — Responder

      Olá Camila, lendo se comentário,sobre a alergia que sua filha tem, queria saber se ela se coça muito, pois tenho uma filha de um 1 e 7 meses,e ela tem dermatite atopica, tenho usado o Hidratante da La Roche o Lipikar Baume AP, já o sabonte uso o granado de glicerina, mais ela se coça demais, principalmente na região da fralda, onde fica o elastico, ela se senta e fica se esfregando,já aconteceu algo assim com a sua filha??Desde ja agradeço, Juliana

      • Camila
        16 de outubro de 2013 at 15:14 — Responder

        Oi Juliana, já sim. Procura o pediatra pra ter certeza se a coceira da sua filhota não é nada além disso, pois eu não sou médica. Mas por aqui eu troquei tudo para Cetaphil (o Granado deixa tudo cabelo e pele ressecadíssimos). Aqui usamos sabonete em barra que é suuuper cremoso (não uso mais líquido), shampoo e hidratante. E como vou viajar em janeiro, já estou me inteirando das novidades. Beijo

        • Juliana
          16 de outubro de 2013 at 15:32 — Responder

          Obrigada por responder, no começo até achavamos que a coceira, fosse por conta de alguma infecçao na região intima, mais ela fez exame de urina, usou nistatina pomada, fez banho de assento com o FLOGO-ROSA,e nada adiantou a coçeira, ai a Pediatra também, receitou um remedio para verme, que tambem não deu em nada,levei a uma dermatologista, porém,ela ainda se coça muito, ela se senta no chão e se esfrega, fica super irritada, quando a pego.
          Desculpe, é que moro a pouco tempo em SP, e não tenho a quem perguntar, pois quase não tenho amigas,que tem filhas,só queria saber se já passou por isso, ou conhece alguém que ja’passou, e o que fizeram? Pois essa situação, me deixa aflita,por não coseguir resolver.Agradeço a atenção,Juliana.

          • Camila
            16 de outubro de 2013 at 17:50

            Juliana, olha, pode sempre perguntar coisas aqui pra gente. No que eu puder te ajudar, será um prazer. Mas como te disse não sou médica e não posso te indicar remédios. Mas, a titulo de comparação, a minha miúda anda reclamando de coceira e ardência na perereca mesmo (não na virilha) e acabei de fazer exame de urina e já está tomando o remédio de vermes. Mas se é virilha, tenta colocar um hidratante desses anti alérgicos pra ver se não é ressecamento e quem sabe deixa-la sem fralda por longos períodos pra ver se melhora? A minha, que é mais velha que a sua e já desfraldada de dia, reclama de manhã que a fralda está “apertando e coçando”. Ela é gordinha? Será aqueles ressecamentos entre as gordurinhas? Beijo

  8. Erika
    2 de setembro de 2013 at 22:56 — Responder

    Não conheço o GoodGuide, mas no site americano de pesquisas médicas tem um artigo científico dizendo que não há evidencias de liberação de formaldeído pelo Quaternium-15.
    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22653068

    • Patricia
      5 de setembro de 2013 at 8:55 — Responder

      Oi Erika,

      olho sempre o MedScape e o Publimed, também a Scielo. Existe todos tipo de estudo e para esse post, levei em consideração uma maior quantidade de estudos e também de estudos multi. Vamos torcer para que esses estudos continuem e o nível de segurança melhore.
      Na dúvida, eu prefiro evitar.
      Obrigada por nos ler e participar.

  9. Pri S. hargreaves
    3 de setembro de 2013 at 9:23 — Responder

    Patricia , sou mae do Phil que esta estudando com o Adam 🙂 e Sou dona do milk studio …nao tive oportunidade d efalar com vc direito na escola 🙂 olha melhor fazer shampoo em casa kkkkk ou comprar os shampoos organicos ali no marcos palmeira …uso desodorante tudo organico e sem os produtos mencionados acima ! No hawaii kkk pena que eh longe ..mas em maui tem um supermercado que amo que produz tudo artesanal 🙂 aqui no brasil pode mandar vir de Piracanga ( comunidade auto sustentavel ) kkkk acho as solucoes 100% confiaveis … mas no marcos palmeira aqui procurar Alva ( naturkosmetik )

    • Patricia
      5 de setembro de 2013 at 8:53 — Responder

      Oi Pri,

      que legal! Adoro a Milk 🙂

      A gente não pode relaxar né, rótulos por todos os lados e com lupa sempre.

      beijos

  10. Isabella
    20 de Janeiro de 2014 at 15:22 — Responder

    Oi Patrícia! Nessas pesquisas pela internet parei aqui 🙂 tenho 23 anos e uma alergia horrível. Aproveitei as férias pra saber melhor do que era. Desde criança tenho alergia a esmaltes e alguns perfumes, e descobri depois que o tolueno e o formaldeido que tem nos esmaltes é que me causam alergia. Troquei os esmaltes mas qualquer outro cosmético que usava tinha reação. Fiz os testes e descobri que tenho alergia ao Quartenium 15. É um pouco frustrante saber que cremes, shampoos, condicionadores e tudo do dia a dia pode conter essa substância e que o único jeito é evitar. Parabéns pela iniciativa, foi bom encontrar aqui algumas dicas do que contém essa substância!

    • Patricia
      21 de Janeiro de 2014 at 13:20 — Responder

      Que bom que conseguimos ajudar Isabella.

      Obrigada 🙂

  11. Leila Costa
    5 de Janeiro de 2015 at 23:22 — Responder

    Muito importante ter esse tipo de informações, obrigada pela iniciativa, vou repassar a mesa, já que é muito melhor cuidar que remediar, ainda mais se falando da saúde e bem estar de nossos filhos(as).

  12. Leila Costa
    6 de Janeiro de 2015 at 0:27 — Responder

    Acabo de encotrar itens desses, também em produtos da Fisher Price….

  13. marianah
    6 de Janeiro de 2015 at 13:57 — Responder

    Gente, tem vários componentes alergênicos. Se formos ver, nada pode ser usado. Muita, mas muita neura mesmo! Se tiver que usar, use. Se der alergia suspenda e pronto. Senão vamos ficar todas loucas! Biosfenosl, quartenarium, lanolina, corantes amarelos e vermelhos, perfumes,alumínio, mica e muitos outros, eu teria que procurar para listar todos. É de enlouquecer se formos atrás de tudo o que há probabilidade de fazee mal.

  14. Gabriela Nascer
    6 de Janeiro de 2015 at 14:02 — Responder

    kkk… meu filho tem alergia justo dos que não tem!!! Bobagem! Não pode usar Lóreal e nem esse jhonsons, só pode usar Granado desde bebê e já tem 8 anos e continua usando apenas ele. Já tentei várias marcas, fica com crostas que viram feridas no couro cabeludo e também no pescoço. O alergista fala que é provavelmente algum componente da fórmula, mas nos exames não aparece a causa.

  15. Carol
    6 de Janeiro de 2015 at 20:02 — Responder

    Gente e o Mustella? Comprei toda linha!!! Sabem dizer?

  16. amanda
    11 de Janeiro de 2015 at 1:40 — Responder

    e.a linha dove baby? sabe me informar?

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

A hora do banho era tão feliz antes do Quaternium-15