Separação. Uma conversa difícil entre pais e filhos

A separação é muito difícil de ser vivida tanto para adultos quanto para crianças. Acaba mexendo em vários outros pontos delicados como rejeição, abandono, perda e culpa. E quando se tem filhos, isso acaba ficando mais complicado, pois a decisão do casal não afeta somente a eles, mas aos filhos também.

Um dos momentos mais delicados entre pais e filhos, é quando é preciso acontecer esta conversa sobre separação do casal. Não é nada fácil, os pais, que estão diretamente envolvidos e confusos, vivendo a separação e suas mudanças, têm também que se preparar para colocar a nova situação da família para seus filhos.

Não acredito que haja o jeito certo para se agir ou uma receita de bolo, mas existem parâmetros que podem ajudar na construção desta conversa. É importante os pais assumirem a sua situação, dizer a verdade simples como ela é, pois o que estará em jogo é a confiança entre pais e filhos e estes precisam entender que mesmo separados, eles podem continuar a confiar em seus pais. Tentar manter um discurso conciso também pode ajudar. Pai e mãe entrarem num acordo e estarem os dois confortáveis do que vai ser dito para os filhos. Deixar claro que os filhos não causaram a separação, que a decisão foi somente do casal, mostrar a importância da existência dos filhos e que eles foram e vão continuar a ser muito amados e desejados pelos dois. Dar a certeza de que apesar de não serem mais casados não irão abrir mão da função de pai e mãe, estas certezas serão muito bem vindas num momento onde muitas interrogações e inseguranças rodeiam os pensamentos e sentimentos dos filhos.

Depois de terem conversado sobre a nova situação familiar, os pais devem ficar atentos a qualquer mudança comportamental e também deixar o campo aberto para que todos se sintam confortáveis em falar sobre suas questões, das mais simples as mais complicadas. Conversar com a escola também pode ajudar muito nesta observação para entender como a notícia foi recebida, e como está sendo vivida pelos filhos.

O importante é que o filho sinta que seus pais, mesmo separados, estarão juntos e comprometidos em fazer com que sua vida seja vivida da melhor maneira possível considerando o seu ritmo, sua vida escolar, com os amigos e suas necessidades de acordo com cada idade.

A verdadeira solução é que os pais, responsáveis pela vida de um filho, continuem a se entender, para que esse filho viva bons momentos com os dois, e que saiba que os mesmos, embora separados, continuam o amando e sentem-se ambos responsáveis por ele.

 

Imagem: ciadefoto

Postagem anterior
Sobre caridade e desprendimento
Próxima postagem
Uma alternativa para a amniocentese

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Separação. Uma conversa difícil entre pais e filhos