5 razões para seus filhos dividirem o quarto

Dois irmãos, um quarto e a dúvida: devo colocá-los para dormir no mesmo quarto?

Independentemente dos irmãos terem idades muito díspares ou mesmo gêneros diferentes, a verdade é que cada vez mais irmãos dividem quartos. O maior problema é a falta de espaço. É cada dia mais raro que jovens famílias consigam morar em amplas casas ou apartamentos. A nova realidade das famílias também faz com que os terceiros quartos virem escritórios, e aí é mais um motivo pros irmãos se apertarem.

Já demos muitas dicas práticas e de decoração para que irmãos consigam conviver em harmonia em um só cômodo. Ainda assim, muitas mães questionam se é realmente legal para irmãos dividirem quartos.

Mas alto lá. Dividir quarto pode ser bem bacana. Eu mesma dividi quarto com a minha irmã até eu me mandar pra Nova York pra estudar e ela decidir casar. E a gente foi feliz e tem histórias divertidas pra contar em todas as fases da nossa vida. E eu queria compartilhar com vocês cinco boas razões para que irmãos dividam quartos.

1) Companhia: principalmente se a diferença de idade não for muito grande, irmãos são companhia pra sempre. Inclusive pra continuar o bate-papo mesmo com as luzes apagadas.

2) Aprendem a dividir: irmãos precisam dividir brinquedos, guarda-roupa e, de vez em quando, até a bancada de estudos. Dividir quarto significa dividir tudo automaticamente e com isso ficam menos possessivos.

3) Aprendem a respeitar: Mas o fato de aprenderem a dividir não significa desenvolver uma simbiose e gostarem de tudo sempre igual. E como eles precisam dividir o espaço, não importando seus gostos pessoais, irmãos que dormem no mesmo quarto também aprendem a respeitar as diferenças que têm com seu irmão.

4) Se sentem mais seguros: Normalmente, lá pelos quatro anos, os pequeninos desenvolvem medos. Medo do escuro, de bicho-papão, monstros, luzes bruxuelantes, tudo. Ter um irmão dormindo ao seu lado dá confiança para passar a noite sem chamar pelos pais.

5) Dormem melhor: a maioria dos pais fica preocupado em colocar um bebê e uma criança pequena dividindo o quarto, por conta das rotinas diferentes de sono. Mas eu acredito que nesses momentos de “adversidade” eles acabam aprendendo a dormir melhor e deixam de acordar por qualquer motivo. Tirando, claro, quando são recém-nascidos, mamando sob demanda e acordando de hora em hora. Mas logo que adquirem rotina de sono, podem dividir o quarto com o irmãozinho mais velho e logo, logo ninguém mais acorda por causa de um chorinho, ou um irmão indo ao banheiro de madrugada.

Imagem: Sean Dreilinger

 

Postagem anterior
Uma vida sem filhos
tamanho do pé da criança
Próxima postagem
Como saber o tamanho do pé do seu filho na hora da compra

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

5 razões para seus filhos dividirem o quarto