Meus cabelos ficaram lindos na gravidez, aliás, a pele também. Diz a crendice popular que isso acontece com as grávidas que esperam menino, já às grávidas de meninas ficam à mercê de espinhas e todo tipo de ziquizira estética. Verdade ou mito, ainda não sabemos, mas o que é muito comum, tanto com mães de menina como com mães de meninos, é a queda de cabelo pós parto (lá pelo terceiro mês).
Da noite para o dia vamos nos descobrindo carecas, os fios (muitos) começam a aparecer na escova, no travesseiro e por todo canto. Uma tristeza… Eu mesma fiquei com entradas bem pronunciadas nas têmporas e corri para o consultório da dermatologista. Saí de lá com um diagnóstico, mas sem um tratamento. Eflúvio capilar ou eflúvio do telógeno é o nome do que acontece com a gente. A boa notícia é que do mesmo jeito que veio, se vai. Não, você não irá ficar careca, então nada de pânico nem de apelar para misturas caseiras de aloe vera e maionese no cabelo.
O que é e por que acontece?
O crescimento do cabelo se divide em três fases (anágena, catágena e telógena). Durante a gravidez, a fase anágena é prolongada pelos aumento dos níveis de estrogênio e cerca de 90% dos cabelos ficam ali coladinhos na nossa cabeça, mas, após o parto, com a queda brusca dos níveis de estrogênio, passamos pelas fases catágena e telógena, provocando uma queda de cabelos bem mais intensa, chamada de eflúvio telógeno.
Mulheres que passaram por anestesia podem ter o quadro agravado, bem como aquelas que não têm lá uma alimentação adequada. A própria amamentação também é um fator para uma perda mais abundante dos fios.
- Fase Anágena: corresponde ao crescimento ativo do cabelo. Dura de três a seis anos.
- Fase Catágena: é o período de regressão, quando o cabelo começa a “morrer”. Dura três semanas.
- Fase Telógena: dura aproximadamente três meses, onde o cabelo morto é empurrado (e cai) por um novo fio anágeno.
Obs.: Todo dia perdemos cerca de 100 fios de cabelo.
Existe uma maneira de prevenir a queda de cabelo?
Não há nada que se possa fazer. Os especialistas indicam porém que se cuide bem do cabelo e se tenha uma boa alimentação. Cabelo mais curtos sofrem menos, e talvez seja esse o motivo (além da praticidade) pelo qual muitas novas mamães optam por cortar as madeixas. #ficaadica
Tratamento
Como dito acima, não há tratamento. O tempo vai ser o remédio e seu cabelo voltará ao normal em até um ano, com sorte, seis meses. Mas seguir as dicas abaixo pode ajudar a fazer com que o tempo esteja do seu lado:
- Não prenda o cabelo molhado nem durma com ele assim. Também evite ficar o dia inteiro de cabelo preso para manter a integridade dos fios.
- Se alimentar com variedade de frutas e vegetais ajuda a manter níveis de vitamina A.
- Utilize shampoo e condicionador neutros ricos em biotina.
- Consulte seu médico se achar que o seus cabelos continuam caindo muito mesmo seis meses após o parto.
Força na peruca.
Crédito de imagem: netrace
5 Comentários
Acabei de confirmar o que eu já desconfiava: dermatologista, com urgência! bj Patrícia
Adriana, meu cabelo nunca mais foi o mesmo! quase 4 anos depois e eu ainda na batalha para manter mais fios na minha cabeça. Ainda bem que tenho mto cabelo. Ainda bem que ele é meio rebelde e dá a impressão de ainda mais cheio. Mas a gente vence esses malditos hormônios qualquer dia desses!
Vai sim Dri, e nada de cabelo preso 😉
Bjs
Meu obstetra me receitou um desses multivitamínicos, e foi ótimo!!!
Meus cabelos começaram a cair agora . minha filha tem 9 meses.. tenho pouco cabelo e estou comedo . sera q tem aver com o cesario ?