Nesse ano, o Carnaval dividiu as atenções com a transmissão do Oscar e teve muita gente com um olho no Jared Letto e nos desfiles da Sapucaí. Minha pequena, que ainda não cansou de farra, foi resmungando no caminho da creche, pedindo mais festa. E eu, que de tão cansada já estou rosnando pra quem canta “Mamãe eu quero” na minha frente, pensei em aproveitar o final de semana pós folia pra fazer uma última farra antes da vida começar a sério. Quer copiar?
- A farra tem nome e sobrenome: Carnaval com Oscar. Pra quem acha que eu tô doida, a festança vai ter decoração de carnaval, gente fantasiada, isoporzinho, mas vou trocar as marchinhas carnavalescas por uma sessão de cinema lá em casa.
- Os filmes escolhidos são os indicados para o Oscar de melhor animação. Pra quem não acompanhou, os selecionados foram Os Croods, Frozen, Meu Malvado Favorito 2, o lindinho francês Ernest & Celestine e o japonês Vidas ao Vento.
- As crianças (e até os adultos animados) devem se fantasiar do que a imaginação permitir. Vicky já aposentou sua fantasia do Batman e prometeu ir de “Dinossauro de joaninha” (me ajudem!!!).
- O isoporzinho com bebidas facilita a circulação das pessoas pela casa e poupa a geladeira de um interminável abre e fecha. Deixe na varanda ou em um cantinho da sala. Se você, como eu, tem piso de madeira, forre com bastante jornal e pano de chão pro gelo não manchar o piso (eu costumo pegar a mesinha infantil da minha filha, forrar com jornal e pano de chão e colocar o isopor em cima).
- A decoração pode ser simples, porque ninguém aguenta mais sujeira e lixo: Compre um pedaço de chita pra fazer de toalha e use descartáveis de papel coloridões (Aqui em casa rola muita sobra de outros eventos das lojas Parangolé, Bossinha, Festa das Comadres e Festa de Papel. Vou misturar tudo e fazer um sambão!) e faça receitinhas simples e que agrade a todo mundo. Nem pense em confete e serpentina, sob o risco de você achar confete embaixo do sofá até na semana do Natal.
Receitas
Pipoca. Muita pipoca
O basicão é colocar na panela milho, óleo e sal. Mas o site Comer para Crescer selecionou umas variações bacanas da pipoca de cada dia. Escolha uma e prepare bastante, porque a criançada vai se jogar.
- 1 abacate médio maduro
- ½ cebola roxa média
- 1 tomate
- 1 colher de sopa de coentro
- 1 limão
- Sal a gosto
Pique a cebola em micropedaços e coloque-os em uma tigela. Esprema o limão em cima da tigela, coloque o sal e misture. Reserve por pelo menos 10 minutos. Corte o tomate ao meio e tire as sementes. Corte em pedaços bem pequenos e reserve. Pique o coentro e misture ao tomate. Abra o abacate, tire o caroço e, com uma colher, retire sua polpa. Coloque em uma tábua e corte em pedaços pequenos. Ponha na tigela onde está a cebola e misture delicadamente. Coloque o tomate, o coentro, misture novamente, corrija o sal e sirva a guacamole acompanhada por nachos de milho.
Obs: a receita original leva 1 pimenta dedo de moça. Tirei por causa das crianças, mas se você quiser acrescentar, pique a pimenta dedo de moça, descartando as sementes e misture também ao tomate.
- 600g de tomates cereja ou sweet grape
- 300ml de azeite
- 10 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 1 pitada de sal
Lave os tomates e coloque inteiros em uma panela funda. Junte os alhos com casca, o louro e polvilhe com um pouco de sal. Cubra tudo com azeite e leve ao fogo baixo, deixando cozinhar brandamente por cerca de 40 minutos. Guarde em um pote bem fechado na geladeira. Sirva com pão italiano e/ou pão sírio, que é um pão mais molinho pras crianças.
Copinhos de quinoa com leite de coco
- 1 medida de quinoa vermelha
- 1 medida de água
- 1 medida de leite de coco
- alho, sal e cebolinha a gosto
- azeite para refogar
Refogue o alho e 2/3 da cebolinha em azeite brevemente. Acrescente a quinoa e mexa bem. Junte a água e o leite de coco e deixe cozinhar até a quinoa soltar suas minhoquinhas. Se ficar muito úmida deixe secar ao fogo baixo. No final, acrescente o restante da cebolinha e ajuste o sal.
Salada de frutas de bolinhas
Dá menos trabalho do que você pensa e fica muito mais legal na travessa funda. Olha só o vídeo da Tatu Damberg, que explica tudo aqui.
Fotos: Guacamole (Beta Furtado). Pipoca, minitomates e quinoa (Estevam Romera)
Sem Comentários