Comida e amor: receitas da minha avó

receitas da minha avó

Vovó Antonieta passou a morar com a minha família quando eu tinha 5 anos, minha irmã 3 e meu irmão caçula ainda nem sonhava em nascer. Vovó era cozinheira de mão cheia e a cozinha era seu território. Do fogão saiam delícias diariamente. Algumas tinham receitas e outras eram invenções que jamais foram passadas para o papel.

Muitas das nossas recordações de infância passam pela comida: eu e meus irmãos brigando pelo maior bife (sim!); quem ia lamber as pás da batedeira (claro!); quem ia raspar a panela de brigadeiro (óbvio!). Pensando bem acho que a gente brigou um bocado por comida!

Na cozinha da vovó não tinha dieta, adoçantes artificiais, não tinha sem lactose e acho que ela morreu sem saber o que era glúten. Ela preferia comida tradicional, com receitas passadas de geração em geração, da família do interior do Rio Grande do Sul com ascendência espanhola.

E família gaúcha é chegada em festa. E gaúcho que é gaúcho de verdade senta na mesa no café da manhã e fica comendo, falando, berrando, gesticulando, comendo mais, chorando, lembrando e não para de comer até o final do jantar. Sem sair da mesa. E haja comida.

Uma das coisas que vovó ensinou é que toda mesa precisa ter pão. E das muitas receitas de pão que ela fazia, uma delas, um pão recheado, é a minha favorita. É uma receita bem simples, que comporta múltiplas variações. Eu sou muito chegada em pão e faço festas inteiras só com pães e entradinhas sem jamais passar pelo prato principal e adoraria compartilhar essa receitinha simplérrima com vocês. Especialmente do meu baú de memórias amorosas.

 

 

PÃO RECHEADO

 

receitas da minha avó

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de leite integral
  • 1 xícara de chá de óleo
  • 4 ovos
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó Royal
  • 3 xícaras de chá de chá de queijo meia cura e tomates cortado em cubinhos

 

receitas da minha avó       receitas da minha avó

Modo de preparo

Bata o leite, os ovos e o óleo no liquidificador por um minuto e reserve. Coloque numa tigela a farinha de trigo e o fermento em pó Royal peneirado juntos. Adicione a mistura do liquidificador aos poucos mexendo com uma colher de pau até obter uma massa uniforme. Acrescente o queijo e o tomate e misture bem. Depois passe para uma forma untada. Leve ao forno em temperatura moderada por, aproximadamente, 40 minutos.

 

Dica

A versão que a gente usa mais aqui em casa é tomate com queijo meia cura. Mas funciona super bem com presunto, queijo prato ou muçarela, linguiça, abobrinha, cogumelos, alho poró ou mesmo uma mistura de ingredientes.

 

publi

representatividade nos brinquedos
Postagem anterior
Representatividade nos brinquedos
teddy ruxpin
Próxima postagem
Sucesso nos anos 80, Teddy Ruxpin será relançado

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Comida e amor: receitas da minha avó