Comerciais para meninas superpoderosas

Desde que eu escrevi sobre o problema da cor rosa que venho prestando bastante atenção em como  a mídia está se apresentando para pais, mães e nossas meninas. E embora a gente ainda tenha que engolir um bocado de propaganda ruim, machista e inadequada, marcas mundiais estão investindo em comerciais para meninas: campanhas institucionais para aumentar a autoestima dessa nova geração de meninas que chegaram para brigar para ser o que bem entenderem. Mas elas só conseguirão atingir o seu potencial se nós também formos influenciados por essa necessidade de superação de obstáculos. Essa pequena seleção é uma boa amostra do que vem por aí. Porque acho que isso é só o começo. #girlpower

 

O comercial da companhia telefônica americana Verizon se chama Inspire her mind (inspire a mente dela). Eles dizem que 66% das meninas do quarto ano gostam de Ciências e Matemática, mas que apenas 18% das estudantes de Engenharia são mulheres. #inspirehermind

 

 

A campanha da marca de absorventes Always mostra que a expressão “like a girl” (como uma menina) é um insulto, algo que mulheres ou homens não deveriam estar fazendo. Quando você chuta a bola como uma menina, significa fragilidade, falta de poder e confiança. O comercial mostra o que jovens adultos e meninos adolescentes pensam quando a diretora Lauren Greenfield manda eles correrem/chutarem/jogarem “como uma menina” e como meninas mais jovens crianças e pré-adolescentes acatam a mesma ordem. É emocionante! #alwayslikeagirl

 

 

A campanha da companhia de cosméticos The Body Shop na Malásia encoraja meninas a serem mais do que rostinhos bonitos. Mais do que celebridades, modelos ou boas meninas, a campanha encoraja que essas meninas também tenha substância e “cérebro”. #bemorethanbeautiful (Outros vídeos da mesma campanha aqui.)

 

 

 

Goldie Blox é uma empresa de brinquedos criada com o objetivo de estimular meninas a se interessarem pelos campos da Matemática, Engenharia, Ciências e Tecnologia. o slogan deles “brinquedos para futuras inventoras” traduz bem o empenho da criadora da empresa, Debbie Sterling, engenheira mecânica e designer de produto, que se sentia deslocada por ser uma das poucas mulheres matriculadas na sua área de estudos. #morethanjustaprincess

 

 

Imagem destacada: campanha #alwayslikeagirl

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2 Comentários

  1. Wanessa Dias
    3 de julho de 2014 at 17:58 — Responder

    Nossa!!! Nunca me identifiquei tanto como propagandas como com estas!!! Quero que minha Mari de 2,5 aninhos continue gostando de rosa, mas quero que ela se importe mais com a indole que com o vestido, mais com a compreensao que com as unhas, mais com seu cerebro que com seu sapato!!! Amei!!!

    • Camila
      3 de julho de 2014 at 18:12 — Responder

      Wanessa, que bom! Volte sempre! Beijo

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