O post de hoje é para você que ainda continua com a geladeira cheia de sobras do Natal e que gostaria de ter uma receita rápida e fácil (porque estamos cansadas de ficar na cozinha) para dar cabo de tudo o que tem dando sopa (olha aí uma dica boa!), mas sem ter muita cara de comida de festa de final de ano, até porque já, já tem a ceia do ano novo. Aqui vão as recitas com as sobras do Natal que eu considero mais gostosas.
Não sei como é na sua casa, mas por aqui sempre sobra peru ou alguma outra carne de ave, frutas secas e oleaginosas dos mais diversos tipos.
1) Com as sobras de peru, chester e tender você pode usar uma das receitas abaixo. Todas vão ficar bem gostosas, pois a carne já vai ter um sabor bem mais rebuscado do que se a gente fosse fazer do zero.
Empadão, quiche e omeletes ou fritadas são campeões do reaproveitamento integral dos alimentos e você pode fazer seguindo uma dessas receitas abaixo:
- Para a receita de empadão sem farinha clique aqui
- Para a receita de omelete clique aqui
- Para a receita de salada de frango que vai virar salada de peru clique aqui
Dica: Não jogue a carcaça das aves no lixo, com elas você pode preparar um delicioso caldo caseiro e o passo-a-passo em vídeo você encontra aqui.
2) Se sobrar bacalhau você pode fazer essa deliciosa receita de Pudim de bacalhau.
Ou a receita da minha mãe o Bacalhau da Vovó Ligia.
Ingredientes:
- 500g de bacalhau dessalgado e desfiado de bacalhau desfiado (que sobrou da ceia)
- 4 batatas cozidas e amassadas
- 200ml de leite de coco
- 1 pão francês dormido
- 200ml de leite (para hidratar o pão)
- 3 ovos
- 100g de mussarela ralada
- 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- salsinha picada
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- azeitonas pretas sem caroço picadas
- farinha de rosca
Para o refogado:
- 4 colheres de sopa azeite
- 1/2 cebola grande picada
- 1 dente de alho picado
- louro e pimenta do reino a gosto
- 1 tomate grande sem sementes picado
Modo de preparo:
Em uma panela grande, junte os ingredientes listados para o refogado e deixe cozinhar até formar um molho, com os ingredientes quase desmanchando. Em fogo médio-baixo, adicione o bacalhau e misture bem. Coloque um pouco de água se ficar muito seco.
Coloque as batatas nessa mistura e misture bem até obter um creme. Agora chegou a hora de juntar o leite de coco, o pão já desmanchado no leite (só o pão), os ovos já batidos, as azeitonas e verificar se precisa colocar sal.
A mistura deve estar bem cremosa. Acrescente a mussarela, a salsa picadinha, o queijo ralado e o fermento, misture bem por mais 5 minutos.
Pré-aqueça o forno em 160ºC e unte um refratário com azeite e a farinha de rosca, reservando um pouco da farinha para colocar por cima da massa.
Despeje a mistura de bacalhau no refratário, coloque a farinha de rosca restante por cima e leve ao forno para gratinar (15 minutos) e crosta ficar douradinha.
3) Com as frutas secas você pode fazer uma deliciosa compota, colocar no iogurte ou na massa de bolos e biscoitos.
Espero que você gostado das minhas sugestões.
Crédito da imagem em destaque “receitas com as sobras do natal”: Via Shutterstock RossHelen
2 Comentários
A gente aqui sempre faz uma “pot pie” com o resto do peru. Minha avó fazia corquetes de peru deliciosos e eu adoraria saber fazer, mas eu nunca peguei o jeito.
Katia me dá a receita da sua pot pie? AMO pot pies com todas as minhas forças 🙂 bj