Meu bebê agora engatinha. O que muda nos passeios fora de casa?

Quando nossos filhos começam a engatinhar ficamos com aquele sentimento misto de orgulho, pânico, alegria por ele estar conquistando o mundo e tristeza porque seu colinho fica meio de lado nesse momento de descobertas. De uma hora para a outra, cadeirão, colo ou sling ficam pequenos demais e tudo o que o seu bebezinho quer é chão.

Em casa essa fase é mais fácil, pois o ambiente é controlado por você – e a Patricia deu boas dicas de como deixar a criança segura enquanto engatinha no post Checklist para o bebê que vai começar a andar. Mas e na rua? Bebês não sabem distinguir a segurança do próprio lar com os perigos do mundo. Tudo o que eles querem é liberdade e conforto. E esse post é pra te ajudar a proporcionar essa liberdade sem ficar muito insegura com o que pode acontecer.

 

A bolsa de passeio de um bebê que engatinha

Mãe é aquele ser preparado para qualquer eventualidade. Por isso carrega consigo sempre uma boa bolsa com tudo o que pode vir a precisar – desde manta até comida para um batalhão de bebês famintos. Mas um bebê que engatinha tem outras necessidades e por isso vale investir em mais mudas de roupas, pois ele passa a se sujar com mais facilidade. E tenha a mão um bom tapete emborrachado portátil e alguns brinquedinhos.

 

Vestindo um bebê que engatinha para sair

Outra boa dica é manter o bebê confortável enquanto ele explora os limites fora de casa do jeito dele. Roupas frescas, de tecidos naturais e sem muitos babados ou acessórios, e uma fralda que proporcione conforto nas pernocas são ideais. A Victoria, assim que coube numa fralda G, passou a usar a Fralda Roupinha Up & Go da Huggies. Além de se ajustar perfeitamente no corpinho dela, é ainda mais fácil de vestir do que as fraldas convencionais, pois veste como calcinha (ou cuequinha).  O sistema “abre e fecha” nas laterais também ajuda a despir com mais facilidade, principalmente quando estamos fora de casa e nem sempre temos um trocador por perto.

 

A rua pede atenção redobrada

Nenhum bebê deve ser deixado sem supervisão, sobretudo quando começa a engatinhar. Mesmo que você seja cuidadosa com o seu entorno, a expressão “criança cega a gente” é uma das coisas mais verdadeiras. Por isso, meu conselho é: olhos de lince! Além disso, não o deixe engatinhar em qualquer lugar. Não dá pra colocar bebês engatinhando em restaurantes, por exemplo. Não só ele vai colocar tudo o que encontrar de comida dentro da boca, mas também pode causar algum acidente ao ficar fora da visão da equipe do restaurante ou outros clientes. O mesmo conselho vale para qualquer estabelecimento comercial, claro. Lugares legais de deixar o filhote explorar o mundo incluem pracinhas, parques e praia, por exemplo.

 

Explorando a casa dos seus amigos

Eu nunca tive a disciplina de tirar os sapatos na porta. Em casa, ando descalça ou com meias, mas acabo fazendo trajetos de sapatos e não troquei o hábito por causa da bebê. Comecei então a passar pano diariamente no quarto da Victoria e na sala, onde ela tinha a liberdade de engatinhar com segurança. Esse hábito eu mantenho até hoje. Mas na casa dos amigos você não pode exigir isso né? Então aquele seu tapete portátil é só mais uma traquitana para levar com você. Mas fique ligada se o ambiente tem objetos quebráveis ou que possam cair em cima do seu filho, além de janelas abertas.

 

Voltando para casa

Depois que acaba a farra, a primeira providência é limpar as mãos e os pés do bebê. Uma fraldinha de pano molhada com água garante a limpeza inicial, pois você sabe que até voltar pra casa, mãos e pés vão invariavelmente acabar na boca. Toalhas umedecidas também cumprem muito bem esse papel de agente de limpeza. Quando chegar em casa, dê um banho morno completo e depois faça bastante carinho no seu miudinho e aproveite, porque em seguida ele vai querer pular do seu colo e correr pro chão.

 

Imagem destacada: Abby Batchelder

 

 

tema patrocinado Huggies

Postagem anterior
Quarto de criança decorado com mapas
presente do bebê para a família
Próxima postagem
Presente do bebê para a família

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Meu bebê agora engatinha. O que muda nos passeios fora de casa?