Por quê?
Precisa mesmo lavar todo o enxoval do bebê antes de usá-lo? A resposta é sim. Todas as roupas do bebê devem ser higienizadas antes do primeiro uso pois elas podem conter fungos, ácaros e poeira, afinal não se sabe onde elas estavam armazenadas ou como foram manuseadas até chegar a sua casa. Isso vale tanto para roupinhas novas como para aquelas herdadas. A pele do bebê é muito sensível e delicada, e a limpeza é uma recomendação dos pediatras para evitar alergias ou irritações. E não apenas as roupinhas devem ser lavadas, roupas de camas, toalhas e fraldas de pano também.
Quando?
A dica é começar o trabalhoso processo de lavar todo o enxoval lá pelo sétimo mês, quando a grávida ainda está disposta e a barriga não atrapalha tanto. Haja varal para estender tanta roupinha, por isso saiba que dar conta de tudo vai consumir tempo: não deixe para última hora! (Também não adianta lavar tão cedo ao ponto de ter que refazer todo o trabalho depois por conta da poeira acumulada.)
Como?
Para os recém-nascidos, o mais recomendado é usar sabão neutro ou de coco. Nada de amaciante, sabão em pó comum, alvejante ou removedor de manchas. Caso a mãe prefira utilizar a máquina de lavar, o enxoval deve ser lavado separadamente da roupa do restante da família, no ciclo delicado. Antes, porém, deve-se fazer um ciclo de higienização na máquina só com água para tirar qualquer resíduo de sabão e amaciante das roupas da casa. Lembre-se que as pecinhas mais delicadas devem ser lavadas à mão mesmo, não tem jeito. Em ambos os casos, as roupas devem ser muito bem enxaguadas para tirar os resíduos.
Não se esqueça: De tirar a clássica foto do varal com as roupinhas penduradas! 😉
Crédito da imagem: Joybot
2 Comentários
Nenhum tipo de amaciante pode ser usado nas roupinhas do bebe
Adorei as dicas e sinceramente consola a ver as roupinhas tão pequeninas no arame estendidas .. hmm amo ser mãe 🙂