Como cortar as unhas do bebê

Cortar a unha do bebê é assunto que sempre me deu taquicardia. O meu medo de machucar um pequeno bebê de mãozinhas macias e rosadas e pele fininha sempre foi enorme. Mas um dia o medo acaba, né? Quer dizer, acabar não acaba, mas a gente tem um filho que precisa ter as garras aparadas. Quem tem filhos sabe que aquelas unhas arranham e machucam tal qual um corte de papel. Aqui vão as minhas descobertas de como cortar as unhas do bebê, os melhores métodos e utensílios.

Você pode escolher entre lixa, tesourinha ou cortador ao estilo click os 2 anteriores com lupa acoplada. Escola a sua ferramenta e vamos lá.

Lixa de Unhas

Quando meu filho era ainda bem pequeno, eu preferia usar lixa de unha. Eu comprei daqueles pouco abrasivas e macias, assim o risco de beliscar a pele dele ia ser o menor possível.

shutterstock_unhadobebe_lixa

 

Cortador estilo click

Os homens adoram, parece prático mas acho meio complexo conseguir acertar o corte da unha em um único click. Se você tem receio, vale comprar a versão que vem com uma lupa.

Para não errar aqui vão duas dicas: 1) prefira cortar as unhas do seu filho após o banho, pois elas estarão bem molinhas e mais fáceis de cortar; 2) existe uma moldurinha na base da lâmina que serve para empurrar a pele do dedinho e assim não correr o risco de cortar o pequeno sem querer.

 

shutterstock_unhadobebe_trim

 

A tesourinha (de pontas arredondadas)

A mais usada por todos os papais de primeira viagem. Existem vários modelos no mercado, basta escolher qual o melhor para você. Testei esse aqui quando lançou e gostei bastante, acho que pelo fato da lâmina em si ser pequena me dava a impressão de oferecer menos risco. A maneira correta de usar a tesoura para cortar a unha do bebê é tentar fazer um movimento reto e se possível de uma só vez.

shutterstock_unhadobebe_tesoura

 

Dicas e truques:

  • Lave bem as mãos, as suas e as do bebê.
  • Tenha álcool 70 a mão para emergências sangrentas.
  • A tesoura, lixa ou cortador deve ser de uso exclusivo do bebê.
  • Quanto menor o bebê mais fácil é cortar as unhas, mas não se enganem, ainda sim é difícil. Procure cortar as unhas quando o bebê estiver dormindo.
  • Puxe cada polpinha da ponta do dedo para trás, assim você libera a área e fica só com a unha em destaque.
  • Cortar as unhas após o banho é sempre mais fácil, eles estão bem mais molinhas e oferecem menos resistência.
  • Segure bem firme as mãos e principalmente os pés do bebê quando estiver cortando as unhas, assim não há risco (ou se diminui o risco) de cortar o bebê sem querer.
  • Sempre que possível finalize o serviço com uma lixa, principalmente nos cantinhos. Esses cantinhos são as maiores causas de arranhões que o bebê faz em si mesmo.
  • A posição da foto abaixo é a melhor quando os bebês já sentam. Eu sempre achei mais prático, é como se eu estivesse cortando as minhas próprias unhas e o bebê vai ficar confortável no seu colo.

shutterstock_unhadobebe_como

 

  • Não cutuque os cantinhos.
  • Não corte curto demais. Seu bebê vai precisar de manicure toda semana e pedicure ao menos 2x ao mês.
  • A prática leva à perfeição.

 

Crédito de todas as imagens: Shutterstock

Receitas de papinha de frutas
Postagem anterior
5 Receitas de papinha de frutas deliciosas
mantas leves para bebê
Próxima postagem
Mantas leves para bebês

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Como cortar as unhas do bebê