Dicas de segurança: Fotos de seus filhos que não devem ser publicadas nas redes sociais

Nasce um filho e com ele nasce também uma legião de fotógrafos. Desde o dia do nascimento, fotos e mais fotos são tiradas todos os dias e em vários momentos. Viramos paparazzis dos nossos filhos e acumulamos muitos gigas em fotos tiradas com o celular, cuja maioria delas nunca serão reveladas ou revistas, mas também não serão deletadas. Se em um primeiro momento nos tornamos acumuladores, em seguida nos tornamos divulgadores das gracinhas dos nossos filhos.

escreveu uma matéria dizendo que havia tirado cerca de 5 mil fotos do filho com o smartphone. Ele achava que estava documentando as mudanças em seu crescimento, desenvolvimento e personalidade, mas parando para pensar, reconhece que não estava participando do crescimento do seu filho de perto. “Fiquei assistindo ao crescimento dele através da tela do meu smartphone”, diz ele.

Além disso, às vezes sem perceber, postamos fotos que podem revelar muito das nossas rotinas e até da rotina de outras pessoas que nem sabem que estão nessas fotos. Estamos em tempos de fácil viralização, onde um conteúdo particular pode cair facilmente em mãos nada amigas. Essa semana, um vídeo de um bebê com o pênis de fora, roda a hélice do ventilador que fica roçando no pênis dele. Ele ri, a mãe ri e eu choro só de pensar no que levou essa mãe (ou tia, pai, …) a fazer isso.

Pensando em tudo isso, surgiu a ideia de fazer esse post para reunir alguns cuidados fundamentais para os tempos em que vivemos:

 

Para sua segurança e a de sua família:

  • Regra nº 1 para publicações de informações pessoais no facebook: NUNCA coloque como pública, restrinja aos seus amigos (quem você conhece de verdade).
  • Se você mora longe dos familiares e quer que eles acompanhem o crescimento e desenvolvimento do seu filho, crie um álbum ou um filtro para que só essas pessoas tenham acesso a esse material.
  • Existem aplicativos para compartilhar o dia-a-dia do seu filho com segurança com pessoas que você queira.
  • No Instagram não existe a opção de ter filtros, mas você pode mandar a foto apenas para alguns contatos se quiser usando a opção DIRECT. Ao configurar sua conta você colocar que as fotos publicadas serão vistas apenas pelos seus contatos ou deixar público para qualquer pessoa ver (e pegar).
  • Não deixe a ferramenta de localização ativada. Você irá se surpreender ao ver quão precisa ela é .
  • Não coloque fotos da sua casa ao estilo “olha só como ficou a reforma”. Deixe isso para as celebridades que ganham dinheiro ao publicarem as fotos nas revistas de fofoca da semana.
  • Antes de postar as fotos, pense o que você quer que as pessoas pensem sobre isso. É relevante?
  • Tudo o que você coloca na internet serve para construir quem você é e fará o mesmo para o seu filho. A internet nunca esquece.
  • Por fim, se você compartilhou publicamente qualquer foto do seu filho online, há uma chance dele ser o “garoto propaganda” de algum produto ou campanha. Dá só uma olhada no site da Koppie Koppie e não estranhe se tiver alguma foto do seu filho em uma das canecas que eles vendem. A loja foi criada como um grande alerta para todos nós e caso você encontre uma foto do seu filho por lá, basta mandar um e-mail que eles deletam na hora.

 

 

Tipos de fotos que não devem ser publicadas:

1) Fotos do seu bebê/filho pelado – uma palavra: pedofilia.

 

2) Fotos dele em situações que possam ser motivo de vergonha no futuro – Passados 15 anos você pega a foto e mostra para o(a) namorado (a). #semnecessidade

 

3) Fotos com outras crianças em primeiro plano – Se você não sabe se os pais dos amiguinhos se incomodam em ver as fotos dos filhos nas redes sociais, mas quer muito mostrar o seu filho com roupa da festa junina, desfoque os demais rostinhos. Use sempre o bom senso. Veja toda a cena e não só o seu filho.

 

4) Fotos que possam identificar onde seu filho estuda ou faz atividades extras – Infelizmente crianças já foram sequestradas e mães ameaçadas com essa simples informação.

 

5) Fotos que seus filhos não queiram que você publique ou possam ser alvo de bullying/cyberbullying – Quando mais velhas, as crianças podem sofrer com isso. Tinha um vídeo fofo do Adam falando uma palavra bem errada, e poderia render muitas curtidas, mas o vídeo está guardado em uma pastinha no meu computador.

 

6) Fotos com informações do seu filho – Identidade e crachás de passeio com nome completo contêm informações importantes que não devem parar em outras mãos. Convites de aniversário digital também são uma grande cilada. Coloque em um site de busca a frase “convite de festa infantil” e veja quantos convites com endereço completo aparecem, alguns com celular e nome dos pais. #medo

 

7) Imagens inapropriadas e incompatíveis com a idade da criança – Achou engraçado o seu filho querer beber a espuma da cerveja ou levantar a saia da vovó? Registre na mente e não em uma foto.

 

8) Fotos de qualquer situação de saúde – muitas pessoas se aproveitam de sofrimentos reais e criam campanhas para salvar tal criança. Quando menos você esperar vai estar lá na sua timeline a foto do seu filho como sendo a de uma criança que tem uma doença grave e que precisa de dinheiro para um transplante.

 

Uma última dica sobre o assunto: Limpe o seu celular diariamente, imprima as fotos que mais gostar e delete o restante. Guarde o mais importante na memória e no coração.

 

Crédito das imagens para o “Fotos de seus filhos que não devem ser publicadas nas redes sociais” via Shutterstock

Postagem anterior
10 maneiras de estimular o seu bebê de 3 a 6 meses
como ensinar seu filho a estudar
Próxima postagem
Da pré-escola para o ensino fundamental: como ensinar seu filho a estudar?

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Dicas de segurança: Fotos de seus filhos que não devem ser publicadas nas redes sociais