Volta às aulas é tempo de organizar o cantinho de estudo do filhote. Uma bela bancada, cadeira confortável, espaço para espalhar os cadernos e iluminação pontual compõem o ambiente ideal. Só não vale pensar apenas na funcionalidade e deixar de lado o charme!
A mesa pode ser uma bancada sob medida para o espaço, uma escrivaninha garimpada em estilo antiguinho, um compensado de madeira em cima de dois cavaletes… Importante é pensar em recursos que a mantenham livre, sem um monte de cacarecos em cima.
A designer de interiores Luciana Moreira e a arquiteta Andrea Marchetti, por exemplo, planejaram uma bancada de laca azul cheia de nichos nos cantos já para lápis e afins. Tem até gavetas com divisórias para ajudar na organização, que ficam visíveis graças a tampos de acrílico.
Latas e baldes coloridos são outros recursos que ajudam nessa tarefa com a maior graça: presos na parede, perto da mesa, servem para guardar toda a parte “papelaria”. Deixe sempre tudo ao alcance – do apontador à lixeira – para ajudar a manter o pequeno sentado e concentrado.
A arquiteta Raquel Junqueira sugere também pensar em uma estrutura que acompanhe o crescimento da criança. Uma cadeira ajustável, por exemplo, já dá uma ajuda. Para o quarto de uma menina de 9 anos, ela desenhou uma marcenaria em frente à cama, com estante, nichos e escrivaninha encaixada. Detalhe: a bancada de peroba do campo se encaixa nos dentes laterais e pode mudar de altura. Simples e prático.
Sem Comentários