Por que crianças não devem dormir tarde?

Observação: importante alertar logo no início que esse não é um post para mães de bebês até dois anos. O sono de um bebê é muito diferente de uma criança mais velha. Não só na duração, mas o próprio ciclo do sono.

 

São quase nove da manhã e, como sempre, arrancar a Victoria da cama é um desafio.

Todo dia fazemos tudo sempre igual: eu acordo cedo, coloco a leitura em dia, tomo café da manhã e vou acordar a criança que está perfeitamente aconchegada, ocupando por inteiro uma cama king size. Demoro pelo menos meia hora na função beijo, cosquinha, carinho, “vamos acordar, filha”, até que termino colocando ela de pé e dizendo: “filha, você está de pé. Mamãe vai te soltar”. Mais de uma vez ela já caiu. Uma vez ela deitou no chão e continuou dormindo.

Acho que desde o início tenho dificuldades com o binômio Victoria e sono. Foi dureza quando ela era bebê, pois trocava o dia pela noite, foi piorando no meio do caminho, quando ela simplesmente não dormia e acordava de duas em duas horas por toda a madrugada, piorou muito quando ela decidiu jamais dormir no quarto dela. Mas de repente aconteceu: ela passou a dormir a noite toda, a ter o sono mais pesado do mundo e a dormir de 10 a 12 horas pelo menos. E aí que você, mãe insone, me pergunta: poxa, mas agora você está reclamando do quê?

Bom, em primeiro lugar me reservo o direito de reclamar o resto da vida pelos 30 meses não dormidos (risos). Atualmente ela tem cinco anos (completados ontem) e  detesta dormir na própria cama, nem sinal de querer abandonar a chupeta, ainda sente saudades do mamá que a embalava. São todos vícios que ajudam ela a relaxar. E desconstruir cada uma dessas manias está provando ser um desafio diário.

Mas, ainda pior do que isso, é que preciso manter uma rotina rígida de horários e não posso me descuidar senão, ao invés de dormir às nove, ela só apaga depois da meia-noite.

E sei muito bem que essa reclamação não é só minha. Pelo menos um terço das mães da escola da minha filha reclamam da mesma coisa. E foi aí que eu resolvi investigar a causa para tratar o problema.

 

Por que crianças dormem tarde?

Uma questão biológica: A pediatra e a psicóloga da Victoria já me alertaram que ela, provavelmente, sempre será notívaga. É uma questão de pré-disposição. Esse será “o natural” para ela e o hábito de dormir às 21h precisará ser adquirido.

Falta de disciplina: Para adquirimos bons hábitos, precisamos de rotina e disciplina. Essas são duas qualidades que não possuo. Ou seja: esse exercício diário é necessário para nós duas.

Hábitos dos pais: Se os pais chegam do trabalho tarde e seu ritual noturno se estende noite adentro, as crianças estão ali, embaladas naquela energia e naquele ritmo da família. Uma casa que se acalma depois das 20h (sem agitação, gritaria, televisão ligada, todo mundo jantado e de banho tomado e apenas com luzes indiretas) é uma casa onde as pessoas se preparam para dormir mais cedo.

 

Como funciona o ciclo do sono?

Segundo o grupo de estudos do sono da Sociedade Brasileira de Pediatria, “(…) durante a infância, a criança vivencia constantes modificações no sono que refletem o grau de maturidade e desenvolvimento do sistema nervoso central.

Entre 2 e 3 anos, o sono noturno deve estar consolidado. Os períodos de sesta durante o dia tendem a diminuir e até acabar. A dificuldade de separação dos pais se reflete na ansiedade, na dificuldade de dormir e nos medos noturnos. Nesta fase é fundamental manter as rotinas para dormir. Os distúrbios do sono são comuns entre 20 e 30% das crianças nesta faixa etária.

Se seu filho está na pré-escola, procure evitar a sesta no final da tarde. Ela pode interferir no sono noturno. Nesta faixa, cerca de 15 a 30% das crianças ainda têm distúrbios de sono.

A transição para o padrão adulto de sono inicia a partir dos 5 anos e vai até os 12. O horário de acordar é fixo nos dias de escola. São frequentes, nesta faixa, os pesadelos e as parassonias (movimentos anormais que resultam na interrupção do sono) ”.

 

Por que as crianças não devem dormir tarde?

Problemas no crescimento: O hormônio do crescimento é ativado através de uma glândula no cérebro no quarto estágio do sono, por volta de 00:30. Se a criança dorme depois das 23h, não dá tempo de chegar no quarto estágio do sono até lá. Leia o post do Dr. Drauzio Varella sobre o hormônio do crescimento.

Hormônio do sono: A melatonina, hormônio que regula o sono, é liberado entre 18h e 20h. Por isso crianças que dormem em torno das 20h dormem mais facilmente e um sono de qualidade. Quanto mais calmo e escuro o ambiente, mais melatonina o corpo produz.

Problemas de memória: Crianças que dormem tarde, frequentemente dormem menos do que 10-12 horas de sono – o ideal para crianças até a adolescência. Crianças cansadas têm mais problemas de memória e consequentemente maiores dificuldades na escola.

Distúrbios na alimentação: Crianças cansadas ficam mais ansiosas e são mais propensas a comerem mais. O contrário também pode acontecer e a criança pode simplesmente não ter apetite.

Mais chances de problemas futuros: Segundo o psiquiatra pediátrico Dr. José Belisário Filho, crianças que adquirirem um bom hábito de sono desde cedo vão se tornar adultos com menos propensão de ter outras doenças, como o Alzheimer, que tem afetado um número cada vez maior de pessoas. Segundo o psiquiatra, apenas duas coisas realmente retardam essa doença: exercícios físicos e sono.

 

Como mudar esse (péssimo) hábito no seu filho

Exercícios físicos: crianças que praticam exercícios físicos com regularidade dormem melhor. (Aliás, adultos também, então que tal se mexer com o seu filho?)

Não abra mão do horário rígido: Seja um general e use todas as dicas que eu já dei aqui. Evite ceder às vontades dos pequeninos quando imploram por mais um desenho, mais cinco minutos de brincadeiras, só mais um jogo, um livro etc.

Ritual: Lembra daquele ritual que você mantinha para que o bebê aprendesse a distinguir o dia da noite? Então, adapte para a idade do seu filho e continue assim. Olha só como é o meu.

 

Assista ao vídeo da psicóloga Daniella Freixo de Faria sobre o sono das crianças e como bons hábitos podem ser adquiridos. Ótimas dicas para quem não sabe exatamente por onde começar.

 

 

Imagem destacada: Shutterstock

Postagem anterior
5 livros para celebrar o dia do folclore
Próxima postagem
Considerações sobre o uso da chupeta

1 Comment

  1. Vagner
    19 de agosto de 2017 at 0:05 — Responder

    Minha filha só dorme uma hora da manhã duas horas prejudica alguma coisa

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Por que crianças não devem dormir tarde?