10 atitudes para facilitar a adaptação do seu filho na escola

10 atitudes para facilitar a adaptação do seu filho na escola

adaptação do seu filho na escola

Antes das aulas começarem

  1. Visite a escola nova com a criança para que o novo espaço não seja totalmente desconhecido para ela.
  2. Ajuste a rotina nos horários da escola uma semana antes das aulas começarem. Os horário das férias costumam ser diferentes e o melhor é fazer a transição suavemente.
  3. Arrume a mochila e o material com a criança na véspera.
  4. Se for o primeiro dia de escola da vida do seu filho, é importante que você também se prepare. Pode ser que seja mais fácil para o seu filho do que para você.

 

No primeiro dia de aula

 

  1. Acorde com calma e não faça nada com pressa. O clima da casa tem uma grande influência na criança. Tomem café da manhã juntos, conversem e brinquem. Apressar a criança pode contribuir para aumentar a ansiedade.
  2. Saia de casa cedo, com bastante antecedência para que o excesso de trânsito ou a falta de vaga não estresse você e consequentemente a criança.
  3. Crie um ritual de despedida. Abrace a criança, diga que a ama e lhe assegure que você vai buscá-la depois. Faça isso com segurança e um sorriso no lábio, mesmo que por dentro você esteja nervosa e com vontade de chorar.
  4. Não tenha pressa para ir embora. Não programe nada no dia e explique no seu trabalho a situação, deixando que claro que talvez você se atrase. Fique mais algum tempo depois que a criança entrar para se assegurar que está tudo bem. No primeiro dia de aula da vida da criança, geralmente a adaptação é feita aos poucos, a criança fica uma hora e o período vai aumentando aos poucos.
  5. Não fique frustrada se seu filho chorar e tiver dificuldade para se adaptar. É muito normal. Mantenha a calma e não chore junto. Às vezes a criança entra chorando e logo que a mãe saí da vista ele pode se acalmar e distrair com as outras crianças.
  6. Chegue para buscá-lo antes da hora, não se atrase. No trajeto para casa pergunte como foi o dia e seja empático com que a criança está sentindo. Se foi difícil para ela se adaptar, diga que você entende o que ela está sentindo, que aquilo vai passar e ela vai adorar a escola.

 

*Crédito da imagem: Shutterstock

 

Agenda 2016 de carnaval infantil no Rio
Postagem anterior
Agenda 2016 de carnaval infantil no Rio
por que as crianças se fantasiam
Próxima postagem
Por que as crianças se fantasiam?

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

10 atitudes para facilitar a adaptação do seu filho na escola