Aula de natação para bebês: tudo o que você precisa saber

Aula de natação para bebês

Aula de natação para bebês

Quando começar?

De modo geral no Brasil, as aulas de natação costumam ser indicadas a partir de 6 meses de idade, quando a criança já tomou a maioria das vacinas e o conduto auditivo, que antes era reto, forma uma curvatura dificultando a entrada de água e reduzindo as chances de infecção. Mas é necessário conversar com o pediatra para uma avaliação individual, pois cada caso é um caso.

A Sociedade Americana de Pediatria, por exemplo, recomenda que as crianças tenham aulas de natação a partir de 1 ano. Até 2010, a idade mínima recomendada era de 4 anos, e isso só mudou depois de pesquisas mostrando que crianças em idade pré-escolar que tiveram aulas de natação tinham menos risco de afogamento do que as outras. Mas a entidade alerta que mesmo as crianças que fazem aulas de natação não podem ficar na piscina em uma distância maior do que uma braçada de um adulto.

 

Como escolher o local?

O pediatra liberando a criança, é hora de escolher o local das aulas de natação. A quantidade de alunos por turma é um fator a ser observado. A Cruz Vermelha Americana recomenda que não tenham mais do que 10 alunos por professor. Turmas com crianças menores e com menos habilidades, exigem mais instrutores. As aulas de bebês pequenos exigem que os pais entrem na água com os filhos ou tenha um professor por aluno.

Outro ponto a ser observado é o processo utilizado no tratamento da água. Piscinas de clubes, por exemplo, costumam ter muito cloro para evitar a proliferação de bactérias e fungos, e quando a concentração está alta demais é possível que a criança desenvolva algumas alergias na pele ou fique com os olhos vermelhos. O ideal é que o PH seja 7. Outras opções ao cloro, são os tratamentos que usam salinização ou ozônio.

A temperatura ideal deve estar entre 26 e 29 graus. A água muito fria não é indicada para bebês, pois é preciso ter cuidado com a hipotermia. Crianças que nadam estão expostas a mais germes, principalmente os bebês, que têm mais tendência a engolir água.

Benefícios

A natação trabalha o sistema respiratório, desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora da criança. Além disso, a água ajuda a relaxar a criança, podendo trazer benefícios no sono, e o apetite tende a aumentar. Também fortalece o vínculo entre o pai e o bebê.

 

Cuidados e dicas

 

  • A criança não deve ingerir alimentos até uma hora antes de entrar na piscina
  • Utilize fraldas próprias para piscina
  • Se a criança estiver doente, não leve à aula de natação.
  • A primeira aula deve durar de 10 a 15 minutos e ir aumentando gradativamente até 30 minutos, não mais do que isso.
  • Se você for entrar na piscina com a criança, pense na logística após a aula. Você vai precisar tomar banho? Trocar de roupa? Quem vai ficar com o bebê?
  • Óculos de natação só são recomendados a partir de 3 anos.

 

++ LEIA TAMBÉM: Segurança na piscina com crianças, colete ou boia? ++

Imagem em destaque: Grunert Thomas

maternidade perfeita
Postagem anterior
Você ainda acredita na maternidade perfeita?
lado bom dos Terrible twos
Próxima postagem
O lado bom dos Terrible twos

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Aula de natação para bebês: tudo o que você precisa saber