Eu não sei vocês, mas eu estou cansada de viver na corda bamba. Dormir exausta, acordar cansada, a cabeça a mil por hora. Sempre apressando minha filha, correndo atrás do prejuízo, com aquela eterna sensação de estar desapontando alguém e muito aborrecida comigo mesma.
Eu não fui sempre assim. Nunca fui a epítome da organização, mas minha vida nunca foi o caos que é hoje. Só que não dá mais. Estou tão infeliz, por que está atrapalhando todas as minhas relações e influenciando diretamente na maneira como eu estou escolhendo viver. Não está sobrando nada de mim e na maternidade não é diferente. Porque, claro, afeta a minha relação com a Vicky. Por fim, não quero que ela ache que viver é sempre nesse passo acelerado de quem está devendo mundos e fundos. Quero que ela consiga parar e apreciar o presente.
Para chegar a uma conclusão, eu fiz a única coisa que poderia fazer: eu li tudo sobre o assunto. E se você, como eu, quer manter a sanidade e deixar sua vida em dia o suficiente para não chegar a todos os lugares meia hora atrasada, quem sabe essas dicas não te ajudam?
ESTEJA PRESENTE
Quando em casa, esteja presente. Brinque com as crianças, faça o serviço doméstico, brinque na internet, assista TV sem pensar no trabalho. Quando estiver no trabalho, foque no que precisa ser feito. Não pode passar duas horas no Pinterest pesquisando inspirações pra festa de aniversário do filhote quando deveria terminar aquele projeto.
ACABE COM A PROCRASTINAÇÃO
Existe relaxar, distrair, cair em devaneios e existe procrastinar até aquela tarefa chata virar urgente. Quando se é mãe, imprevistos acontecem e quanto menos tempo você tem pra fazer algo, maior a chance de algo inesperado acontecer e você acabar se atrasando.
DIGA NÃO
Uma das razões pela qual as mães vivem atrasadas é não saber dizer não. 3 festas de aniversário no mesmo dia? Encontro de brainstorming com os amigos para um novo projeto enquanto o bebê está doente? Academia longe de casa por que as amigas convidaram? Nada disso é viável. Diga não, priorize e saia da sinuca de bico.
DIGA SIM AO ÓCIO CRIATIVO
Ao mesmo tempo em que você precisa parar de procrastinar, reserve alguns minutos para fazer justamente o que te der na telha. Separar 20 citações para o seu Instagram, ler blogs, fazer uma lista de livros, olhar para o teto, vegetar de cara pra TV. Qualquer que seja seu hobby, seu vício, sua vontade, é preciso relaxar. No trabalho, uma boa maneira de lidar com a dispersão é se permitir “voar” por alguns minutos depois de um bom período produtivo. Tipo 10 minutos a cada hora e meia parece suficiente? Coloque o alarme do celular para funcionar ou use aplicativos. Eu uso o Pomodoro.
PLANEJE COM ANTECEDÊNCIA
Suas manhãs são difíceis. É tudo mais lento e você nunca consegue sair de casa na hora? Uma boa técnica é adiantar tudo na noite anterior: durmam de banho tomado, roupas separadas no espaldar da cadeira, mochila das crianças arrumada e a sua bolsa também. Caso você tenha ajuda, deixe as instruções para sua empregada/faxineira por escrito na geladeira e deixe o que for possível da lancheira das crianças pronto. Com a maior parte das tarefas já resolvida você tem mais tempo pra tomar café da manhã com calma, brincar 10 minutinhos com seu filhote e quem sabe até acordar 10 minutinhos mais tarde? Todo mundo sabe da importância dos 10 minutinhos extras de sono.
ORGANIZE SUA CASA UM DIA DE CADA VEZ
Perdeu o controle completo sobre o seu lar? Parece um campo de guerra? Não sabe por onde começar? Indico com afinco o método Fly Lady. 15 minutos por dia se concentrando em uma tarefa. Dia de organizar os livros: 15 minutos. Depois pare tudo e vá fazer outra coisa. Se depois que tudo estiver tranquilo, crianças dormindo, o dia seguinte completamente planejado, você sentir que está afim de arrumar mais um pouco, faça uso de mais 15 minutos. E pronto. Pode demorar um pouco, mas você chega lá com virtualmente nenhum sofrimento.
Se você não tem ajuda em casa e quer saber como se organizar para ter a casa sempre limpa e em ordem, leia o post que a Paty escreveu sobre isso na semana passada.
DESAPEGUE
Bagunça no lar e na vida, significa bagunça no coração. Já escrevi extensamente sobre o assunto aqui. Por isso desapegue. Não tem espaço para ter 80 sapatos por que a sapateira só cabem 40? Trate de se livrar dos 40 pares extras. Nem lembra o que tem dentro da caixa plástica que está há anos ocupando espaço no armário? Você precisa realmente disso? Desapegar significa casa organizada, que significa menos tempo perdido limpando tralha, o que significa mais tempo e menos atraso.
FAÇA LISTAS
Um dos grandes males das pessoas atrasadas é que elas não conseguem organizar as tarefas do dia, priorizar os problemas e ficam ali, perdendo tempo dentro de suas cabeças sem conseguir finalizar nada. Por isso faça listas. Eu tenho duas listas: uma para o dia com coisas mundanas (por exemplo: ligar pro técnico do filtro, comprar pão, ir no sapateiro) e uma para coisas de maior prazo (finalizar projeto de livro, escrever o roteiro, planejar viagem, planejar ações de comunicação para o semestre).
As listas de longo prazo eu normalmente preciso detalhar em várias tarefas. Faço isso de forma minuciosa e estabeleço prazos por tarefa, assim não ficam ali para sempre. As coisas do dia a dia eu acabo colocando no caderno e rabisco de caneta vermelha cada tarefa completada. Os projetos de longo prazo eu coloco no Trello que uso com fervor não só como forma de me organizar pessoalmente, mas também para trabalhar remotamente com equipes. Por exemplo: todo o Mundo Ovo está mapeado no Trello (e arquivado no Dropbox), já que nós três trabalhamos longe umas das outras. O mesmo para o departamento de comunicação da minha editora e com meus designers. O uso de ferramentas de gestão serve tanto para o trabalho quando para a vida pessoal.
DELEGUE
É super louvável o seu desejo de ser independente e autossuficiente; uma mãe presente, que trabalha muito, tem interesses pessoais diversos e quer estar sempre à frente de tudo. Mas a que custo? Por isso perca um pouco o controle e delegue. No trabalho, delegue coisas para sua equipe; em casa, ache ajuda. Divida as tarefas com seu companheiro, peça ajuda pra sua mãe, contrate uma empregada. Se você conseguir chegar mais cedo no escritório, se organize para sair mais cedo ao invés de trabalhar mais horas.
SEJA REALISTA
O maior tapa na cara das pessoas eternamente atrasadas é que um dia elas precisarão encarar que fazem mais do que podem. Ou que procrastinam mais do que devem. Qualquer que seja seu veneno é importante ser realista em relação ao quanto você deseja mudar e em como você vai, de verdade, transformar a sua vida para que você não esteja tão atrasada nos seus afazeres. A aceitação é o primeiro passo para a cura, dizem. Por isso me diga: o quanto de verdade você deseja estar na hora, em dia, em ordem?
Tem mais dicas? Deixe aqui nos comentários. Esse é daqueles momentos aonde a união faz a força e precisamos todas de um grande abraço coletivo e virtual. ____o____
Imagem destacada: Shutterstock Dmitriip
2 Comentários
Por aqui chegamos atrasados no colégio. TODOS os dias 🙂
Amei o texto todo!!!!
Me encaixe nele melhor do que nas minhas roupas limpas… Pq os cestos d roupas sujas já se superaram :'(
Vou tentar seguir a flylist… Obgda!