Pesquisa analisa o que as crianças brasileiras assistem no YouTube

O Brasil é o segundo maior consumidor de vídeos do YouTube no mundo. E mais de 20 bilhões de visualizações do site no país são em canais consumidos predominante por crianças. Esse e outros dados fazem parte da pesquisa “Mapeamento do Comportamento Infantil no YouTube: crianças de 0 a 12 anos, Brasil”, realizada por Luciana Corrêa, coordenadora da área Famílias e Tecnologia, do ESPM Media Lab, que mapeou o comportamento infantil no YouTube Brasil entre crianças de 0 a 12 anos.

Entre os 100 canais de maior audiência no You Tube Brasil, 36 abordam conteúdo direcionado ou consumido por crianças de 0 a 12 anos. A Galinha Pintadinha encabeça o primeiro lugar no número de visualizações. Seguido por inúmeros canais de gamers, sobretudo dedicados ao jogo Minecraft.

Confira quais são as principais categorias de pesquisa:

YouTube

 

A pesquisadora destaca que um dos maiores crescimentos de audiência entre 2012 e 2015 foram nos canais dedicados a unboxing. Aqueles vídeos onde a pessoa abre a caixa de brinquedo e mostra como brincar. “Os dados apontam que o crescimento destes canais está em uma curva ascendente e muito acentuada”, ressalta Luciana.

No recorte de audiência dos 15 maiores canais infantis, de 0 a 2 anos de idade, seis abordam essa narrativa. “É preciso entender como a criança enxerga esse conteúdo e, principalmente, educá-la para o consumo, porque o mercado sempre encontrará suas brechas de atuação”, pondera.

A lista detalhada dos 110 canais pesquisados pode ser acessada no endereço: http://pesquisasmedialab.espm.br/110-canais-infantis-do-youtube-brasil/

 

 

 

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