Está circulando um vídeo mostrando qual será a cor dos olhos do bebê baseado na cor dos olhos dos pais. Isso me transportou direto para as cadeiras escolares e as aulas de ciências. Lembram do azinho (Aa), Azão (AA)?
A cor do olho é definida pela cor da íris, que é aquele círculo em volta da pupila. A cor da íris, por sua vez, vai depender da ação de uma proteína chamada melanina, a mesma que dá a cor da nossa pele e dos nossos cabelos.
Mas o que isso tem haver com os olhos acinzentados do seu filho ao nascer?
O melanócito (célula que produz a melanina) não recebeu nenhum estímulo luminoso enquanto estava dentro do útero e por isso não produziu melanina. Só após o nascimento e exposição ao meio é que teremos como saber qual a cor dos olhos, que irá se definir mesmo, lá pelos 6 meses de vida (na maioria dos casos), podendo se estender até os 12 meses. Se o melanócito produzir pouca melanina, o olho permanecerá azul, se produzir um pouco mais, teremos os tons esverdeados. E assim vai até chegarmos aos olhos castanhos e pretos.
NOTA: Bebês de pais asiáticos, negros ou hispânicos quase sempre nascem com olhos escuros, enquanto que bebês de pais caucasianos nascem com olhos acinzentados ou de cor azul escura.
Mas e a genética? Onde entram os genes recessivos e os dominantes que eu citei lá no início?
- Mãe e pai de olhos castanhos geram na maioria das vezes, filhos com olhos castanhos;
- Mãe e pai com olhos azuis geram (99%) filhos com olhos azuis;
- Um dos avós de olhos azuis pode interferir nas chances do bebês ter olhos azuis, mesmo que os pais tenham olhos castanhos;
- Um dos pais tem olhos castanhos e o outro tem olhos azuis, aumentam as chances da criança ter olhos claros. A cor dos olhos dos avós vai ser de grande ajuda nessa equação.
Se você quer saber quais as reais chances de saber a cor dos olhos do seu filho, basta dar uma olhada nesse site, ele calcula as probabilidades com base na cor dos olhos do casal, dos pais e irmãos.
Crédito da imagem em destaque via Shutterstock
Sem Comentários