Qual o problema do desfralde cedo demais?

Desfralde cedo, tarde ou na hora correta são temas recorrente na blogosfera materna. Pudera. É um dos assuntos onde pais pisam em ovos. A maioria de nós experimenta alguma dificuldade em decidir o momento certo do desfralde. Ou ainda qual seria o melhor método. E mais uma dezena de dúvidas sobre coisas tão mundanas quanto: redutor de assento ou pinico?

Olha, não existe nada de mundano no desfralde, seja ele diurno ou noturno e eu sou a favor de usarmos todo tipo de produto ou tecnologia a nosso dispor.

E eu queria te deixar mais tranquila, por que todas nós erramos um pouquinho no meio do caminho, mas dá pra minimizar se você ler esse post.

 

Pais ansiosos

Pais são ansiosos por natureza. E no desfralde não seria diferente. Depois de trocar milhares de fraldas, você não aguenta mais essa função; precisa cortar custos e fraldas descartáveis (se você não usou as de pano) custam caro; a escolinha está forçando a barra para desfraldar a turma toda… Enfim, são muitos os momentos de ansiedade e a gente fica querendo mesmo antecipar essa fase.

Mas meu conselho é: não faça isso. Não só o desfralde vira um momento de absoluta agonia na família (quando pode ser um momento leve e até engraçado), como pode causar problemas sérios sejam psicológicos ou de saúde. Alguns desses problemas a criança poderá levar até a vida adulta.

Mas todos os amiguinhos já desfraldaram

Não importa. Não é um concurso. Seu filho não vai ganhar mais estrelinhas no jogo da vida por que desfraldou cedo. Cada criança tem o seu tempo. Desfraldar depende de um amadurecimento físico e também psicológico.

E é ele quem vai determinar quando estará preparado, a partir de sinais simples:

  • Aprende a tirar a fralda e a tira com frequência e gosta de andar sem nada pela casa
  • Avisa quando faz xixi e quando a fralda está “enchendo” passa a reclamar
  • Fraldas mais secas por mais tempo
  • Faz cocô mais ou menos no mesmo horário e alguns minutos antes passa a avisar que esta com cocô/vai fazer
  • Quando faz xixi é aquele xixi comprido e não pinguinhos seguidos. (significa que já tem mais controle sobre a bexiga)
  • Passa a se interessar em ver os pais no banheiro, pergunta o que estão fazendo e quer ver o “resultado final” da visita ao “troninho”.
  • Aprende a falar xixi e cocô e sabe diferenciar um do outro.

 

Qual o problema do desfralde cedo demais?

 

Mas quais os riscos do desfralde cedo demais?

+ Medo ou aversão

Crianças que não estão preparadas e são forçadas a desfraldar mais cedo podem sentir aversão e/ou medo do momento de fazer xixi ou cocô. Muitos se escondem, prendem ou choram. Quer coisa mais angustiante do que ver seu pequenino sofrendo pelo que deveria ser um marco de crescimento?

+ Enurese noturna

As crianças não relaxam quando o assunto é desfralde e a enurese noturna é uma das questões que os pais poderão ter que lidar num futuro muito próximo. Saiba mais sobre o assunto.

+ Constipação e outros problemas

Segurar a vontade de ir ao banheiro por muito tempo pode causar constipação crônica (que pode seguir a criança até a vida adulta, inclusive); cistite e outras infecções urinárias e até mesmo problemas renais.

+ Escapes

Por que chega uma hora que as crianças não conseguem segurar mais o xixi ou cocô e aí começam os escapes fora de hora. Pinguinhos de xixi ou bolinhas de cocô na calcinha/cueca; ou ainda pior: aquele xixi comprido ou um cocozão totalmente fora de hora, o que assusta e entristece a criança, que fica envergonhada, com medo, humilhada, por que ainda não é maduro para entender o que está fazendo de errado.

 

Por aqui está sendo um desastre. AJUDA

Leia esse post O que fazer quando o desfralde dá errado. Vai ser uma luz no fim do túnel.

 

++ CONHEÇA TODOS OS NOSSOS POSTS SOBRE DESFRALDE ++

 

 

Imagens: Shutterstock

gatos e bebês
Postagem anterior
Gatos e bebês: meu relato pós parto
mãe e filha
Próxima postagem
Mãe que também é filha

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Qual o problema do desfralde cedo demais?