Xixi na cama ou enurese noturna

Importante começar esse post dizendo que ele é destinado somente para os pais de crianças acima de cinco anos. Se seu filho menor de cinco anos ainda faz xixi na cama, estamos falando apenas de uma falta de amadurecimento do trato urinário e faz parte do desenvolvimento da criança. Depois dos cinco anos já é considerado enurese noturna.

****************************

Ser mãe é sempre viver algum tipo de drama, né? E o drama da vez aqui em casa se chama xixi na cama (ou enurese noturna).

Victoria desfraldou relativamente cedo de dia, aos dois anos e dois meses. Com a ajuda da escola e persistência aqui em casa, ela passou por essa fase sem grandes dramas. Já o desfralde noturno foi um pouco mais complicado. Atrasei o quanto deu pois ela ainda era completamente viciada em mamar antes de dormir (a mamadeira embalava o sono) e ela fazia de um a dois xixis na fralda toda noite.

Em algum momento depois dos quatro anos, ela passou a pedir pra tirar a fralda pra dormir e começou o nosso drama de ter que acordar duas vezes durante a madrugada para levar ao banheiro (meia-noite e três da manhã) e depois disso só as três da manhã.

Hoje, mais de um ano e meio depois do desfralde noturno oficial, e aos cinco anos e 9 meses, ainda precisamos acordá-la de madrugada ou ela faz xixi na cama quase que diariamente.

Mas o que é a enurese noturna?

Enurese noturna é a incapacidade de segurar o xixi enquanto dorme. É uma condição relativamente normal entre crianças de 5 a 7 anos e com treino, paciência e atenção, após os 7 anos a porcentagem de crianças com enurese noturna cai drasticamente.

Quais as causas?

As causas são inúmeras e variam desde bexiga pequena, constipação crônica e diabetes tipo um até apneia, problemas estruturais no trato urinário e hormônios. O mais comum, entretanto, são problemas emocionais (separação dos pais, chegada de um irmão, mudança de escola ou de casa, etc.).

Sabe-se que a enurese noturna atinge duas vezes mais meninos do que meninas. E que a enurese noturna também pode ser um indicativo de transtorno e déficit de atenção combinada com hiperatividade. E por fim, se já existem casos de enurese noturna na família, a condição pode ser genética.

Como tratar?

Visite o pediatra do seu filho, se a criança ainda faz xixi na cama com frequência para que ele possa indicar o tratamento médico adequado, sobretudo se a criança tiver mais de sete anos.

No caso de ser um fator emocional, que parece ser o caso aqui, as dicas da pediatra da Victoria foram simples:

Diminuir a ingestão de líquidos a noite

Aqui é muito difícil seguir essa regra. Victoria toma quantidades anormais de água e sempre foi assim. Agora que ela chegou aos cinco anos, ela mesma pega seu copo, abre a geladeira e se serve. Então, a não ser que eu fique atrás dela monitorando seus passos, beber menos água à noite é um processo de convencimento.

Xixi antes de dormir

Depois de todo o ritual noturno, a última coisa a fazer antes de dormir é ir ao banheiro para um xixi comprido.

Na madrugada

Por um tempo eu levava ela dormindo e ela nem tinha consciência do que estava acontecendo. Depois de um tempo passei a acordá-la para que ela fosse sozinha ao banheiro e tivesse consciência do que estava fazendo.

O horário crítico aqui em casa é 3 da manhã, mas pode ser qualquer horário, você vai ter que identificar. Hoje em dia eu só acordo ela se eu estiver acordada. Como eu sofro de insônia, nas raras madrugadas em que eu durmo, eu não quero nem saber, continuo dormindo e não atrapalho meu sono por nada. De vez em quando ela passa a noite toda sem xixi na cama, de vez em quando ela molha a cama.

Uma dica

Verifique se o seu filho não tem medo de escuro ou medo de ir ao banheiro sozinho de madrugada ou mesmo medo de estar acordado sozinho quando a casa toda dorme. Se esse for o caso, deixe uma luz acesa e vá conversando com ele sobre esse medo. (Não é o caso por aqui).

Na cama dela

Recentemente nos mudamos e só assim ela passou a aceitar a dormir na própria cama. Quando ela fazia xixi na cama, ela continuava dormindo no xixi, mesmo que sentisse frio. Hoje em dia, quando ela faz xixi na cama ela acorda imediatamente. Agora que ela dorme na cama dela, se ela faz xixi na cama, acorda imediatamente, tira a calça do pijama ou a camisola, passa um lencinho (Hahaha) e vai dormir aconchegada e “sequinha” lá na minha cama.

Ajuda

No dia seguinte, peço ajuda a ela para que tire os lençóis da sua cama, a colcha, o forro e leve tudo para a lavanderia para colocarmos na máquina. Depois peço ajuda para passar álcool ou Lisoform bruto no colchão. Usamos forro de microfibra com plástico, mas sempre acho que fica cheiro. Ainda mais com a frequência que ela ainda faz xixi na cama.

Outras dicas

Por aqui ainda estamos monitorando as causas do xixi na cama da Vicky e dando um tempo para ver se o tempo ajuda ela a amadurecer emocionalmente e passe a acordar quando sentir vontade. Mas pesquisando outras dicas achei bem legal um alarme que avisa quando o xixi começa a sair. Se chama Wet Stop, vende na Amazon, é barato e entrega no Brasil. Vou encomendar e depois comento. Os comentários sobre o produto foram os mais elogiosos. Fiquei entusiasmada, pois a pediatra da Vicky, acha que, no caso dela, basta paciência e um pouco de treino.

xixi na camaShutterstock
Aplicativos para planejar o quarto do bebê
Postagem anterior
Aplicativos para planejar o quarto do bebê
cuidados na gravidez
Próxima postagem
18 Dicas de cuidados que toda grávida deveria seguir

2 Comentários

  1. Helo
    8 de junho de 2016 at 10:51 — Responder

    Aqui estamos na luta tb. Consegui tirar os liquidos depois das 19 horas. Mas ainda levamos ao banheiro a meia noite. o xixi que tem escapado é o da manhã, pouco antes de acordar. As vzs escapa, as vzs ela acorda antes. E se escapa de beber agua depois das 19 hs tb temos presente noturno!

  2. Caroline
    25 de Março de 2019 at 8:50 — Responder

    Bom dia!! Estou enfrentando o mesmo problema!!! Vi que seu post é de 2016, conseguiu resolver a situação? Pode me atualizar por favor!! Meu filho foi exatamente a mesma coisa, hj está com 5 anos e 7 meses e na luta ainda contra incidi noturno!!!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Xixi na cama ou enurese noturna