Phenomenom Based Learning significa, em tradução livre, aprendizagem baseada em fenômenos. Nessa abordagem educacional o ponto de partida para aprender não são as matérias escolares preestabelecidas, mas sim o desejo dos alunos de uma classe em compreender determinado fenômeno.
Primeiramente, os professores perguntam aos seus alunos o que eles desejam aprender. Depois de escolhido o tema, o fenômeno é explorado como um todo, de forma contextualizada, sob o ponto de vista diferentes matérias: matemática, português, geografia, artes etc. O que couber melhor ao assunto.
Em entrevista ao site Carta Educação, a Jaana Palojärvi, diretora das Relações Internacionais do Ministério da Educação e Cultura da Finlândia, explica como funciona na prática o método: “A sala escolhe livremente um fenômeno, pode ser a mudança climática, a bacia hidrográfica do Amazonas, a crise dos refugiados na Europa. Este fenômeno é explorado então pela perspectiva de diferentes disciplinas. Por exemplo, no caso do Amazonas, pode ser por meio da Biologia, Geografia, Matemática (quanta a floresta cresceu/diminui, medir o fluxo de água), História, Artes (pintar as paisagens), etc. A ideia é quebrar as barreiras tradicionais entre as disciplinas e aumentar as habilidades analíticas dos alunos. E, é claro, faz com que os professores trabalhem em conjunto, buscado interfaces no planejamento das aulas.”
A Finlândia possui um dos melhores sistemas educacionais do mundo e a metodologia Phenomenom Based Learning é uma prática antiga nas escolas do país. No novo currículo ela se torou compulsória. Atualmente, cada escola finlandesa precisa ter pelo menos um curso anual com essa abordagem.
Por que utilizar essa abordagem?
O mundo mudou drasticamente nos últimos anos e a educação não acompanhou essas mudanças. A escola de hoje continua muito parecida com a escola do século passado. Repensar a educação é urgente para que os alunos aprendam ferramentas úteis para o mundo em que vivem e fiquem motivados.
A abordagem Phenomenom Based Learning utiliza a curiosidade natural da criança para que ela aprenda de forma holística, dentro de um contexto real. Nesse processo de aprendizagem, novas informações podem sempre ser aplicadas ao fenômeno estudado. Aprender e já utilizar as novas informações durante o processo de aprendizagem é muito mais efetivo do que apenas ler ou aprender a teoria, pois o aluno aprende a internalizar o conhecimento e seu significado Em um mundo em que praticamente todo o conhecimento está disponível na internet, faz muito mais sentido utilizar uma abordagem que dê conta da velocidade de novas informações e descentralize o conhecimento.
Não estamos mais falando de situações hipotéticas, como aqueles problemas da nossa época aprendidos na aula de matemática. Maria tinha 20 carneirinhos e comprou mais 15, com quantos ela ficou? Se você não é a Maria e não pretende comprar carneiros, o aprender fica muito distante da realidade da criança. Na aprendizagem por fenômeno, os resultados finais estudados são autênticos, podem ser aplicados em situações reais. A ideia é trazer uma experiência mais próxima das que experimentamos na vida em situações de aprendizagem pedagogicamente estruturas para tal.
Fonte: Phenomenal Education
Crédito da imagem em destaque: Shutterstock
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