Montar o quarto do bebê é muito gostoso, mas as referências que existem por aí podem ser muito cruéis para quem está tentando fazer uma coisa prática e sem gastar muito.
Quase todo mundo concorda que construir o ninho da cria pode ser uma das coisas mais legais da gestação. Ao mesmo tempo, montar o quarto do bebê requer uma boa dose de pesquisa e planejamento. Não importa o tipo de quarto ou qual é o seu budget, tenha certeza de que você vai colecionar um mundo de referências.
Cada família tem suas próprias ideias e expectativas para o quarto do bebê. Aqui em casa, decidimos pelo conceito mais minimalista – assim como fizemos com os brinquedos. Não um minimalismo estético, mas algo no sentido de “ter apenas o necessário”. E sem custos astronômicos para nossos padrões, claro.
Buscando algo prático, confortável, sem gastar muito e ainda assim bem lindinho, me joguei no Pinterest. A ideia era um quarto montessoriano, sem berço (desculpa, mãe) e com tudo ao alcance do bebê. Referência é o que não falta. E o melhor é que todas as referências carregam a “sensação” de que aqueles são quartinhos fáceis e baratos de montar.
Porém, em meio a pinadas e boards, percebi que havia algo de irreal nas imagens que eu estava salvando. Algo quase fantasioso sobre quarto de bebê. Comecei a questionar imagem por imagem e imaginá-las na esfera da realidade. Foi isso que percebi:
Quartos enormes e cheios de espaço
A maioria dos quartos que fazem sucesso no Pinterest são quartos enormes. A verdade é que o quarto do bebê, principalmente montessoriano, não precisaria de muito para ser funcional (e lindinho!). Mas não é possível que os apartamentos brasileiros modernos tenham quartos com tanto espaço como vemos no Pinterest.
Fotos lindas do Pinterest te “vendem” que um quarto montessoriano perfeito tem cama (de solteiro!) no chão, espelho, tapete, mesinha com quatro lugares, espaço de leitura e muito espaço de sobra para a criança brincar e ser criativa. O mesmo vale para os quartos tradicionais – que parecem ser maiores que a maioria das suítes dos apartamentos. Não é real e é extremamente frustrante.
Está faltando muita coisa nesse quarto
Esse foi o meu maior incômodo. Nas fotos, o quarto do bebê tradicional não possui armários, quase nunca. Sempre me pareceu que era impossível fugir do armário na hora de montar um quarto – principalmente se você estiver planejando que esse quarto acompanhe os próximos anos da criança. E armário é a coisa que ocupa mais espaço em um quarto, é depois de encaixá-lo no cômodo que é possível planejar qualquer coisa. Mas não tem.
Nas fotos dos quartos montessorianos, não se vê nem armário e nem trocador. São duas coisas que ocupam muito espaço e são essenciais, mas não parecem existir. Os quartos parecem mais “quartos de brincar” e não ambientes realmente funcionais para pais e filhos.
Na vida real, precisamos encaixar tudo em um quarto pequeno e só então pensar nos outros aspectos do espaço.
Questionando o minimalismo no quarto do bebê
Ser minimalista é viver apenas com o necessário. Mas esse conceito, principalmente em termos de decoração, vem sendo confundido com um conceito estético. Linhas limpas, peças de design com inspiração nórdica e ambientes ascéticos estão sendo cada vez mais desejados. E, naturalmente, esse estilo “minimalista” está sendo traduzido para o quarto do bebê.
No Pinterest, vemos quartos lindíssimos nesse estilo, porém eles são quase impossíveis de trazer para a vida real. Primeiro que a ideia de um quarto ascético e clean para um bebê ou criança pequena, me parece difícil. Onde ficam todos os brinquedos e objetos coloridos? Segundo, essa decoração se baseia em peças de design especialíssimas e, por si só, extremamente caras. Onde fica o “custo por uso” de um berço mais caro que um sofá?
O falso “feito à mão”
Na tentativa de economizar no aspecto “lindinho” do quarto, comecei a procurar referências de DIY e coisas que poderiam ser feitas à mão para decoração. Mais do que isso, queria sentir que algumas coisas do quarto do bebê tinham sido feitas por mim ou por pessoas próximas.
Qual não foi minha surpresa quando reparei que, ao invés de colocar a mão na massa, as pessoas compram objetos que parecem ter sido feitos de forma artesanal, para construir uma atmosfera acolhedora de handmade.
E você? Reparou mais referências irreais de quartos no Pinterest?
2 Comentários
ADOREIIII esse post! Confesso que nunca tinha reparado, mas faz todo sentido!! rsrs
E as lamparinas penduradas nas caminhas ou mesa com ABajur baixo, que as crianças podem puxar ? Lindo, fofo e irreal