Saiba o que é o quarto trimestre da gravidez e por que é tão importante

Você sabia que existe uma teoria que diz que os primeiros três meses do bebê fora do útero também podem ser considerados parte da gestação? É o chamado quarto trimestre. Ele marca o início da exterogestação, que significa gestação externa.

 

É muito incrível testemunhar as mudanças no corpo e a formação de uma nova vida durante a nossa gravidez. Tudo fluindo em seu próprio tempo. O corpo que lentamente vai se modificando e abrindo espaços para uma nova vida chegar. Não é a toa que esse processo demora 9 meses. E também não me surpreendeu quando li uma teoria que diz que na verdade a gravidez demoraria 3 meses a mais, porém a partir do nascimento, fora da barriga.

O parto inaugura uma mudança abrupta para o bebê e devemos ajudá-lo para que essa transição ocorra da forma mais suave possível. Esse é um momento sagrado que a mãe deve dedicar ao seu filho. Por isso, ao invés de tentar que a sua vida volte ao normal o mais rápido possível depois do nascimento, aproveite esse período para ficar em contato com o bebê, em um ambiente calmo, vivendo em um tempo diferente daquele que você vivia antes. O quarto trimestre é muito importante tanto para o bebê quanto para a mãe.

quarto trimestre da gravidezShutterstock

 

O que é o quarto trimestre da gravidez?

O quarto trimestre do bebê se inicia com o nascimento e vai até os três meses. O termo pode soar estranho a princípio, uma vez que o bebê já está fora da barriga da mãe. Mas basta pensar no bebê ao nascer que dá para entender um pouco do que se trata. O recém-nascido ainda é tão dependente, incapaz de controlar seu movimentos – ele não consegue nem sustentar a própria cabeça ou se relacionar!

Os sentidos já existem, mas não se desenvolveram. A visão ainda é embaçada e ele não é capaz de distinguir barulhos. Depois de meses cercados pelo ventre da mãe, ele está solto em um espaço enorme. Como o bebê ainda está se acostumando com a claridade, com os barulhos, a nova temperatura e o novo espaço, tentar reproduzir o ambiente intrauterino pode ajudar. Ouvir o chamado barulho branco, que se assemelha ao barulho de dentro da barriga (existem alguns aplicativos disponíveis que reproduzem o som) e estar aconchegado e próximo à mãe, ouvindo seus batimentos cardíacos, ajudam na transição.

Durante os primeiros três meses, o bebê vai aprender a controlar mais seus movimentos, a desenvolver padrões de sono e de alimentação, desenvolver suas habilidades sociais para interagir. Tudo isso devagar e tempo dele. Por isso é comum que essa fase seja acompanhado de muito choro do bebê. E às vezes até da mãe, que se sente frustrada. Mas faz parte, não se desespere.

Dicas para o quarto trimestre da gravidez

Em primeiro lugar, tente entender melhor o ambiente em que seu bebê viveu antes de nascer e pense em como o novo ambiente é diferente para ele. Você tem que ter paciência para ajudá-lo durante essa transição. O ideal é tentar recriar do lado de fora as sensações que o bebê tinha quando estava na barriga da mãe.

  • Nessa fase, o bebê precisa de contato pele a pele. Ao ficar barriga com barriga com a mãe, ele é capaz de sentir os batimentos cardíacos da mãe. O mesmo barulho que ouviu durante os 9 meses de gestação.

 

  • Usado corretamente e com segurança, o sling pode ser um grande aliado para manter o bebê perto da mãe.

 

  • O bebê deve ser alimentado exclusivamente de leite materno em livre demanda, ou seja, quando ele quiser.

 

  • Se movimentar com o bebê no colo e fazer movimentos suaves para niná-lo pode ajudar a reproduzir o ambiente do útero. Por isso, nada de dar bola praquele papo de “vai acostumar mal o bebê”, “ele vai ficar mimado” etc.

 

  • Luz baixa, pouco barulho e um ambiente calmo, ajudam durante a transição.

 

Crédito da imagem em destaque:Photo by Jenna Norman on Unsplash
o que levar na mala da maternidade
Postagem anterior
O que levar na mala da maternidade?
bebê não come açúcar
Próxima postagem
Meu bebê não come açúcar, parem de me encher o saco

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Saiba o que é o quarto trimestre da gravidez e por que é tão importante