Pré-natal

Uma pesquisa feita pela Fiocruz sobre planejamento familiar mostra que 55% das 20 mil mulheres entrevistadas afirmaram ter ficado grávidas sem planejar. O ideal é que as mães comecem a se preparar e se cuidar antes de engravidar. Se não deu tempo ou você foi pega de surpresa, como as mães dessa pesquisa, o pré-natal está aí para ajudar. Ele não serve apenas para o acompanhamento da saúde do bebê, garante também a nossa saúde durante todo o período gestacional, prevendo e evitando complicações na saúde de ambos.

Guia do Pré-Natal:

Ao se descobrir grávida, procure o seu ginecologista, se ele for obstetra, ótimo, sua jornada já começou. Caso não seja, peça uma indicação e marque logo sua consulta.

As consultas com o obstetra serão, geralmente, mensais até o 7º mês, passando a ser quinzenal até 36ª semana e semanal até o parto.

Exames Laboratoriais

O objetivo é detectar qualquer alteração e intervir precocemente, evitando comprometimentos para a mãe e o bebê.

Sangue – Os exames mais comumente pedidos são: grupo sanguíneo e fator Rh (para evitar possível incompatibilidade entre o sangue materno e o sangue do bebê), Hemograma completo (avaliação do estado geral de saúde da mãe e detecção de possível anemia ferropriva), Glicemia (detecção de diabetes gestacional), Testes sorológicos (Anti-HIV, Sífilis, Toxoplasmose, Rubéola, Hebatites B e C, Citomegalovírus), para detecção e intervenção, evitando dessa forma, quando possível, a transmissão ou comprometimento da saúde do bebê.

Urina – Exame feito para detectar infecção urinária, muito comum na gravidez.

 

Exames de Imagem

Muitos casais estão solicitando que os médicos façam o mínimo possível de ultrassonografias, outros, gostariam de fazer uma a cada semana. O fato é que, se você confia no seu médico, siga o calendário proposto por ele.

Em todos os exames será visto e avaliado: o peso e altura estimados, determinação da idade gestacional, avaliação da posição no útero e o fluxo de sangue do bebê e também a circulação da placenta, através do doppler.

Acredita-se que no mínimo devem ser feitos três exames de imagem para acompanhar uma gravidez normal, sem intercorrências. A primeiraultrassonografia deve ser feita entre 12-14 semanas. Nela é realizado o exame chamado translucência nucal, buscando alguma alteração na nuca fetal, o que pode significar maior risco de anomalia genética.

A segunda ultrassonografia é a morfológica e deve ser feita entre 20-24 semanas, melhor momento para visualização dos órgãos do bebê, avaliação da face, coração, aparelho digestivo, pulmões, rins , bexiga e membros, contando os dedinhos dos pés e das mãos (coisa que quase toda mãe pede para ser feito). A terceiraultrassonografia já será realizada bem pertinho da reta final, por volta das 34-36 semanas, e a finalidade é a verificar a posição do seu bebê, garantir que tudo está bem, se ele já está encaixado, avaliar o grau da placenta (que varia do 1 ao 3, sendo o grau 3 indicativo de uma placenta mais madura e não desejada antes das 36 semanas) e o volume de líquido amniótico.

 

Crédito de imagem: Kit4na

Postagem anterior
Alho por alho dente por dente: provérbios com poesia e humor
Próxima postagem
Mamadeiras para dar e vender

1 Comment

Voltar
COMPARTILHAR

Pré-natal