O que muda aos três anos?

Quando a criança está perto de fazer dois anos, pais de todo o canto tremem só de pensar: o que é que vai acontecer quando eles chegarem nos terrible twos? E quando é que passa essa rebeldia incontrolável dos nossos pequenos? Bom… já falei sobre isso aqui, e como eu esperava – tal qual Fran e Dino da Silva Sauro com seu filhote Baby – que quando Victoria fizesse três anos, tudo fosse mudar.

Quando me lembro do ano que passou me dá um arrepio na espinha. Não me leve a mal, ela é a maior delícia desse universo, mas eu estaria te enganando se dissesse que foi fácil. A bichinha é fogo na roupa e me tirou do sério muitas vezes.

E eis que ela fez três anos. Em retrospecto, acho que muita coisa mudou. Mas em compensação, em outros departamentos, acho que houve até um certo retrocesso.

 

O que melhorou?

Passou a dormir mais cedo – Toda noite era um sufoco. Vicky não adormecia, mas desmaiava. E até desmaiar era um estresse diário. Ela simplesmente não apagava. Eu tinha vontade de chorar toda vez que escurecia. Mas um dia ela aprendeu. Ela tinha uns dois anos e meio quando começou a se entender com a cama. Ela aprendeu a entender que tinha sono e que aquela “sensação” era sinal de que era hora de dormir. Também passou a entender os rituais (jantar, tomar banho, trocar de roupa, ler história, mamar, dormir) e a gostar de fazer as coisas nessa ordem. E verbalizava que estava com sono. E passou a dormir sem muitas delongas. Na maioria das vezes.

Melhorou a qualidade do sono – há uns seis meses atrás, mais ou menos, ela passou a dormir a noite toda. Toma uma mamadeira e dorme sem acordar atéééé de manhã. Não existe preço em uma noite bem dormida. Sério. Vocês sabem o quanto eu sofri, aqui.

Menos mamadeiras – como ela passou a dormir a noite inteira, de três a quatro mamadeiras por noite viraram uma. Sim, ela mamava loucamente, porque mamar = dormir. Se ela não conseguia dormir, ou se acordava, precisava mamar de novo.

Desfraldou de dia – O desfralde da Victoria foi light e tranquilo e ela está oficialmente desfraldada de dia. Falta começar o treino noturno e estou em pânico. Afinal a monstrinha passou a dormir. Eu não posso mexer com o balanço do universo. Mas vou partir para o ataque quando eu entrar de férias, em janeiro, e ela com 3 anos e 4 meses.

Se expressa melhor – Uma criança que consegue se expressar verbalmente é menos propensa a ter ataques de pelanca. Pelo menos essa é a teoria. Victoria fala muito, fala muito bem, de forma explicada e raciocina. Isso dito, ficou mais fácil de argumentar com ela usando lógica.

 

O que não mudou

Viciada em chupeta – A Victoria trocou o peito pela chupeta. Ou seja: começou a chupar chupeta aos dois anos e meio. Ridículo, eu sei. Mas essa é a minha realidade. O resultado? Nem um pouco preparada para soltar a chupeta.

Hoje, contei animadamente que uma das melhores amigas da creche tinha jogado as chupetas no lixo e já era uma mocinha. O tiro saiu pela culatra. Ela abriu o maior berreiro, insegura, dizendo que ela também já era grande. E que ela queria jogar as chupetas dela no lixo. Mas que não ia dormir sem chupeta. Foi dramático, precisei consolá-la por um longo tempo e decidi que ela pode casar de chupetas que não vou me incomodar.

Não troca a mamadeira por copo – Detesta a ideia de tomar leite em qualquer outro horário que não seja na hora de dormir. E se recusa a tomar no copo. Ficaremos assim, por enquanto.

Soneca da tarde – Na creche o sono da tarde é irregular: às vezes dorme, outras vezes não. E quando dorme é sempre a última a dormir. Em casa, nos finais de semana, dorme depois do almoço uma soneca de pelo menos uma hora. Mas, na parte da manhã, as atividades ao ar livre (praia ou pracinha) cansam a beleza da miúda.

Continua dormindo comigo – Ela só dorme se for na minha cama e, se eu estiver em casa, só dorme comigo de corpo presente. Se eu colocá-la na cama dela e calhar dela não acordar, beleza. Senão, é chororô e de volta pra minha cama. Estou num processo de refazer o quarto dela pra ver se ela pega amor.

 

O que piorou?

Alimentação –Victoria come muito bem, realmente bate o maior pratão. Na creche ela raramente recusa um alimento, come o que é oferecido. Mas está mais seletiva em casa, recusa todo tipo de verde no prato, inclusive tempero e de vez em quando recusa os legumes. Eu não escondo legumes e verduras no arroz ou feijão e faço um prato colorido a cada refeição. Não existem substituições. Ou ela come o que está no prato, ou não come nada. Se não comeu os legumes não ganha mais carne com arroz. Sobremesa é “sobrenome” pra fruta, que ela come sempre. E a bebida é sempre água. Se vou ser bacana e oferecer uma fatia de bolo ou uma besteira, o nome disso não é sobremesa, é “surpresa” que é ocasional e não está atrelada ao fato dela comer ou não todos os legumes.

Comportamento – De umas semanas pra cá ela, que estava super calma, passou a se rebelar elevada a décima potência. A pirraça está fora de controle. Está muito agressiva não só fisicamente (bate, morde e belisca, coisa que ela já tinha parado de fazer), mas também verbalmente (diz coisas como “você é feia e boba”; “eu não quero mais você” e coisas do gênero). Ela entende que bater machuca e faz de propósito. Ela também sabe que está falando coisas feias, porque te encara desafiadoramente. Fora que tudo o que pede já é gemendo ou manhosa. Não sei exatamente o que está acontecendo, e acho que tem um probleminha rolando aí. Mas também acho que, como ela sabe se expressar melhor e entende um pouco mais os seus sentimentos, tenta manipular a gente. De qualquer forma essa história vai render próximos capítulos.

 

E por aí? Como você está encarando os terrible threes?

 

 

Imagem: Freedigitalphotos.net

 

Bandeirolas para festa
Postagem anterior
Bandeirolas para que te quero!
Próxima postagem
Como transformar o ritual do sono em uma noite mais fofa

11 Comentários

  1. Giana Tarja Koch
    16 de outubro de 2013 at 11:09 — Responder

    Ola, Camila!

    Me identifiquei com mtas coisinhas q li no seu post. Em alguns momentos parecia q estava lendo a respeito da Mª Eduarda (Madu para os íntimos).

    Posso tomar a liberdade de dar uma dica para largar a chupeta?
    Levei ela no dentista com 2 anos e meio e ela falou q o ideal era q ela largasse a dita cuja até os 3, no máximo, pq já estava ficando com a ‘mordida aberta’, pois tbm era APAIXONADA pelo bico.
    Começamos então um processo de mta conversa a respeito. Mostrei no espelho q seus dentinhos nao pechavam como os meus. Combinamos q a levariamos numa loja de brinquedos onde ela poderia escolher a boneca q quisesse (independente do valor). Porém nessa loja, para poder levar a boneca pra casa a criança tinha de deixar as chupetas (Sim! Ela tinha 4…)E foi o q aconteceu. Escolheu uma Monica Barriguinha e no momento de pegar a caixa no balcão olhou pras chupetas, olhou pra boneca, olhou pras chupetas e… Se agarrou na caixa! O impressionante (ou não, pq é o orgulho em pessoinha) é q NUNCA mais falou em chupeta.

    De repente, vale a pena tentar!

    Um abraço e FORÇA NA PERUCA!
    Giana

    • Camila
      16 de outubro de 2013 at 11:13 — Responder

      Giana, super obrigada pelo toque. Eu estou um pouco menos investida na tarefa de tirar a chupeta do que deveria talvez. Eu e o pai da Vicky nos separamos em março desse ano, então acho que qualquer muleta que ajude ela a sentir mais segura eu tô fechando os olhos. E a chupeta, junto com a mamadeira, junto com dormir comigo virou a trilogia da segurança. Esse ano estou cansada, sozinha e louca que esse ano termine. Então vou atacar tudo em 2014, uma coisa de cada vez. E vou deixar sua dica anotada no me caderninho, pode ser que funcione. Beijoca e valeu!!!

      • Giana Tarja Koch
        16 de outubro de 2013 at 12:20 — Responder

        Entendo perfeitamente! Coração de mãe…
        A tarefa de eliminar os bicos da face da terra ficou para o pai. Acho q eu era mais apegada que ela, no fim das contas. Acontece q era tão lindinhos, combinando com as roupas. kkkkk
        Mais uma dica então: em 2014 comece sua batalha pelo ‘dormir com vc”. Sou pedagoga e, apesar do coração de mãe às vezes dizer o contrário, vejo diariamente o qto isso afeta negativamente no desenvolvimento dos nossos pequenos. Mtas vezes fico no quarto com a Madu até q ela adormeça (no inverso gaúcho isso é um desafio ainda maior), mas não dou o braço a torcer.

        Um segredo: tomei mamadeira até os 13 anos. E era tri bom!!!

        Grande abraço

  2. Marcela Cardoso
    16 de outubro de 2013 at 12:11 — Responder

    Oi Camila,
    Nossa, assim como a Giana, tb me identifiquei em vários aspectos, muitos que já nem comento mais com amigas/parentes pois é crítica na certa. Te entendo perfeitamente. Tento não ser tão radical e atacar um problema de cada vez, não sei se é certo ou não, mas é o que me sinto melhor. A minha filha vai fazer 3 anos em janeiro e assim como a Victoria: dorme tarde, acorda várias vezes à noite e em todas pede a mamadeira (adorei sua equação mamar = dormir, é exatamente isso), ama a chupeta e dorme comigo, só que eu que durmo no quarto dela. Pois é… eu sou o terror dos livros de como agir “corretamente”, rs.
    A boa notícia é que o desfralde está correndo bem :o)
    Mas posso te pedir uma ajuda? O próximo “problema” que queria atacar são as diversas mamadeiras da noite. Já tentei substituir por água de côco e não só não funcionou como ela parou de querer beber água de côco… a Victoria parou de pedir por conta própria, pois passou a dormir a noite toda ou você tentou alguma tática? Beijos e muito obrigada por compartilhar esses momentos, tantos os felizes quanto os difíceis :o)

  3. Karen
    16 de outubro de 2013 at 12:51 — Responder

    A fase de pedir as coisas de forma manhosa e gemendo tem fim?! Minha filha está com 3a8m e já está há muito tempo desse jeito, sempre falo com ela que não é necessário chorar/gemer/resmungar para conseguir algo, que pelo contrário, fica muito difícil entender o que ela fala nessa situação mas não tem jeito. Tô aguardando isso passar…
    Beijos, adorei tudo!

    • Camila
      16 de outubro de 2013 at 15:14 — Responder

      Hahaha Karen, acho que essa fase não passa nunca. (que saco.) Beijoca

  4. Flavia Zamith
    16 de outubro de 2013 at 14:33 — Responder

    Caramba parece que estou lendo a respeito do meu Pietro!!!! Ele tem 2 aninhos e 4 meses e um gênio de lascar e tirar até Jó do sério…

    Bem, assim como vc, tenho ansiosamente aguardado o fim dos Terrible Twos, mas parece que ainda terei que fazer muita meditação para acalmar meus ânimos e exercitar a paciência que nosso amigo lá da Bíblia tanto inspira.

    O fato é que Pietro anda pirracento e muito agressivo, além de mandão! Sabe como ninguém ignorar um pedido e/ou um chamado quando lhe convém!!! Já tentei várias táticas como castigo, palmadas, conversa, carinho, beijinho, comparações e nada resolve!!!! às vezes ele melhora um pouquinho e acata meus pedidos e determinações (Aliás, esqueci de dizer que ele também já entende muito bem que bater dói, que existem palavras feias e ARGUMENTA comigo! Tipo: “Mas eu quero e pronto mamãe!!!”), mas na maioria das vezes ele me tira do sério com suas crises de raiva gratuita.

    Enfim estou meio que desesperada e já cheguei a pensar em partir para um psicólogo para me aconselhar em como lidar com isso… Por isso marquei ali em baixo para ser avisada de novos posts acerca deste assunto, quem sabe pinta um comentário com uma dica fantástica que me ajude a solucionar este problema e amansar a ferinha que tenho lá em casa!?!?!?!?!

    Um beijo e boa sorte para nós!!!!
    Flavia

  5. Barbara
    17 de outubro de 2013 at 1:16 — Responder

    Impressionante como passamos por tudo da mesma forma! Aqui em casa a Alice tem 2 anos e 3 meses, passei quase que de forma imperceptível por algumas fases: tiramos a fralda de dia tranquilamente, com a ajuda da professora da escolinha, e uma noite depois do banho percebi que não tinha fraldas em casa, então conversei com ela e expliquei que naquela noite não tinha mais fraldas e que se quisesse fazer xixi tinha que pedir!! E foi assim… nunca mais fraldas a noite também!! É claro que aconteceu de fazer xixi na cama, inclusive na minha cama, mas tudo bem! Sem estresse desnecessário!! A chupeta ela nunca gostou, e nem de mamadeiras, e hoje este é o meu problema!! Estou desmamando ela, tirando do peito e está sendo muito sofrido, ela não tem apego a mais nada!!! Como não chupa bico, nada substitui o peito, então ela chora, e chora, e eu, choro também!!! difícil!!! Estamos substituindo aas mamadas por mamadeiras, que ela resistiu bravamente em aceitar!! Mas estamos progredindo, já tem 6 dias sem mamar no peito, as mamadeiras estão rolando, as vezes várias vezes a noite ( acordar=mamar!!!)… Sobre pirraça acontece mas não é incontrolável, mas no geral os dias são muito corridos e as vezes estressantes mas de muito amor!!

  6. Milena
    14 de novembro de 2013 at 17:49 — Responder

    Olá Camila!! Puxa, isso só pode ser uma fase pois é tão parecido em tantas crianças! A minha Isabella agora com 3anos e 3meses, saiu da fralda sem stress, agora dorme a noite toda, mama antes de dormir e ao acordar, mas ainda chupa a chupeta (com um paninho de fralda). Ela está nessa situação de Genio indomável… rsrsrs… ela falta subir em uma cadeira para argumentar comigo na mesma altura. Sobre a chupeta gostei da sugestão da Giana, se me permite vou dizer a minha: ela escolheu um presente de Natal e vai trocar com o Papai Noel, pediu um Furby (ai meu Deus que caro!), mas já estamos conversando a vários meses, sempre toco no assunto. Antes do Natal vou tirar uma chupeta por semana, é só você furar ela na ponta, a criança mesmo fala que estragou e voce fala para ela pessoalmente jogar fora, sempre lembrando com firmeza “Quando chegar na ultima o Papai Noel vai levar e não tem mais chupeta!” Mas ele vai trazer o seu Furby. Deixa a ultima para o Papai Noel, tenho alguns amigos que fizeram isso, não digo que foi perfeito, pois dificilmente será, mas deve ser menos traumático. Beijos

  7. 21 de Fevereiro de 2014 at 13:32 — Responder

    Ola mamães de plantão, estou passando por uma cituação, que achei que nunca ia passar pois minha menina é bemesperta , ela é um pouco braba e apegada amim , mais nada se compara ao que ela esta fazendo agora , completou tres aninhos e esta se fazendo passar por nenem,,, ela ja fala de tudo agora quer que agente adivinhe o que ela quer , só quer colo,,,, tudo é manha e das brabas…… não sei o que está acontecendo e foi tudo derrepente….´e mt estranho ha e eu sou do lar não trabalho fora,,,,,, mais estou perdida tomara que seja só uma fase e pase logo.

  8. Bianca
    10 de Maio de 2014 at 8:02 — Responder

    Aff impressionante como todas as mães passam pelos mesmos processos,minha filha tem 2 adubos e 10 meses e está nessa fase de ” mannha,birra,choro,etc…minha filha saiu das fraldas com 1 ano e 2 meses,nem eu acreditei,ela mal sabia a noite, mas quando eu acordava cedo a fralda estava seca e foi então q deixei de colocar fraldas nem fé dia nem de noite aos 1 a e 2 m. Porém faz uma semana q desmamei ela pois ainda mamava no peito,achei q o processo de desmame fosse mais difícil, passei dipirona no seio e ela veio mamar viu q estava ruim e nunca mais pediu,não chorou nem um dia e nem deu trabalho pra dormir,porém percebi q ela ficou mais manhosa,só quer colo e faz 2 noites seguidas q ela faz xixi na cama(coisa q ela nunca fez desde q saiu das fraldas) detalhe :ela não pega mamadeira nem chupeta,mais esta alimentando se muito bem, Oq pode ter acontecido?? Me ajudem, pq o xixi na cama? Pq as manj

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

O que muda aos três anos?