Como transformar o ritual do sono em uma noite mais fofa

É difícil encontrar dicas específicas para ajudar o seu filho a dormir melhor depois que ele completa dois anos. Parece até que o mundo espera que nessa fase a criança já tenha aprendido a dormir e tudo seja tranquilo nesse setor.

Mas sabemos que essa não é a realidade da maioria das famílias. Se você der uma passeada pelos nossos posts, principalmente aqui, aqui e aqui, vai perceber que tem muita mãe que não dorme uma noite inteira há anos e não é dito, mas é sabido, que a maior parte das crianças entre dois e três anos ainda tem sono irregular.

Sabemos que rotina pra dormir é fundamental. Se nós adultos nos beneficiamos de calma e pequenos rituais para dormirmos com mais tranquilidade, pois estamos sempre ansiosos com o tempo que estamos “perdendo” enquanto dormimos, imagina as crianças, tão felizes em brincar, ler, ver TV, ou simplesmente passar mais tempo com seus pais e irmãos?

O ritual mais comum para fazer uma criança dormir envolve jantar, banho, escovar os dentes, colocar pijama, bater um papo ou ouvir música calminha, ler historinha e nanar. E o post de hoje dá dicas gostosas de compras pra ajudar você a manter esse ritual mais interessante pro filhote.

Banho quentinho

Um banho morninho antes ou depois do jantar é a fase um do ataque. Nada de muitos brinquedos ou agitação. Só uma chuveirada gostosa pra refrescar, um sabonete cheirosinho e uma massagem para hidratar e deixa-lo mais calmo.

Morro de amores pelas toalhas de banho da Carter’s. As primeiras que comprei, a Vicky ainda era neném. E hoje, com quase um metro de altura, ela usa as toalhas para toddlers, que são maiores e mais compridas. Escolha entre personagens como unicórnio, monstrinho, tubarão e coruja. E eles entregam no Brasil.

 

 

Pijama gostoso

A escolha da calcinha e da camisola/pijama da noite virou um ritual todo especial. Cada dia um personagem, cada dia uma cor. E não adianta fazer entende-la que pijamas devem ser repetidos se não estiverem sujos. Ela se revolta com essa possibilidade. Pra não sair lavando roupa sem necessidade, o jeito é fazer um rodízio. De vez em quando é difícil coordenar o tempo com o traje noturno. Em dias de frio ela precisa de camisola, num dia de calor, ela quer pijama. O jeito é adequar depois que ela dormir.

Ainda na linha de importados que entregam no Brasil, eu escolho sempre os pijamas da Old Navy (você sabia que a Old Navy é a linha mais popular da Gap/Banana Republic?) e da Osh Kosh B’gosh (que faz parte do mesmo grupo da Carter’s). Por aqui estou sempre presenteando os amiguinhos da Vicky com os pijamas da Nicobaldo.

 

Música calminha

Você pode ligar o seu “aparelho de ouvir música” (hoje em dia essa denominação é tão extensa né?) e colocar música clássica, bossa nova, jazz, algo bem calminho. Esse aparelho da Chicco, a Vicky ganhou quando nasceu e até hoje reina na cabeceira da cama dela, tocando as mesmas musiquinhas sem parar. Mas faz parte do ritual, e a gente não mexe nisso, certo? Se você não achar nas lojas da Chicco ou representantes no Brasil, a Amazon entrega aqui.

 

 

Soninho

Por aqui o soninho só virou realidade depois que ela gamou em bonecas, depois dos dois anos. Antes ela não dava a menor bola para paninhos de segurança, soninhos ou ursinhos. Hoje, um ursinho e dois soninhos são os prediletos. O ursinho ela ganhou quando nasceu, com lindas flores, um dos soninhos, ganhou da festa de monstrinhos do amiguinho Adam e o outro soninho é da Daniela Santos, criadora de mão cheia.

 

 

Livro

Aqui o rodízio de livros é grande e minha pequena leitora precisa de várias histórias até se sentir satisfeita. No momento, os livros de cabeceira para a hora do sono são: O que tirou o sono dos animais?, Posso dormir com você? e O livro das descobertas: hora de dormir.

 

 

E aí leitores, é torcer pra turminha dormir a noite inteira. E você também. Boa sorte.

 

Postagem anterior
O que muda aos três anos?
Próxima postagem
Bagunça e arrumação

1 Comment

  1. 19 de outubro de 2013 at 18:07 — Responder

    Oi, minha filha Talita vai fazer 1 ano e dez meses. Tinha problemas para dormir até eu tirar o peito. Mas agora ela está dormindo melhor. Também faço esse ritual e as vezes acabo saindo da rotina… o livro é super legal, ela fica super animada! Beijos

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Como transformar o ritual do sono em uma noite mais fofa