Você já deve ter ouvido, e até falado, que “gravidez não é doença”. E não é mesmo. Não há dieta a ser seguida, a não ser que você tenha problemas específicos de saúde, mas a boa alimentação na gravidez vai fazer uma grande diferença na sua saúde e na do seu bebê. O que você come é a fonte do que o seu bebê irá receber dentro da sua barriga e fazer escolhas inteligentes farão seu bebê crescer e se desenvolver de forma saudável.
Durante a gravidez, seu corpo vai trabalhar um bom bocado a mais, afinal, você está transformando um ovo fecundado em um bebê e tem apenas 40 semanas para isso. A atenção com o que se come e se bebe tem que ser redobrada. Se a sua alimentação sempre foi saudável, mantenha o ritmo, mas se você é amante de excessos alimentares, seja em quantidade ou em produtos ao melhor (pior) estilo junk food, vai ser preciso pisar no freio e rever sua alimentação para evitar complicações como anemia, diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.
Como fazer?
Comer de forma saudável durante a gravidez não é nada diferente do comer de forma saudável.
Comece alterando o seu ritmo alimentar. Pequenas refeições a cada 3 horas ajudam a manter o metabolismo funcionando como um relógio e evita que você seja vencida pelos enjôos e pela fadiga.
As refeições devem seguir a ordem:
- Café da manhã
- Colação
- Almoço
- Lanche
- Jantar
- Ceia
Carboidratos integrais
Principal fonte de energia do seu corpo. Prefira os alimentos integrais: massa, pães e biscoitos são ricas fontes de fibra, ferro, ácido fólico o e vitaminas do complexo B.
Evite açúcar refinado e farinhas brancas, eles só servem para dar energia.
Proteínas
Existem muitas maneiras de incorporar proteínas no seu dia sem necessariamente ser através da carne. Ovo, leite e derivados são fontes seguras e fáceis de introduzir em qualquer momento do dia. A combinação do nosso tão brasileiro arroz com feijão é outra que consegue fornecer todas as proteínas que nosso organismo precisa.
Para saber quais as melhores fontes de proteína você pode ler mais nesse artigo que já publicamos.
Gorduras
Se for para comer gordura, que seja das boas. As ditas gorduras boas são fundamentais na gestação para fornecimento de ácidos graxos que o nosso organismo não consegue produzir, os tipos omega 3 e omega 6, devem estar presentes na alimentação, diariamente.
O sistema nervoso do bebê e todas as suas conexões se alimentam dessa gordura.
Para a gestante também é fundamental a ingestão de gorduras com o objetivo de diminuir a liberação de insulina, controlando o ganho de peso e as possíveis alterações de glicemia.
Aqui você encontra uma lista completa sobre quais os tipos de gordura deve consumir e em que alimentos conseguirá encontrá-las.
Frutas e vegetais
Serão as principais fontes de fibras, vitaminas e minerais. Procure novos sabores de frutas. Tente novas misturas para salada de frutas e sucos. Damascos frescos são ainda mais gostosos quando misturados com morangos e manga. Banana e abacate parecem ter sido feitos um para o outro.
Líquidos
A recomendação é de consumir 2,5 litros de líquidos ao dia. Sugerimos que além da água, você faça uso de sucos, refrescos e chás sem cafeína.
Sem Comentários