As aventuras de Sophia na França

Sophia é uma menina de cinco anos. Ela nasceu no Brasil mas foi morar em outro país com sua mãe. Um país muito diferente, onde cai neve no inverno e as pessoas falam uma língua cheia de erres e fazem biquinho para dizer sim. Todos os dias Sophia vive novas aventuras e descobre um mundo e uma cultura diferente. Eu sou a mãe de Sophia e nessa coluna eu vou dividir um pouco delas com vocês:  As aventuras de Sophia na França.

 Sophia e as festinhas de aniversário

Ao chegar na escola, Sophia foi colocar seu casaco no “cabideiro” que fica no corredor, ao lado de sua sala. Uma foto marca o lugar específico no qual Sophia deve pendurar suas roupas. Mas neste dia, havia um envelopinho azul ali.

Era um convite para uma festa de aniversário:

“Venha comemorar meu aniversário.

Sábado, dia 13, das 15h às 17h, na minha casa.

Até lá,

Mathis”

Sophia ficou superempolgada. Era a primeira festinha de aniversário que ela iria desde que se mudou para França.

No aguardado dia, sua mãe achou ponderado chegar um pouquinho depois da hora marcada. Afinal, era uma festa, não uma reunião de negócios. E é sempre chato ser o primeiro a chegar nas festas… em qualquer idade.

Às 15h30, todas as crianças já estavam lá.

O apartamento onde Mathis vivia com os pais e mais dois irmãos era pequeno. Os convidados (cerca de 6 crianças da classe de Sophia) já estavam devidamente paramentados para a festa: com chapeuzinho e língua de sogra.

E começou a gritaria, os pulos, as risadas e um impressionante corre-corre… num lugar em que não parecia haver muito espaço para o corre-corre.

Ao contrários das megafestas nos bufês gigantes que os pais se esforçam para alugar no Brasil, as festinhas infantis tem um “q” de antigamente na França. São sempre feitas em casa, com tudo preparado pelos pais da aniversariante, incluindo decoração, guloseimas e brincadeiras pra distrair a criançada.

Mas falta uma coisa: brigadeiro.

Brigadeiro é doce brasileiro.

Na festinha de Mathis, nada de brigadeiro. Tinha pipoca, doce e salgada, sanduíchinhos de queijo, algodão-doce, bombons, balas e bolo. Tinha até pain au chocolat. Mas não tinha brigadeiro.

A mãe de Sophia chegou para buscá-la um pouquinho depois do combinado, afinal, Sophia deveria estar se divertindo com os amigos em sua avant-première nas festas francesas.

Mas às 17h30, já não tinha mais ninguém. Sophia aguardava sentadinha, no cantinho do sofá, enquanto Mathis e seus irmãos assistiam a TV.

A semana seguinte seria a última de aulas antes das férias de verão. E seria a vez de Sophia comemorar seu aniversário com os coleguinhas.

Mas a festa dela seria na hora do lanche, na escola mesmo. Sua mãe não tinha certeza de que sabia brincadeiras suficientes para distrair as crianças em uma festa em casa. Melhor deixar essa tarefa para as professoras.

E Sophia foi preparada: levou bolo, suco, lembrancinhas e… brigadeiro! Uma receita caseira, preparada com a ajuda da própria Sophia, uma petite chef com potencial.

No fim do dia, Sophia chegou animada em casa. A festa havia sido um sucesso.

– Esse foi o melhor aniversário da minha vida!, comemorou, sem ter muitos para comparar.

Finalmente eu tenho 6 anos, maman!

– Ainda não, querida,  respondeu a mãe, surpreendendo a pequena.

– Como assim?! Claro que tenho 6. Fiz aniversário hoje. E tinha 5!

– Seu aniversário é só daqui a 15 dias. A gente comemorou antes porque seus amigos da escola vão sair de férias, entendeu?

– Non, non. O aniversário é no dia da festa e ponto final! decretou.

E assim, Sophia ficou mais velha precocemente.

Adeus 5, olá 6!

 

Foto: da esquerda para direita embaixo: Cecilia, Maël, Carman e Tânia. No alto: Mathis e Virgile. No centro da foto com cara de poucos amigos: Sophia

Postagem anterior
Cabelos presos e estilosos
Alimentos funcionais na gestação
Próxima postagem
Alimentos funcionais na gestação - Parte IV

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

As aventuras de Sophia na França