Dias de chuva e brincadeiras ao ar livre são incompatíveis, e a saída de muitos pais é o parquinho dos shoppings. Cansada de enfrentar fila e disputar brinquedos, decidi colocar em prática várias dicas colecionadas no meu Pinterest.
Brincadeiras para os dias de chuva
Corrida de obstáculos
Colocar papéis no chão, onde a criança só pode pisar neles. Depois invertemos a brincadeira e o objetivo passa a ser desviar deles. Você também pode colocar objetos e/ou papéis coloridos.
Cidade com a despensa, criatividade a toda prova
Virou moda fazer brinquedos do sucata, como já falamos aqui. Na minha época de criança era natural brincar com caixas e latas. O exemplo clássico é o telefone feito de copos e barbante. Você pode usar caixas de vários tamanhos e criar uma cidade. A base deve ser de papelão. Com canetinha, faça as ruas e o jardim. Guarde caixas de remédios, de fósforo e também as de presente.
Chef de cozinha
Chuva é a desculpa perfeita para ir para a cozinha e fazer um lanche gostoso. Muitas mãos podem moldar biscoitos, amassar massa de pão e de pizza. Não se esqueça dos uniformes, crianças amam avental e chapéu de Chef, e também de deixar facas e outros objetos cortantes fora de alcance.
Crédito de imagem: woodleywonderworks
Jogo da memória
Vocês podem criar um jogo da memória bem simples. Recorte quadrados de tamanho 8×8 cm em pedaços de papel de gramatura um pouco mais pesada para ficar firme. Façam desenhos ou escrevam palavras. Se quiser fazer algo mais elaborado, pode utilizar carimbos, retalhos de tecidos e fotos dos membros da família, e nesse caso não precisa ser a mesma foto, vale 2 fotos do papai, 2 da mamãe etc. Depois é só começar a brincadeira.
Alguns sites fornecem pdf para imprimir, como esse aqui.
Show de talentos
Cantar, dançar, contar histórias e tudo o mais que seus filhos souberem fazer. Chamar os amigos torna a brincadeira ainda mais divertida. Não se esqueça de ter medalhas ou prêmios para todos os participantes.
Crédito de imagem: sean dreilinger
Teatrinho
Pode ser teatrinho de fantoches ou a interpretação do livro predileto dos pequenos, ou ainda aproveitar robôs, carrinhos e bonecas e criar uma inusitada e divertida história.
*Crédito de imagem em destaque: lindsayshaver
1 Comment