Quais as melhores raças de cães para crianças?

Por Caroline Serratto – adestradora da Cão Cidadão

 

Toda criança quer ter um cachorro. Mas, quando é chegado o momento de escolher o animal, muitas dúvidas surgem, já que trata-se de um pet que estará em contato direto com as pessoas da casa, e por muitos anos. Na hora da escolha, vale a pena ressaltar alguns pontos:

  • Crianças muito novas, entre 2 e 5 anos de idade, não possuem discernimento em relação ao animal. Também podem ser facilmente derrubados por cães maiores. O ideal, nesses casos, é escolher uma raça de pequeno a médio porte, e que seja tolerante com os pequenos, de temperamento dócil e brincalhão, como o beagle ou o shih-tzu.

 

 

  • Para crianças maiores, acima dos 8 anos, a convivência com os cães pode ser ainda melhor, pois eles podem aprender a cuidar do pet, aumentando sua responsabilidade em relação ao cachorro. Também podemos incluir, para esses casos, cãe de porte maior, como o golden retrivier, o labrador ou o boxer. São cães brincalhões, com bastante energia para gastar com as crianças, e muito companheiros.

É importante ressaltar que apenas a raça não determina necessariamente o temperamento do cachorro. Na hora de escolher seu filhote, conte com o auxílio de um profissional, que poderá fazer testes de temperamento e ajudar na escolha de um cão com comportamento mais estável e tranquilo.

Na hora de adquirir um animal, lembre-se de que existem muitos animais abandonados que podem ser adotados nos abrigos. Vale a pena visitar algumas ONGs e conhecer alguns cães, antes de pensar em comprar.

Não adote ou compre animais por impulso, ou apenas porque a criança pediu. Ter cães é uma responsabilidade muito grande, e caberá ao adulto da casa suprir as necessidades do cachorro, como alimento, abrigo, passeios e brincadeiras. Além disso, a educação e limites devem fazer parte da vida do seu cão, para uma convivência saudável com todos da casa.

Crédito de imagens: (na ordem em que aparecem)  Cia de FotoDebbie.L* Zephyr *

Postagem anterior
Histórias para se contar com o corpo
Próxima postagem
Nova York: dicas de restaurantes para ir com crianças

1 Comment

  1. nina
    18 de outubro de 2012 at 23:00 — Responder

    maneiro

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Quais as melhores raças de cães para crianças?