Alimentação – Como educar nossos filhos?

Trabalho em consultório e encontro muitas mães aflitas por não saberem como fazer seus filhos comerem melhor.  Posso dizer que é realmente difícil, principalmente nos dias de hoje onde a invasão dos produtos industrializados dominam nossos lares, restaurantes, lanchonetes e as cantinas escolares.

A vida moderna nos afastou de nossa família, gerou correria, agenda cheia de compromissos e a alimentação ficou para segundo plano. É tudo tão corrido que tem criança que come dentro do carro para poder chegar na escola ou no curso no horário. A condução escolar chega tão cedo para apanhar nossos filhos que e os horários de café da manhã e almoço ficam sobrepostos. Tudo isso compromete nossa alimentação.

Primeiro quero dizer que não podemos fazer nossos filhos comerem o que eles não nos vêem comendo. E quando digo isso, falo porque na maioria das vezes as crianças fazem suas refeições longe de seus pais. Seus pais são o exemplo e a referência, e na alimentação também não é diferente.

  • O café da manhã foi abolido; acordamos ainda cansados, algumas vezes correndo e acabamos saindo de casa sem essa primeira e tão importante refeição. No lanche da escola, ai meu Deus, dependendo da idade a realidade  é o encontro com a cantina, local onde geralmente os produtos oferecidos são recheados de gordura, sal e açúcar. Tudo vendido sem a menor preocupação com a saúde das nossas crianças.

 

  • No almoço, os pais estão no trabalho e algumas crianças almoçam aos olhos da babá ou até no próprio colégio (eu questiono o que é oferecido e como é oferecido).  E à noite? Será que pelo menos nesse horário os pais e filhos podem se encontrar para jantar e conversar sobre o dia? Muitas vezes não, os pais chegam tarde e os filhos, cansados do seu dia lotado de atividades, vão dormir.

Como mãe, posso dizer que várias coisas interferem no hábito alimentar e uma delas é a própria preferência a sabores que a criança possui. Tive uma gestação excelente, com alimentação digna de uma nutricionista. Os primeiros anos do meu filho foram perfeitos, eu estava no controle, mas aí veio a creche, as festas e as novas experimentações. Para minha surpresa, meu filho descobriu o sabor do doce, do açúcar mesmo e amou. Olha que nunca adocei nenhuma bebida, e sempre ofereci frutas de sobremesa. Conto isso para vocês, pois temos que estar de olho e educar respeitando cada criança e suas experiências. Eles vão crescer e serão livres para comer o que desejarem e por isso a formação dos hábitos é muito mais importante do que o controle.

Esta semana li uma reportagem sobre o cartão para compra de alimentos em cantinas escolares. Funciona assim, os pais carregam o cartão com um valor e também determinam o que está e o que não está liberado dentre os lanches oferecidos na cantina. Confesso que não gosto muito desta conduta, não estaremos no controle sempre, o nosso trabalho é para que nossos filhos tenham consciência do mal e não façam uso. Tal qual uma “droga”, não podemos garantir que eles não vão experimentar, mas podemos dar todas as informações sobre os perigos/malefícios, para que eles tenham consciência desse mal.

Temos que ensinar, educar e mostrar porque se alimentar bem é importante. Como nutricionista, minha orientação é que vocês pais determinem o que entra e o que não entra na despensa de casa. A despensa deve conter alimentos saudáveis e o não saudável fica para situações especiais, fora de casa e longe do dia a dia. A fruteira deve estar recheada, bem colorida, cheirosa e atraente.

No nosso dia a dia temos o local certo para trabalhar, assistir televisão, dormir, correr, nadar, então temos que criar o local certo e agradável para se alimentar. Os alimentos são os grandes responsáveis por nos darem energia, para abrir os olhos, pensar, andar, falar… Sem eles todas as nossas atividades ficam comprometidas.

Chegue mais cedo em casa para estar com seu filho, saber como foi seu dia e  jantar com sua família e aproveite para mostrar para ele o que você come e conversar sobre a importância de cada alimento. Coloque a mesa junto com ele, escolha o prato, a toalha bonita, a flor que irá colorir a mesa. Faça como se fosse uma história de princesa ou dos super heróis contra os alimentos maus.

Educar exige persistência e muita paciência, mas essa foi a escolha que fizemos ao gerar um filho. Não se sinta culpada por dizer não para seu filho, tenha medo sim de deixar tudo e depois se arrepender. As doenças estão batendo em nossas portas e cada vez mais e mais crianças ficam obesas e têm doenças de adultos. Lute pela saúde do seu filho, lute pela sua família.

 

Crédito de imagem: lukesaagi

Postagem anterior
Aprendendo a gerenciar o tempo
Próxima postagem
New Fantasyland pra quem quer virar criança

1 Comment

  1. Renata C.
    21 de outubro de 2013 at 22:17 — Responder

    Olá Andrea, tudo bem?
    Liguei hoje para o seu consultório e pedi que a Mônica visse contigo um horário especial para atendimento domiciliar (já que meu filho estuda em colégio integral e só chega em casa lá pelas 17h).
    Não obtive retorno e gostaria muito que encontrasse uma disponibilidade.
    Ficarei no aguardo!
    Obrigada e tudo de bom,
    Renata.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Alimentação – Como educar nossos filhos?